2016-7-13

HARDWARE

Vendas mundiais de PCs caem 5.2% no Q2 de 2016

Este é já o sétimo trimestre consecutivo a registar um declínio das vendas globais de PCs. Porém, a Gartner refere existirem sinais de melhoria neste mercado

Vendas mundiais de PCs caem 5.2% no Q2 de 2016

A queda de 5.2% nas vendas de PCs durante o segundo trimestre traduziu-se num volume de 64.3 milhões de unidades comercializados.

"Um dos problemas contínuos do mercado de PCs tem sido a subida de preços em determinadas regiões devido ao enfraquecimento cambial em relação ao dólar americano", refere Mikako Kitagawa, principal analyst, Gartner. "O problema do preço impactou as regiões da EMEA e da América Latina no último ano. Contudo, a queda das vendas de PCs tornou-se mais contida no segundo trimestre, comparativamente com os trimestres anteriores, que sugerem um impacto cambial enfraquecido".

 

EMEA com mau desempenho

Todas as regiões, à exceção da América do Norte, verificaram uma descida nas vendas de PCs. Enquanto a América Latina enfrenta uma instabilidade política que a levou a obter um volume de PCs vendidos inferior a 5 milhões, os EUA totalizaram 15,2 milhões de equipamentos comercializados, um aumento de 1.4% face ao Q2 de 2015.

A região Ásia/Pacífico contou com 22.7 milhões de PCs comercializados no segundo trimestre de 2016, um decréscimo 6.3% face ao período homólogo. A EMEA ficou abaixo da APAC, com 17.8 milhões de unidades comercializadas, menos 4,3% em relação ao mesmo período de 2015.

"A descida das vendas de PCs na EMEA abrandaram para um dígito devido ao fim da depreciação do euro face ao dólar americano, e o aumento dos preços em euros", refere Isabelle Durand, principal research analyst, Gartner. "O Brexit não teve impacto no segundo trimestre além do ligeiro enfraquecimento da libra esterlina desde o anúncio do referendo em 2015. Porém, após o Brexit, a libra esterlina estava visivelmente fraca face ao dólar, e isso irá conduzir a um aumento de preços que, provavelmente, causará uma pressão negativa nas vendas do quarto trimestre no Reino Unido".

A Gartner indica continuar cautelosa em 2016. "A maioria das empresas irá focar-se em sobreviver aos desafios dos próximos 12 meses. A oportunidade para o mercado poderá estar no aumento dos preços médios de venda, com as boas vendas de PCs de gaming premium e os híbridos a impulsionarem esta oportunidade".

 

Lenovo lidera

A Lenovo manteve a liderança em relação às vendas mundiais de PCs no Q2 de 2016, apesar da queda de 2,2% de unidades comercializadas, um decréscimo registado pelo quinto trimestre consecutivo. No mercado de portáteis dos EUA, o fabricante cresceu a dois dígitos, enquanto na região Ásia/Pacífico as vendas da Lenovo decresceram.

Após quatro trimestres consecutivos a verificar uma descida das suas vendas de PCs, a HP conseguiu voltar a obter crescimento, liderando na EMEA.

A Dell foi um caso de sucesso do segundo trimestre de 2016, ao crescer a uma velocidade superior à da indústria, em geral, em todas as regiões. As vendas de portáteis do fabricante cresceram em todas as regiões, exceto na EMEA, enquanto os desktops decresceram na maioria das regiões.

A competirem na corrida pelo quarto lugar encontram-se a Asus, a Apple e a Acer.

"Enquanto os fabricantes e os canais, em geral, têm expetativas mais otimistas em relação às vendas de PCs, comparativamente ao verificado anteriormente, ainda existe a hipótese de haver uma potencial reconstrução de inventário. Isto dependerá de como a procura por PCs se comportar durante a segunda metade deste ano, tanto no segmento empresarial como no de consumo", salienta Mikako Kitagawa.

ARTIGOS RELACIONADOS

PCs: volume de vendas diminui, mas preços sobem
HARDWARE

PCs: volume de vendas diminui, mas preços sobem

LER MAIS

Vendas de PCs caem pelo sexto trimestre consecutivo
HARDWARE

Vendas de PCs caem pelo sexto trimestre consecutivo

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade
HARDWARE

Epson lança impressoras com tecnologia sem calor para melhor desempenho e sustentabilidade

LER MAIS

Brother lança nova geração de scanners profissionais compactos
HARDWARE

Brother lança nova geração de scanners profissionais compactos

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.