2019-1-31

NEGÓCIOS

Apple na liderança na venda de smartphones no Q4 de 2018

No quarto trimestre de 2018 o mercado de smartphones decresceu pela quinta vez consecutiva, na ordem dos 6%, chegando aos 362 milhões de dólares. A Apple voltou a liderar o mercado, em número de vendas, destronando assim a Samsung

Durante o ano passado, o mercado de smartphones totalizou os 1,4 mil milhões de dólares, tendo caído 5% face aos 1,5 mil milhões consolidados em 2017. 

"Não é uma novidade para os fabricantes de smartphones que o mercado já atingiu o seu auge", refere Ben Stanton, senior analyst na Canalys. "As pessoas estão claramente a manter os seus telemóveis por mais tempo, à medida que a inovação de produto desacelera. No entanto, a rapidez e a agressividade da queda das vendas apanhou de surpresa alguns fabricantes, investidores e outras empresas na cadeia de valor"

As vendas da Apple caíram 7% no último trimestre do ano. No entanto, não foi este decréscimo que impediu o fabricante de voltar a ocupar a primeira posição do mercado, após ter sido ultrapassado pela Samsung a meados de 2018. O iPhone XR, com mais de 22 milhões de unidades vendidas, foi o modelo mais vendido da marca. Seguiram-se os modelos XS Max e XS, que juntos alcançaram as 14 e 9 milhões de unidades vendidas, respetivamente. 

Apesar de ter conseguido chegar à liderança no último trimestre, a Apple fechou 2018 em segundo lugar, e tem grandes desafios pela frente em 2019, já que os seus principais mercados, particularmente a China, continuam em queda. 

Depois de ter consigo ultrapassar a Apple, a Samsung voltou ao segundo lugar do ranking no quarto trimestre de 2018. O fabricante assistiu a uma queda de 5% das duas vendas, que chegaram às 70.3 milhões de unidades. 

A Huawei foi o vendor que mais cresceu. Assistiu a uma subida de 47% no Q4, com 60.5 milhões de unidades vendidas. Apesar de quase ter duplicado o crescimento no último trimestre do ano passado, a Huawei posicionou-se no terceiro lugar do mercado. 

Recomendado pelos leitores

Microsoft distingue Parceiros nacionais
NEGÓCIOS

Microsoft distingue Parceiros nacionais

LER MAIS

Dell, VMware, HPE e Nutanix à frente na hiperconvergência
NEGÓCIOS

Dell, VMware, HPE e Nutanix à frente na hiperconvergência

LER MAIS

KCS IT estabelece Parceria com a Salesforce
NEGÓCIOS

KCS IT estabelece Parceria com a Salesforce

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

IT CHANNEL Nº 59 JULHO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.