2016-9-01

HARDWARE

Atos lança novo supercomputador

O novo Bull Sequana é o primeiro computador da geração Exaescale dotado com capacidade para processar um trilião de operações por segundo e com um consumo de energia otimizado

Atos lança novo supercomputador

Thierry Breton, presidente e CEO da Atos, apresentou numa cerimónia, que contou com a presença de Emmanuel Macron, Ministro da Economia de França, e de inúmeros representantes do mundo empresarial, do setor das TI e da investigação, o Bull Sequana - o primeiro supercomputador da geração Exaescale, que oferece níveis de desempenho mil vezes superiores aos dos sistemas petaflop atuais da marca.

A Atos prevê que o Bull Sequana alcance o nível Exaescale até 2020, com uma capacidade de processamento de um trilião de operações por segundo. Por comparação com os sistemas atuais, projetados para alcançarem níveis de desempenho específicos, o Bull Sequana oferece 10 vezes mais eficiência energética e 10 vezes mais densidade, cumprindo as metas traçadas pela Atos no que diz respeito à sustentabilidade e à otimização do espaço.

"A Atos é um dos três ou quatro fabricantes em todo o mundo, e o único na Europa, que possui a experiência e a capacidade técnica necessárias para construir supercomputadores. Este facto é um motivo de orgulho para a empresa, constitui um fator diferenciador e uma vantagem competitiva única para os nossos clientes. Graças aos níveis extraordinários de desempenho oferecidos pelo Bull Sequeana as empresas podem agora passar a maximizar de forma mais eficiente o valor dos dados no seu dia a dia. Em 2020 o Bull Sequana alcançará o nível exaflops e será capaz de processar um trilião de operações por segundo", afirma Thierry Breton, CEO da Atos.

A capacidade de processamento de grandes volumes de dados oferecida pelos supercomputadores da Bull, é otimizada com os serviços de Big Data desenvolvidos pela Atos, tais como o Atos Codex - uma solução integrada vocacionada para a análise cognitiva e para a computação preditiva. A Atos, que foi classificada pela Gartner como empresa "Visionária" no seu, "Magic Quadrant World Business Analytics Services" em setembro de 2015, oferece serviços de processamento e análise de dados para toda a cadeia de valor do setor das TI.

Recomendado pelos leitores

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial
HARDWARE

HP renova linhas de portáteis com inteligência artificial

LER MAIS

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook
HARDWARE

Lenovo apresenta novos ThinkPad e ThinkBook

LER MAIS

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6
HARDWARE

TP-Link apresenta novo router Wi-Fi 6

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.