2021-7-08
O crescimento do e-commerce, potenciado pela pandemia, foi mais notório no mercado emergente da Índia
Relativamente ao ano anterior, as vendas online aumentaram quase 6% a nível mundial em 2020 e em termos de dimensão do mercado, aumentou mais de 10%. É de notar que o e-commerce disparou com os consecutivos confinamentos, entre todas as faixas etárias e a mudança de hábitos dos consumidores poderá ter vindo para ficar. Segundo o novo relatório Global Online Smartphone Market Growth and Trends, publicado pela Counterpoint Research, cerca de 26% dos telemóveis vendidos no mundo inteiro em 2020 foram adquiridos online – um em quatro dispositivos. A Índia representa a maior fatia de compras online atingindo os 45%, seguida do Reino Unido, com 39% e a China, com 34%. Embora se preveja que a tendência se mantenha a longo prazo, devido à procura dos mercados emergentes e ao aumento de utilizadores online de meia-idade, as vendas online deverão abrandar durante algum tempo. As previsões indicam que este ano será semelhante ao ano anterior ou ligeiramente menor. O analista sénior Sujeong Lim acredita que "após um rápido crescimento em 2020, esperamos que 2021 veja algum relaxamento, após a vacinação contra o COVID-19. No entanto, prevê-se que cresça ligeiramente todos os anos a partir de 2022, apoiado pelo crescimento dos mercados emergentes e da população de meia-idade cada vez mais habituada a dispositivos de IT e à Internet". A tendência fez-se sentir não nas maiores economias, EUA e Europa, como também nos mercados emergentes da Índia e da América Latina. Devido à Covid-19, a China atingiu o seu pico de vendas online no primeiro trimestre de 2020 e abrandou no segundo semestre, período no qual os EUA e a Índia registaram o maior crescimento. |