Camila Vidal em 2019-9-27

NEGÓCIOS

Análise

APC by Schneider Electric quer crescer 25% através dos Parceiros

Ana Carolina Cardoso é a nova Channel Director Iberia da APC by Schneider Electric. Em entrevista ao IT Channel, a responsável explica os objetivos à frente do Canal português e espanhol

APC by Schneider Electric quer crescer 25% através dos Parceiros

A digitalização como desafio e oportunidade

Aquando da sua nomeação, Ana Carolina Cardoso falou na disrupção tecnológica como um dos desafios a ultrapassar no novo cargo na Schneider Electric. “Os nossos clientes, indústrias, retalhistas, universidades, hospitais, entre outros, estão a passar por um processo de transformação digital muito grande” e por isso veem os seus negócios a sofrerem metamorfoses. A missão da APC é, então, segundo Ana Carolina Cardoso, “garantir, em conjunto com os nossos Parceiros, que os clientes que estão a investir em ferramentas digitais tenham os melhores projetos, produtos e serviços capazes de dar resposta a este desafio”. Além disto, existe uma aposta na formação sobre o ambiente e ferramentas digitais, assegura a responsável.

“Estamos a investir em campanhas específicas para promover o negócio, não só através dos nossos Parceiros, formações técnicas e comerciais, ferramentas digitais (como configuradores para ambientes de soluções Edge), eventos de reconhecimento de Parceiros”, como também através de descontos em soluções de Edge para Parceiros certificados e “em ferramentas de monitorização remota que permitem aos nossos Parceiros oferecer esses serviços digitais”.

Quanto aos objetivos quantitativos com vista ao fortalecimento do Canal, o crescimento quer fixar-se nos 25% em venda de produtos e serviços através de Parceiros. Parceiros certificados em soluções Edge também querem ser aumentados “em 80%”. As categorias Premier e Elite de Parceiros estão em fase de recrutamento.

Ana Carolina Cardoso considera que “Portugal ainda é embrionário no mercado digital”, mas que, em comparação com o retrato europeu, “segue a mesma tendência inevitável de investimento em ferramentas digitais como um todo”.

“A digitalização permite uma implementação descentralizada da infraestrutura. Antes acreditávamos que todo o processamento de dados deveria ficar na nuvem”, mas o que é necessário “é que o processamento seja feito localmente, perto da origem dos dados, e não totalmente na nuvem”, acredita Ana Carolina Cardoso. Assim, “é necessário que a gestão e monitorização façam parte da solução, porque em muitos casos não há supervisão no local, e a monitorização pelo cliente ou pelo próprio Parceiro é essencial”.

O Canal em números

O negócio da APC by Schneider em Portugal tem evoluído favoravelmente, segundo a responsável da empresa, que aponta que os resultados se devem aos Parceiros: “estamos a trabalhar com eles em importantes projetos de digitalização, incluindo para África, e eles continuam a investir bastante no desenvolvimento das suas equipas para este novo ambiente”. A APC conta com mais de 200 Parceiros certificados em Portugal, 30 desses “num nível muito superior ao nível de certificação”. Quanto ao número de funcionários no país, Ana Carolina Cardoso considera não ser possível dar um número exato, devido a apenas o “secure power” estar sediado em Portugal, enquanto outros colaboradores trabalham de forma transversal geograficamente.

Apesar de não poderem revelar a percentagem de negócio da APC feito através do Canal, Ana Carolina Cardoso garante que esse número é importante para a empresa e que está em vista o aumento da “base de Parceiros certificados, principalmente os Premier, para que estes possam ter acesso a benefícios exclusivos, como Marketing Cooperativo, Ferramentas de Design e condições especiais em determinadas oportunidades”.

Novidades ainda em 2019

Ainda no ano fiscal de 2019, a APC by Schneider Electric promete lançar o iRewards, um programa “que premeia com pontos todas as vendas dos Parceiros” e um Tour Edge “em conjunto com as nossas alianças para Parceiros, que permita ajudá-los a identificar e trabalhar em oportunidades do Edge”, refere Ana Carolina Cardoso.

O Innovation Summit é o principal evento mundial para clientes da Schneider Electric e decorre este ano nos dias 2 e 3 de outubro, em Barcelona. A APC promete “um grande espaço de exposição onde será possível ver em primeira mão os próximos lançamentos, produtos, soluções e serviços digitais”. O espaço servirá também para “celebrar o nosso evento anual de referência de Canal TI, a 2.ª Gala da Zona Ibérica”, afirma a responsável.

ARTIGOS RELACIONADOS

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc
NEGÓCIOS

Schneider Electric estabelece Parceria com a Brinc

LER MAIS

Schneider Electric aumenta gama de alimentação ininterrupta
HARDWARE

Schneider Electric aumenta gama de alimentação ininterrupta

LER MAIS

Schneider Electric é membro ISA Global Cybersecurity Alliance
SEGURANÇA

Schneider Electric é membro ISA Global Cybersecurity Alliance

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal
NEGÓCIOS

SAP distingue Parceiros com melhor desempenho em Portugal

LER MAIS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.