Marta Quaresma Ferreira em 2024-3-14

NEGÓCIOS

Case Study

Chatbot alimentado por IA generativa melhora operação e apoio ao cliente dos CTT

A Singularity part of Devoteam foi responsável pela implementação da Helena, o chatbot que permite oferecer aos clientes dos CTT uma experiência mais personalizada e eficiente

Chatbot alimentado por IA generativa melhora operação e apoio ao cliente dos CTT

O aparecimento do ChatGPT foi uma oportunidade para os CTT melhorarem os serviços de suporte ao cliente, nomeadamente a eficiência e a qualidade das interações, reduzindo o excesso de chamadas do centro de atendimento, com o desvio das consultas rotineiras para plataformas digitais mais avançadas.

Responder aos desafios

O objetivo passava por “lançar um chatbot que fosse capaz de comunicar com os clientes em linguagem natural, mas que também fosse transacional para, por exemplo, rastrear pacotes/encomendas”, começa por explicar Cláudia Serra, Diretora de Apoio e Voz do Cliente dos CTT.

A Singularity part of Devoteam aceitou o desafio de implementar uma solução capaz de dar resposta às necessidades do negócio dos CTT.

Foi na IA generativa que a empresa encontrou uma resposta adequada para “transformar o suporte ao cliente numa plataforma mais dinâmica e de autoatendimento, melhorando assim a experiência do cliente e a eficiência operacional”, explica Pedro Martins, CEO, Singularity part of Devoteam.

O chatbot que transformou o negócio

Concebida para simular interações semelhantes às dos humanos, a Helena, um chatbot alimentado por IA generativa, utiliza a IA avançada para desenvolver o atendimento numa linguagem natural, permitindo que os clientes executem tarefas de self-service sem constrangimentos.

“O [chatbot] Helena foi concebido para sintetizar dados de várias fontes através de APIs, oferecendo respostas personalizadas e conversacionais. Esta integração permite um sistema de resposta robusto baseado no website e nos dados internos dos CTT, garantindo precisão e um toque personalizado em cada interação”, refere Pedro Martins, sem esquecer “a natureza amigável e informativa do serviço humano de atendimento ao cliente”.

A Singularity part of Devoteam recorreu à solução baseada na cloud suportada pela Microsoft Azure OpenAI que garante a fiabilidade do modelo generativo do OpenAI e a segurança necessária e adequada às exigências dos clientes.

Resultados à vista

O chatbot Helena foi já responsável por resolver um conjunto de constrangimentos na operação dos CTT, nomeadamente a morosidade na atualização/manutenção/expansão do anterior sistema de apoio ao cliente, a pressão sobre o call center e o atendimento a um maior número de clientes.

O chatbot anteriormente implementado seguia uma abordagem baseada em árvore, com menos flexibilidade para imprevistos; os clientes experienciavam alguns constrangimentos ao nível do suporte e as respostas eram, muitas vezes, pré-definidas e limitadas. Estas limitações foram corrigidas com a Helena, uma mudança que “representou um passo significativo na evolução do nosso suporte ao cliente, permitindo-nos oferecer uma experiência mais personalizada, eficiente e satisfatória aos nossos clientes”, enaltece Cláudia Serra.

Os primeiros resultados apontam para a deflação significativa do número de chamadas e para um aumento de cerca de 40 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que reflete uma maior satisfação dos clientes, permitindo melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos. O apoio ao cliente é hoje mais inclusivo e acessível, uma vez que a Helena foi concebida para suportar várias línguas.

“Estamos a equacionar adaptar esta solução a outras áreas dos CTT porque acreditamos que a mesma infraestrutura e tecnologia podem ser facilmente adaptadas e implementadas em áreas de suporte informático ou de apoio ao colaborador. Esta abordagem modular e escalável permite-nos maximizar o retorno sobre o investimento em tecnologia e melhorar a eficiência em toda a organização”, conclui Cláudia Serra. Para Pedro Martins, os próximos passos incluem “evoluir e expandir as capacidades da Helena para além das consultas básicas, de modo a oferecer interações mais preditivas e personalizadas aos clientes”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior
NEGÓCIOS

Askblue mantém valores de faturação face ao ano anterior

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.