Rui Damião em 2020-5-26

HARDWARE

Devolo lança novos produtos no mercado português

Dois produtos mais virados para o mercado de consumo e um para o mercado B2B são a mais recente aposta da Devolo em solo nacional. Os produtos chegam em julho e agosto de 2020

Em 1992, o tráfego global de Internet andava na ordem dos 100Gbit por dia, mas, atualmente, está nos 150Gbit por segundo. O tráfego de Internet disparou desde que as políticas de confinamento por causa do novo Coronavírus começaram a ser aplicadas a nível mundial. 

Marcel Schüll, Public Relations Manager da Devolo Europa, referiu, na conferência de imprensa virtual para apresentar novos produtos da empresa, que, em março de 2020, o tráfego de internet aumentou 30% em relação ao mês anterior. 82% do tráfego de Internet está associado aos serviços de vídeo, como a Netflix. 

Neste sentido, a Devolo está a preparar novos produtos para entrar no mercado nacional com uma nova geração de produtos da linha Magic. As principais funcionalidades incluem o standard G.hn de 2.ª geração, um maior alcance e mais estabilidade, Wi-Fi Mesh e Plug & Play e que pretende ser a nova referência do segmento. 

Magic 2 WiFi Next 

O novo Magic 2 WiFi Next combina as novas funcionalidades Mesh Wi-Fi com tecnologia Powerline (PLC). A mais recente versão da norma G.hn permite velocidades de transmissão de até 2.400 Mbps e este novo produto suporta MU-MIMO (Multi User – Multiple Input, Multiple Output) e melhora o desempenho Wi-Fi com o Access Point Steering. Estes adaptadores oferecem, ainda, um alcance até 500 metros através da rede elétrica. 

Com a nova funcionalidade Mesh, o Devolo Magic 2 WiFi Next está também equipado com Access Point Steering. Um cliente é agora ligado ao ponto de acesso Wi-Fi mais forte na sua proximidade, para que o dispositivo obtenha sempre a velocidade mais rápida, mesmo quando o utilizador está a andar pela casa. As funcionalidades Mesh Wi-Fi do novo Magic 2 WiFi next são complementadas por funções adicionais como Fast Roaming, Band Steering, Airtime Fairness e Config Sync (SSID único), que já são usadas em todos os adaptadores Magic WiFi. 

O Fast Roaming garante uma ligação rápida dos clientes ao ponto de acesso WiFi mais forte, mas a ativação é feita pelo utilizador. Já o Band Steering assegura que todos os clientes Wi-Fi são automaticamente ligados à melhor banda de frequência possível. Em vez da frequentemente congestionada banda dos 2,4 GHz, os clientes transmitem na banda dos 5 GHz – sem que o utilizador tenha de fazer nada. 

Com a função Airtime Fairness, os clientes mais rápidos obtêm mais disponibilidade (tempo de ligação ao ponto de acesso Wi-Fi) e já não são abrandados por clientes mais antigos e lentos. O Config Sync permite que os dados de configuração Wi-Fi sejam sincronizados entre todos os pontos de acesso Magic. 

WiFi Repeater+ ac 

O segundo produto direcionado para o consumo apresentado pela Devolo é o WiFi Repeater+ ac. Este produto tem como objetivo aumentar o sinal de rádio do router e introduz Wi-Fi Mesh com uma velocidade de transmissão até 1.200 Mbps em divisões adjacentes em casas. 

À semelhança do Magic 2 Wifi Next, também este repetidor utiliza as funções Mesh modernas para que os dispositivos ligados estejam conectados ao hotspot Wi-Fi ideal. Para uma transmissão mais potente, o repetidor utiliza a tecnologia Beam Forming para encontrar a posição dos clientes através das suas antenas e navegar em direção a eles de forma mais precisa. 

Magic 2 LAN DINrail 

Este produto B2B é um novo adaptador rail topo de gama com tecnologia G.hn de alto desempenho fornece o sinal Powerline diretamente no quadro elétrico e transforma todas as tomadas num ponto de acesso de alta velocidade com até 2.400 Mbps. 

O Magic 2 LAN DINrail cria a ligação Powerline entre o router e rede elétrica com acoplamento automático de fase (nos casos em que existe uma instalação trifásica) diretamente no local onde o resto da casa é totalmente abastecido. 

O produto prepara o caminho a partir do quadro elétrico para outros produtos da série Magic da Devolo, uma vez que fornece o sinal de Internet para a rede elétrica. Outro adaptador Magic pode depois ser instalado em qualquer tomada: desde o adaptador Wi-Fi mesh de alto desempenho até à LAN gigabit, uma vez que os vários os adaptadores Magic são compatíveis entre si. 

O design modular do sistema permite uma integração feita à medida de todas as necessidades. O módulo DINrail garante um fornecimento ideal de uma rede veloz em toda a casa e a partir de qualquer tomada. 

Disponibilidade e Preço

Marcel Schüll e Nuno Silva, Country Manager da Devolo em Portugal, explicaram ao IT Channel que estes produtos não estão preparados para Wi-Fi 6, uma vez que os dispositivos utilizados pela maioria dos consumidores ainda não contam com a tecnologia. No entanto, revelam, a Devolo está a preparar produtos que contam com suporte para Wi-Fi 6 para serem lançados no próximo ano.

O Magic 2 Wifi Next da Devolo chega a Portugal em julho de 2020 com um preço a partir de 129,90 euros. Já o WiFi Repeater+ ac e o Magic 2 LAN DINrail vão estar disponíveis em território nacional a partir de agosto de 2020 por um preço de 69,90 euros e 169,90 euros, respetivamente. Os vários produtos vão estar disponíveis através da JP.DI, distribuidor da Devolo em Portugal. 

Recomendado pelos leitores

Adeus Intel
HARDWARE

Adeus Intel

LER MAIS

Fujitsu apresenta nova geração de computadores e workstations
HARDWARE

Fujitsu apresenta nova geração de computadores e workstations

LER MAIS

Lenovo lança novas workstations da série ThinkPad P
HARDWARE

Lenovo lança novas workstations da série ThinkPad P

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 68 JUNHO 2020

IT CHANNEL Nº 68 JUNHO 2020

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.