2024-6-05

BIZ

Equinix anuncia novo data center em Lisboa

A Equinix anunciou a construção de um segundo data center em Lisboa, num investimento inicial de 53 milhões de euros

Equinix anuncia novo data center em Lisboa

A Equinix anunciou a construção do seu segundo data center IBX em Lisboa. O novo centro de dados, designado LS2 International Business Exchange (IBX), estará localizado ao lado do existente LS1, formando um campus dinâmico e um denso ecossistema digital, anuncia a empresa em comunicado.

Esta expansão contribuirá para reforçar a capacidade digital de Portugal, permitindo que as empresas locais cresçam e prosperem, atraindo ao mesmo tempo empresas internacionais, alavancando a Platform Equinix neste hub estrategicamente bem localizado no que concerne a redes de comunicação e negócios internacionais.

A crescente importância de Lisboa como um hub de cabos submarinos torna a capital portuguesa num local ideal para o novo data center da Equinix. O novo LS2 – representando um investimento inicial planeado de cerca de 50 milhões de euros – servirá como um gateway vital para a ligação da Europa a África, além de constituir um ponto de conexão fundamental para as comunicações de dados com as Américas. Além disso, a plataforma global da Equinix, composta por 260 data centers em todo o mundo, incluindo cidades-chave do Atlântico e Mediterrâneo, como Lisboa, Madrid, Barcelona, Bordéus, Génova e Milão, permitirá reforçar, ainda mais, a conectividade digital no Sul da Europa.

De acordo com Carlos Paulino, Managing Diretor da Equinix em Portugal, em comunicado, “o aumento da procura a que estamos a assistir, por parte de empresas em Lisboa e um pouco por todo o Atlântico e Mediterrâneo, torna este investimento oportuno e significativo. Lisboa tem potencial para se tornar um centro estratégico denso e valioso, e temos o prazer de contribuir para o seu crescimento e de nos posicionarmos como a pedra angular da Europa”.

O novo centro de dados Equinix LS2 em Lisboa, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2025, criará cerca de 30 novos postos de trabalho diretos e indiretos altamente qualificados e acomodará 2.050 metros quadrados de espaço de colocation, disponibilizando área técnica escalável e fontes de alimentação totalmente redundantes, que oferecem uma resiliência operacional líder no setor e uma segurança de classe mundial. Em conjunto, os dois data centers da Equinix em Lisboa (LS1 e LS2) vão fornecer mais de duas mil interconexões, bem como serviços de conectividade de rede para mais de cem clientes empresariais, mais de 45 redes e quatro Internet Exchanges.

As instalações da Equinix em Lisboa possibilitam, aos clientes, a oportunidade de fazer parte de um ecossistema digital altamente conectado, incluindo uma oferta densa de redes globais de topo, fornecedores de serviços de cloud, empresas de conteúdos digitais, plataformas de redes sociais e conectividade direta a todas as estações de atracagem de cabos submarinos em Portugal. As organizações podem tirar partido dos serviços digitais da Equinix – como o Equinix Fabric – para construírem uma infraestrutura digital segura e rapidamente escalável.

A Equinix continua comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. O data center LS2 terá uma cobertura de 100% de energia renovável e contará com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Tendo sido a primeira empresa do setor de data centers a comprometer-se com a neutralidade climática a nível global até 2030, a Equinix continua empenhada em reduzir as emissões e em fornecer energia limpa e renovável para a sua plataforma global.

Judith Gardiner, Vice-President for Growth and Emerging Markets, da Equinix, enfatizou, igualmente em comunicado, a importância de abordar a procura digital de forma sustentável: “a Equinix está comprometida em apoiar o crescimento sustentável da Internet, para servir as economias em todo o mundo. Lisboa tem um imenso potencial para se tornar um valioso centro estratégico para empresas internacionais que expandem as suas operações na Europa, Américas e África. O nosso mais recente IBX de Lisboa solidifica a posição da Equinix como fornecedor líder de conectividade para o Sul da Europa, servindo de forma perfeita as necessidades mundiais de infraestrutura digital”.

Desde o início das telecomunicações internacionais, Portugal tem sido um local importante no mapa da rede global. O país foi o primeiro a possuir conectividade direta de fibra a todos os continentes e, atualmente, há 11 cabos submarinos a atracar na zona de Lisboa, com conectividade a 91 estações terrestres e 62 países. 

O novo centro de dados Equinix LS2, em Lisboa, irá reforçar ainda mais o papel de Portugal como um dos principais centros de cabos submarinos do mundo. Todos os cabos submarinos que chegam à zona de Lisboa possuem terminações nos data centers da Equinix na capital portuguesa, incluindo o EllaLink; entre Portugal e Brasil (com 100 Tbps); o Equiano, entre Portugal e África do Sul (propriedade da Google, com 144 Tbps); o 2Africa, que circunda o continente africano (propriedade da China Mobile, Meta, Orange, Vodafone, etc., com 240 Tbps); o Sistema Medusa, atravessando o Mediterrâneo (propriedade de um consórcio europeu, com 480 Tbps); ou o Nuvem, entre Portugal e os EUA (propriedade da Google, com 360 Tbps).

ARTIGOS RELACIONADOS

Equinix anuncia mudança da liderança a partir do final do segundo trimestre
BIZ

Equinix anuncia mudança da liderança a partir do final do segundo trimestre

LER MAIS

Equinix lança Fabric Cloud Router para facilitar interligação entre várias clouds
CLOUD

Equinix lança Fabric Cloud Router para facilitar interligação entre várias clouds

LER MAIS

Equinix anuncia Parceria com a Google Cloud
BIZ

Equinix anuncia Parceria com a Google Cloud

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Palo Alto Networks anuncia novo country manager para Portugal
BIZ

Palo Alto Networks anuncia novo country manager para Portugal

LER MAIS

Inovflow cresce mais de 16% em 2023
BIZ

Inovflow cresce mais de 16% em 2023

LER MAIS

Grupo Evolutio apresenta novo CEO para mercado português
BIZ

Grupo Evolutio apresenta novo CEO para mercado português

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

IT CHANNEL Nº 108 JUNHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.