2019-1-31

NEGÓCIOS

Apple na liderança na venda de smartphones no Q4 de 2018

No quarto trimestre de 2018 o mercado de smartphones decresceu pela quinta vez consecutiva, na ordem dos 6%, chegando aos 362 milhões de dólares. A Apple voltou a liderar o mercado, em número de vendas, destronando assim a Samsung

Durante o ano passado, o mercado de smartphones totalizou os 1,4 mil milhões de dólares, tendo caído 5% face aos 1,5 mil milhões consolidados em 2017. 

"Não é uma novidade para os fabricantes de smartphones que o mercado já atingiu o seu auge", refere Ben Stanton, senior analyst na Canalys. "As pessoas estão claramente a manter os seus telemóveis por mais tempo, à medida que a inovação de produto desacelera. No entanto, a rapidez e a agressividade da queda das vendas apanhou de surpresa alguns fabricantes, investidores e outras empresas na cadeia de valor"

As vendas da Apple caíram 7% no último trimestre do ano. No entanto, não foi este decréscimo que impediu o fabricante de voltar a ocupar a primeira posição do mercado, após ter sido ultrapassado pela Samsung a meados de 2018. O iPhone XR, com mais de 22 milhões de unidades vendidas, foi o modelo mais vendido da marca. Seguiram-se os modelos XS Max e XS, que juntos alcançaram as 14 e 9 milhões de unidades vendidas, respetivamente. 

Apesar de ter conseguido chegar à liderança no último trimestre, a Apple fechou 2018 em segundo lugar, e tem grandes desafios pela frente em 2019, já que os seus principais mercados, particularmente a China, continuam em queda. 

Depois de ter consigo ultrapassar a Apple, a Samsung voltou ao segundo lugar do ranking no quarto trimestre de 2018. O fabricante assistiu a uma queda de 5% das duas vendas, que chegaram às 70.3 milhões de unidades. 

A Huawei foi o vendor que mais cresceu. Assistiu a uma subida de 47% no Q4, com 60.5 milhões de unidades vendidas. Apesar de quase ter duplicado o crescimento no último trimestre do ano passado, a Huawei posicionou-se no terceiro lugar do mercado. 

Recomendado pelos leitores

Sofia Tenreiro de saída da Cisco Portugal
NEGÓCIOS

Sofia Tenreiro de saída da Cisco Portugal

LER MAIS

Rui Barros lidera Accenture Technology em Portugal
NEGÓCIOS

Rui Barros lidera Accenture Technology em Portugal

LER MAIS

Investimento em IT vai alcançar os 3,8 biliões em 2019
NEGÓCIOS

Investimento em IT vai alcançar os 3,8 biliões em 2019

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 54 Fevereiro 2019

IT CHANNEL Nº 54 Fevereiro 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.