2022-11-16

NEGÓCIOS

Empresas europeias de IT antecipam aumento de receitas nos serviços geridos

De acordo com um estudo da TD Synnex e da Canalys, antecipar e responder às expectativas dos utilizadores finais, gerir eficazmente as operações empresariais do ecossistema e o seu envolvimento, enriquecimento e capacitação são os principais fatores que os negócios dos Parceiros europeus enfrentam

Empresas europeias de IT antecipam aumento de receitas nos serviços geridos

Os negócios adotaram por completo a tendência dos serviços geridos, com aproximadamente três quartos dos inquiridos a antecipar o aumento das receitas desta área. Os dados são do primeiro Ecosystem Benchmark Report da TD Synnex, realizado em colaboração com a Canalys

Enquanto agregadora de soluções e distribuidora global de IT, a TD Synnex tem uma vantagem única no centro de um ecossistema tecnológico em evolução.  O Technology Ecosystem Benchmark Report da TD Synnex indica como o Canal de IT está a antecipar e a responder às inovações que estão a transformar a forma como interagimos e consumimos”, afirmou Patrick Zammit, presidente da TD Synnex da área de negócios da Europa e Ásia-Pacífico. 

Menos de um quinto dos líderes de negócios do ecossistema tecnológico europeu dizem que vão oferecer soluções de realidade aumentada e virtual até 2024. Assim, “ao aproveitar o potencial das tendências emergentes, o Canal estará bem posicionado para ajudar a acelerar a adoção de novas tecnologias que irão fazer progressos exponenciais em termos de eficiência, conectividade e segurança”, completa.

Desenvolvido com base nos testemunhos de Parceiros de ecossistema tecnológico de média dimensão, definidos como empresas de tecnologia com mil licenças ou menos, os inquiridos na Europa concordam que antecipar e responder às expectativas tecnológicas dos utilizadores finais, gerir eficazmente as operações empresariais do ecossistema tecnológico e o envolvimento, enriquecimento e capacitação do ecossistema tecnológico são os fatores fundamentais que os negócios enfrentam.

Apesar destes desafios, 82% dos Parceiros europeus esperam reportar crescimento este ano fiscal: 43% afirmam que a segurança, os servidores e o armazenamento são os principais impulsionadores de receitas e 40% afirmam que estas tecnologias são as mais rentáveis. A segurança surgiu como a tecnologia mais rentável para os Parceiros europeus.

Os Parceiros de Canal estão a desenvolver ativamente os seus negócios de serviços”, afirmou Rachel Brindley, Senior Director, Channels da Canalys. “Vemos que os Parceiros pretendem investir em todo o ecossistema tecnológico”.

O estudo indica que os serviços são a nova tendência e verifica que cada categoria de serviços está projetada para crescer. 74% dos Parceiros antecipam um aumento das receitas nos serviços geridos, 65% em serviços profissionais, 50% em XaaS com base no consumo, 44% em serviços em pacote e 38% em serviços de ciclo de vida do produto.

A maioria dos Parceiros europeus (63%) prevê que a revenda de hardware será fundamental na sua combinação de negócios, com 25% a indicarem que a categoria vai aumentar e 38% a indicarem que não haverá alteração. De facto, os inquiridos dizem que vender a sua própria IP, que representa atualmente 4% do seu negócio, será uma parte maior da sua combinação de negócios, com mais de um terço a preverem que esse número cresça nos próximos 24 meses.

Adicionalmente, 43% dos Parceiros europeus preveem oferecer relatórios de sustentabilidade nos próximos dois anos. “Estamos verdadeiramente entusiasmados ao testemunhar que líderes europeus de tecnologia estão a colocar capacidades ESG na sua visão geral da empresa”, afirmou Patrick Zammit. Mais, “é também uma prioridade importante para a TD Synnex. Temos orgulho em ter assinado a iniciativa de metas baseadas na ciência (Science Based Targets Initiative), comprometida em registar zero emissões líquidas de carbono, e criado uma estratégia global de DEI”.

Os Parceiros europeus de IT assinalam que a colaboração é uma estratégia de crescimento de alta prioridade. 79% dos inquiridos classificaram os Parceiros do ecossistema como importantes ou muito importantes para o crescimento futuro.

Proporcionar valor aos clientes finais significa a evolução dos recursos comerciais que se escalam para as formas mais eficientes e eficazes de adquirir, configurar, aprovisionar, proteger, gerir essas tecnologias, bem como prestar serviços às mesmas”, declarou Andy Gass, Chief Digital Officer da TD Synnex. 

Num ambiente de mudança tecnológica rápida e contínua, as empresas europeias de TI têm de colocar as soluções no mercado mais rapidamente. A colaboração entre ecossistemas acelera esse período de colocação no mercado, reduz os custos e minimiza as lacunas nas competências tecnológicas”, conclui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Escassez de talento influencia investimento das empresas em tecnologia
NEGÓCIOS

Escassez de talento influencia investimento das empresas em tecnologia

LER MAIS

Apesar dos constrangimentos, empresas já não podem adiar investimentos em tecnologia
SERVIÇOS

Apesar dos constrangimentos, empresas já não podem adiar investimentos em tecnologia

LER MAIS

Serviços geridos estão a tornar-se no modelo de vendas dominante no Canal
SERVIÇOS

Serviços geridos estão a tornar-se no modelo de vendas dominante no Canal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Suprides é agora associada da ASEMINFOR
NEGÓCIOS

Suprides é agora associada da ASEMINFOR

LER MAIS

IBM lança Programa IBM Partner Plus
NEGÓCIOS

IBM lança Programa IBM Partner Plus

LER MAIS

PCDiga posiciona-se no mercado com hardware e computing para todos os gostos
NEGÓCIOS

PCDiga posiciona-se no mercado com hardware e computing para todos os gostos

LER MAIS

Programas de Canal 2023

Programas de Canal 2023

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.