2020-6-05

NEGÓCIOS

Escola Digital pode ser uma nova oportunidade para o Canal

Governo anunciou um novo plano de investimento, no valor de 400 milhões de euros, para capacitar digitalmente as escolas nacionais e desmaterializar os conteúdos educacionais

Escola Digital pode ser uma nova oportunidade para o Canal

O Primeiro-Ministro António Costa anunciou um investimento de 400 milhões de euros numa nova iniciativa que visa o melhoramento da rede e do hardware das escolas, capacitar digitalmente os professores e desmaterializar os conteúdos.

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) foi aprovado na quinta-feira, dia 4 de junho, em Conselho de Ministros e tem como objetivo a “universalização do acesso e utilização de recursos didáticos e educativos digitais por todos os alunos e docentes”.

A primeira fase do PEES prevê a aquisição de computadores, conectividade e licenças de software para as escolas públicas e vai dar prioridade “aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da ação social escolar”. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, revelou à Rádio Renascença que há vários ministérios envolvidos no plano de digitalização das escolas. O objetivo é preparar o ensino para o futuro e para uma eventual segunda vaga da COVID-19.

Os alunos não regressaram às escolas depois das férias da Páscoa devido ao Estado de Emergência decretado pelo Governo. Foi promovida a transmissão de conteúdos didáticos através da RTP Memória, sendo de acesso livre para todos as casas com uma televisão.

No entanto, os problemas no acesso à Internet em várias regiões no país, assim como a impossibilidade financeira de contratar o serviço ou adquirir um computador deixaram muitos alunos sem um ensino acompanhado e de qualidade.

No momento em que esta notícia foi originalmente publicada, não há muito mais informações partilhadas pelo Governo, mas é possível assumir que muitas destas vendas vão passar pelo Canal nacional, à semelhança do que aconteceu com o programa “E-Escolas”, anunciado em 2008.

É expectável que se existam mais informações depois da próxima reunião de Conselho de Ministros, marcada para 9 de junho.

Recomendado pelos leitores

Oramix regista crescimento na área de serviços
NEGÓCIOS

Oramix regista crescimento na área de serviços

LER MAIS

Samsung Portugal reforça equipa
NEGÓCIOS

Samsung Portugal reforça equipa

LER MAIS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet
NEGÓCIOS

CPCEcho assina acordo de Parceria com a Cynet

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.