2019-6-04

HARDWARE

Vendas anuais de smartphones deverão descer mais de 3%

A Canalys atualizou a sua estimativa de vendas anuais de smartphones para 2019 e revela que o mercado deverá vender 1,35 mil milhões de unidades que, a confirmar-se, será um decréscimo de 3,1% em relação a 2018

Devido às várias incertezas à volta da Guerra Comercial entre os Estados Unidos e a China e à ordem executiva norte-americana assinada a 15 de maio e os seus desenvolvimentos, a Canalys reviu em baixa a estimativa das vendas de smartphones para o ano de 2019 que, refere a organização, “reflete o futuro incerto.

A Canalys parte do pressuposto de que as restrições rigorosamente impostas à Huawei, depois de terminar o adiamento de 90 dias concedido, terá um impacto significativo na capacidade de distribuir novos dispositivos a curto prazo, principalmente fora da China.

Segundo a Canalys, a Huawei estará a tomar medidas para mitigar o efeito da compra de componentes e software, mas, ainda assim, o potencial de vendas fora da China será impactado durante algum tempo. A organização refere, também, que os EUA e a China podem chegar a um acordo que alivie a pressão sobre a Huawei, mas se e quando isso vai acontecer ainda não é certo.

Nicole Peng, VP, Mobility, da Canalys, explica que “é importante notar que a incerteza do mercado está claramente a levar os fabricantes a acelerar certas estratégias para minimizar o impacto a curto e longo prazo num ambiente de negócios desafiante”. Acrescenta Peng que “com o recente anúncio dos Estados Unidos de mais taxas a bens de mais países, a indústria vai lidar turbulência nos próximos tempos”.

Em 2020, a maioria do Canal e das grandes cadeias de valor vai ter um plano de contingência ativo para mitigar o declínio da Huawei e estar preparado para a distribuição de dispositivos 5G em vários mercados. A Canalys antecipa que o 5G e outras inovações de hardware vão ser positivos para a procura por parte dos consumidores e espera-se que as vendas mundiais de smartphones retorne a um crescimento em 2020, aumentando 3,4% para 1,39 mil milhões de unidades vendidas durante o ano.

Recomendado pelos leitores

O Portégé X30L-G: O notebook mais leve do mundo de 13.3”
HARDWARE

O Portégé X30L-G: O notebook mais leve do mundo de 13.3”

LER MAIS

CES 2020: As novidades apresentadas pela Asus
HARDWARE

CES 2020: As novidades apresentadas pela Asus

LER MAIS

CES 2020: Samsung apresenta novos ecrãs
HARDWARE

CES 2020: Samsung apresenta novos ecrãs

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 63 DEZEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.