2020-3-16

EVENTOS

Reportagem

IDC FutureScape: o futuro das organizações nos próximos cinco anos

Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos e que têm como objetivo mudar a maneira como o mundo vê o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade

IDC FutureScape: o futuro das organizações nos próximos cinco anos

A conferência IDC FutureScape 2020 permitiu perceber de que forma as empresas se organizam para reinventar os seus departamentos de IT e descobrir como adquirem as capacidades necessárias para se ligar e competir num mercado sujeito à inovação constante. O objetivo da IDC é mudar a maneira como o mundo pensa sobre o impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade.

“O crescimento dos gastos em IT em Portugal continua a dever-se a fatores como a transformação digital (CX, WoF, IoT & Data), ao aumento do financiamento de IT por áreas de negócios, à automação e mobilização de processos de negócios, à adoção de computação em cloud, cibersegurança, ao desacelaramento do crescimento económico e à falta de profissionais qualificados”, explica Gabriel Coimbra da IDC.

Posto isto, Thomas Meyer e Marc Dowd revelam algumas tendências publicadas pela IDC para os próximos cinco anos. Estas revelam que a economia digital aumentará e acelerará drasticamente e o ritmo de inovação e operação alimentado pelo digital acelerará dez ou mais vezes. Este aumento da escala e velocidade da inovação e operação será alimentado por modelos operacionais hiperconectados: o valor de fornecimento de - e distribuição de valor através de - plataformas digitais e comunidades em massa baseadas em API (Application Programming Interface).

Para Thomas Meyer, General Manager da IDC, a nova definição de valor de negócio assenta na Sustentabilidade (Ambiental e Social), Cocriação e ‘Co-petição’ do ecossistema, receita financeira e lucro.

#1 Até 2022, 25% das 500 maiores empresas europeias direcionarão o seu foco para a excelência e sustentabilidade dos negócios digitais.

As organizações preparam-se para uma desaceleração económica, havendo ainda assim uma taxa de crescimento da previsão do PIB de 1,4% em 2020. 95% das organizações europeias planeiam aumentar os seus orçamentos tecnológicos em 2020 através de quatro princípios: tecnologia em todo o lado, inovação é a norma, um ecossistema centrado e uma plataforma habilitada.

#2 Em 2020, as organizações europeias vão gastar mais de 271 mil milhões de dólares em transformação digital, mas apenas 16% terão novos fluxos de receita.

“80% dos CEOs, afirmam sentir um certo tipo de pressão para executar uma estratégia de transformação digital bem sucedida”, garante Thomas Meyer.

#3 Até 2020, os gastos europeus em inteligência artificial chegarão aos dez mil milhões de dólares, e, até 2025, a “IA Ética” permitirá todos os modelos de negócios digitais.

#4 Até 2025, é esperado que 60% das organizações europeias modernizem os seus princípios de IT, incluindo sistemas de cloud, o que resulta em 25% de crescimento em produtividade.

#5 30% das organizações europeias terão um novo papel de liderança tecnológica que combina funções CIO, CTO, CDO & Innovation até 2022.

Atualmente, o CIO ou responsável de IT é avaliado na sua organização pelo alinhamento empresarial, gestão de custos e gestão de riscos.

#6 Por apenas se limitarem a copiar o que já foi feito, um terço das organizações europeias não inovarão até 2022.

#7 2022 é o ano em que os CISO se estabelecem como líderes empresariais que podem fornecer confiança digital.

De maneira a criar um futuro promissor para as organizações, Thomas Meyer garante que é necessário pensar no valor financeiro e no ecossistema de forma sustentável, ter uma liderança em escala, construir uma estratégia focada em casos de uso e resultados de negócio e um modelo de negócio baseado em dados, centrado no ecossistema, na plataforma e na confiança.

“Na fase de hipervelocidade, hiperescala e hiperconectividade da transformação digital, os CIO devem transformar rapidamente as suas organizações para se tornarem a IT futura”, explica Marc Dowd, Client Advisory da IDC.

Para Marc Dowd, o futuro do trabalho passa por criar um modelo que fomente a colaboração humano/máquina e que permita novas experiências ao funcionário, apoiando um ambiente desvinculado pelo tempo e espaço.

Para que uma organização ganhe a confiança dos seus clientes é preciso que desenvolva programas de confiança digital para gerir a reputação em torno das suas atividades digitais.

Já o futuro da inovação digital prende-se ao facto de ter ou não a capacidade de ser um produtor de software que cria e distribui serviços digitais em escala.

Previsões da agenda mundial de um CIO em 2020

#1 Até 2024, a estratégia de IT para 80% das organizações digitalmente avançadas evoluirá para um amplo, flexível, mashup autoserviço de ferramentas digitais para substituir o modelo de IT como um facilitador de IT “walled garden”.

As organizações empresariais passaram da era de solicitar e usar aplicações e sistemas de IT para criar o seu próprio software. Ao mesmo tempo, os fornecedores oferecem soluções em cloud e ferramentas de baixo código/sem código que permitem aos utilizadores transformar os seus conhecimentos em soluções de computação.

#2 Até 2023, 65% dos CIO serão líderes empreendedores que evoluem de organizações para centros de excelência que projetam uma ampla colaboração e inovação empresarial.

As organizações devem passar por uma grande transformação de recursos à medida que as funções de IT evoluem, fazendo com que estas sejam mais proativas, antecipando as necessidades dos negócios e construindo capacidades necessárias em tempo real.

#3 Impulsionadas tanto pelas escalas de ameaças cibernéticas quanto pelas novas funcionalidades necessárias, 65% das empresas modernizarão agressivamente os sistemas com amplos investimentos em novas plataformas tecnológicas até 2023. #4 80% das organizações de IT acelerarão o desenvolvimento de software para permitir que implementem pelo menos atualizações/ revisões de código sem entrega de valor de negócios até 2023.

#5 Até 2022, a implementação da inteligência artificial para aumentar, agilizar e acelerar as operações de IT será uma das principais iniciativas de transformação para 60% das organizações.

Recomendado pelos leitores

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica
EVENTOS

Compromisso, inovação e colaboração: Sage Iberia Partner Awards distingue Parceiros da região ibérica

LER MAIS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa
EVENTOS

Eventos europeus da Axis Communications passam por Lisboa

LER MAIS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR
EVENTOS

Cegid organiza roadshow de inovação para promover IA, cloud e apoios do PRR

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.