2026-2-11

HARD

Cisco apresenta chip Silicon One G300 para acelerar redes de IA

A Cisco revelou o Silicon One G300, um novo chip de switch de alto desempenho concebido para suportar grandes clusters de inteligência artificial e reforçar a eficiência, a segurança e a escalabilidade das redes em centros de dados

Cisco apresenta chip Silicon One G300 para acelerar redes de IA

A Cisco anunciou o lançamento do Silicon One G300, um chip de switch de 102,4 Tbps desenvolvido para responder às exigências crescentes das infraestruturas de Inteligência Artificial (IA). A nova solução vai equipar os sistemas Cisco N9000 e Cisco 8000, posicionando-se como a base de uma nova geração de redes de IA em centros de dados empresariais e de hyperscalers.

O Silicon One G300 foi desenhado para suportar grandes clusters distribuídos de IA, onde a movimentação eficiente de dados é crítica para o desempenho global. O chip introduz o conceito de Intelligent Collective Networking, que combina buffers de pacotes totalmente partilhados, balanceamento de carga baseado em caminhos e telemetria proativa, permitindo absorver tráfego irregular típico de cargas de trabalho de IA e reduzir congestionamentos.

Segundo a Cisco, esta abordagem permite aumentar a utilização da rede em até 33% e reduzir o tempo de conclusão de tarefas de IA em cerca de 28%, quando comparado com arquiteturas não otimizadas. O objetivo é garantir maior previsibilidade, fiabilidade e eficiência na comunicação entre GPU, elemento central nos atuais ambientes de treino e inferência de modelos de IA.

“O movimento de dados tornou-se parte integrante do próprio processo de computação em IA. Não basta ter GPU mais rápidas: a rede tem de garantir largura de banda escalável e comunicações fiáveis e sem congestionamentos”, afirmou Martin Lund, vice-presidente executivo do grupo de hardware comum da Cisco.

O novo chip é altamente programável, permitindo atualizações de funcionalidades após a sua implementação, protegendo o investimento a longo prazo das organizações. A segurança está integrada ao nível do hardware, possibilitando proteção em velocidade de linha sem comprometer o desempenho.

A par do novo chip, a Cisco apresentou uma nova geração de sistemas N9000 e 8000, com opções de arrefecimento líquido e por ar, desenhadas para responder às elevadas exigências térmicas e energéticas das cargas de trabalho de IA. Os sistemas totalmente refrigerados a líquido prometem melhorias de eficiência energética próximas dos 70%, oferecendo num único equipamento a largura de banda que antes exigia vários sistemas de gerações anteriores.

A empresa anunciou ainda novas soluções de ótica de alta densidade, incluindo módulos 1.6T OSFP e 800G Linear Pluggable Optics, destinadas a reduzir o consumo energético e aumentar a fiabilidade das redes de grande escala.

No plano do software, a Cisco reforçou a plataforma Nexus One, introduzindo um plano de gestão unificado para redes de IA, tanto em ambientes on-premises como na cloud. A solução passa a integrar capacidades avançadas de observabilidade e automação, incluindo suporte para operações orientadas por agentes de IA, facilitando a operação e resolução de problemas em infraestruturas complexas.

O Silicon One G300, os sistemas associados e as novas soluções de ótica serão disponibilizados faseadamente ao longo deste ano.

ARTIGOS RELACIONADOS

A identificação de risco como motor de negócio para os Parceiros
PARTNERS

A identificação de risco como motor de negócio para os Parceiros

LER MAIS

Cisco apresenta novo Programa global de Parceiros
BIZ

Cisco apresenta novo Programa global de Parceiros

LER MAIS

Cisco reforça Programa de Parceiros com especializações e incentivos focados em IA
BIZ

Cisco reforça Programa de Parceiros com especializações e incentivos focados em IA

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

HP apresenta ecossistema unificado de colaboração com IA
HARD

HP apresenta ecossistema unificado de colaboração com IA

LER MAIS

D-Link reforça gama de switches Smart com uplinks a 10GbE
HARD

D-Link reforça gama de switches Smart com uplinks a 10GbE

LER MAIS

Xerox lança primeiros equipamentos após integração com Lexmark
HARD

Xerox lança primeiros equipamentos após integração com Lexmark

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 129 JULHO 2026

IT CHANNEL Nº 129 JULHO 2026

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.