André Ribeiro, Data Center Sales Engineer da Schneider Electric em 2023-3-17

NEGÓCIOS

Advertorial

Existe uma lacuna nas ações de sustentabilidade na infraestrutura Edge Computing

Atualmente, organizações de todos os tipos e dimensões enfrentam um dilema de sustentabilidade: ao mesmo tempo que tentam reduzir a sua pegada de carbono, estão a adotar tecnologia de Edge Computing em ambientes distribuídos ou de proximidade, o que inevitavelmente aumenta o consumo de energia

Existe uma lacuna nas ações de sustentabilidade na infraestrutura Edge Computing

As organizações estão a implementar, de forma acelerada, equipamentos e soluções em salas de servidores e Micro Data Centers para armazenar, analisar e transmitir dados ao núcleo – e isto aumenta a utilização de energia. Um relatório da 451 Research encomendado pela Schneider Electric estimou que os ambientes de Edge utilizaram 140 terawatts-hora em 2021. Para além disso, as nossas projeções estimam que o consumo de energia dos Data Centers subirá para 2.700 terawatts- -hora até 2040, 60% do qual em localizações distribuídas ou de proximidade; e quem mais irá contribuir para este aumento é a IoT e as aplicações 5G.

Praticamente todas as empresas inquiridas concordam que a sua infraestrutura de TI precisa de se tornar mais sustentável, e é por isso que têm ou planeiam ter programas de sustentabilidade dentro de um ano, tanto para os Data Centers centrais como para localizações Edge.

A lacuna nas ações de sustentabilidade

 

André Ribeiro, Data Center Sales Engineer da Schneider Electric

Apesar das boas intenções, o estudo encontrou uma lacuna entre a realidade e a perceção na implementação de medidas de sustentabilidade. Quase metade dos inquiridos acredita que os seus programas de sustentabilidade são mais avançados do que realmente são; e mais de metade está apenas a dar-lhes início ou tem iniciativas limitadas em curso.

A questão mais significativa para as empresas é otimizar a utilização de energia; e outro desafio essencial é recolher dados e métricas consistentes. Como não podemos mudar o que não podemos medir, o relatório destaca que o software é fundamental para recolher e analisar dados que possam dar suporte a métricas. As empresas podem necessitar de soluções de Gestão de Infraestruturas de Data Center (DCIM) e software de gestão ESG (ambiental, social e de governance) ou ESM (gestão de sustentabilidade ambiental) para o conseguir.

Outra questão importante é a falta de recursos qualificados com conhecimentos para abordar os objetivos de sustentabilidade. Isto tem especial relevo em empresas mais pequenas, com menos colaboradores e sem os recursos necessários para cumprir integralmente os programas de sustentabilidade.

As principais conclusões do relatório

A questão que se coloca é: o que está a impulsionar os esforços de sustentabilidade entre os decisores de TI? O valor empresarial, mencionado por 40% dos entrevistados, é relevante – pois geralmente os esforços de sustentabilidade traduzem-se em poupanças de custos e mais eficiência. A segunda razão é uma “preocupação geral com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, seguida de “resiliência operacional a longo prazo”.

De forma geral, as organizações maiores estão mais avançadas nos programas de sustenta bilidade, para além de estarem a consolidar mais ações neles, particularmente em relação à utilização de energia, resíduos e carbono incorporado.

Os equipamentos de TI estão entre os fatores que mais impactam a sustentabilidade em localizações Edge, seguidos da infraestrutura física e das fontes de energia. Assim, os esforços de sustentabilidade devem incluir selecionar soluções de infraestrutura de TI que ajudem a reduzir a utilização de energia e as emissões.

Quando questionados sobre como selecionam equipamentos/soluções para as localizações distribuídas ou de proximidade, os entrevistados dizem priorizar fiabilidade, eficiência energética e segurança. Também consideram importante que os fornecedores ofereçam soluções que melhorem a eficiência operacional, dados ambientais dos produtos e ferramentas para monitorizar e gerir o seu consumo de energia.

O relatório destaca ainda que os fornecedores de serviços podem ajudar empresas de todas as dimensões nas suas jornadas de sustentabilidade através da oferta das ferramentas e soluções adequadas. Muitas precisam de ajuda para colmatar a lacuna, principalmente as mais pequenas, que não têm com uma equipa especializada em sustentabilidade e carecem de ferramentas e soluções. 

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e Schneider Electric

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Broadcom vende antiga divisão da VMware
NEGÓCIOS

Broadcom vende antiga divisão da VMware

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.