2016-6-06
A PHC conduziu um estudo que revela as especificidades e necessidades tecnológicas do setor do retalho, apontando para uma forte tendência para o comércio eletrónico
As conclusões deste estudo, intitulado "A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?", mostram que 18% dos retalhistas já têm loja online, sendo que 24% dos empresários ainda se encontra a ponderar investir no comércio online no próximo ano. "A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área. Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram", afirma Cláudia Raposo, COO da PHC Software. Atualmente, 83% dos players do mercado já utilizam softwares de gestão integrados com o ponto de venda, não só para fazer face às normas legais mas também para responder à necessidade de automatização dos processos e de uma gestão eficaz de stocks, vantagens mencionadas pelos respondentes na aquisição e escolha de um software. A sincronização de dados entre lojas e sede é já feita em tempo real por 62% dos inquiridos, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock. Embora as previsões da Gartner apontem que em 2018 metade dos consumidores deverão realizar pagamentos através de smartphone em mercados maduros, a opinião dos retalhistas é contrária, com apenas 13% a admitirem vir a dar resposta a esta necessidade durante os próximos dois anos. |