2018-1-08

NEGÓCIOS

Fabricantes esperam aumento das receitas via Canal em 2018

Segundo um relatório do Global Technology Distribution Council (GTDC), mais de 70% dos fabricantes esperam aumentar as receitas via Canal em dois dígitos durante este ano

Fabricantes esperam aumento das receitas via Canal em 2018

O GTDC, associação formada por alguns dos maiores distribuidores de IT do mundo e dedicada a promover o papel do Canal e da distribuição no IT, revelou as conclusões do estudo “Tech Distribution Outlook”, que entrevistou mais de 50 vendors e dezenas de executivos de Canal e da distribuição, para aferir como será o próximo ano para a distribuição de IT. O estudo indica que os fabricantes esperam que a vertente indireta do seu negócio aumente, o que significa que a distribuição e os resellers estão a ganhar mais valor, para a indústria. A esmagadora maioria dos fabricantes (mais de 70%) esperam, em 2018, que as suas receitas via Canal aumentem em dois dígitos, e estão a apostar mais nos distribuidores para recrutar novos tipos de Parceiros.

O ano passado, apenas 50% das empresas esperavam um aumento das vendas via Canal nesta ordem. O aumento, diz o GTDC, resulta da adoção acelerada do digital, que está a tornar os negócios mais produtivos e eficientes.

Tim Curran, CEO do GTDC, explica, no prefácio do estudo, que “uma das grandes vantagens da distribuição de IT é o facto de nunca se tornar estática”, porque os distribuidores “investem continuamente em novos serviços, soluções, tecnologias e programas”. Seja para comercializar serviços cloud ou PCs, os fabricantes, acrescenta “simplesmente não têm o alcance, a escala ou as capacidades necessárias para chegar de forma efetiva às pequenas e médias empresas sozinhos. Para tal, a distribuição já demonstrou ser o caminho mais eficiente”.  

O CEO escreve ainda que muitas empresas têm considerado mover-se para uma abordagem “platform-based”, recorrendo a novas capacidades de integração. “Seja segurança, cloud, hiperconvergência ou outra tecnologia baseada em plataforma, os vendors querem que os seus produtos e serviços sejam mais fáceis de utilizar e de integrar com outros produtos, de modo a entregar soluções seamless aos utilizadores finais”. O relatório indica que o ano de 2018 deverá ser saudável para a distribuição, mas que existe espaço para melhorar, até porque os vendors vão contar mais com os distribuidores para garantir que os seus produtos estão integrados e aglomerados em soluções de plataforma.

O relatório indica que as tecnologias digitais continuarão a transformar a forma como os negócios são conduzidos e o IT é comercializado, com ênfase crescente em soluções multi-vendor que enderecem desafios específicos de cada indústria.

O relatório indica ainda que a cloud se tornou no “tecido” que liga o IT, proporcionando maior integração entre soluções que historicamente eram separadas, graças aos avanços em soluções de cloud pública, privada e híbrida. Um dos pontos elementares diz respeito às exigências do utilizador final — pretende aceder a informação a qualquer momento e em qualquer lugar, o que está a alimentar o crescimento em cloud, networking, segurança e IoT.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.