2026-10-22

VENUE

Asus aposta na mobilidade com novo Zenbook 14

A Asus trouxe a Portugal a nova geração do Zenbook 14, numa apresentação em que a mobilidade e a Inteligência Artificial estiveram em destaque. O evento marcou também a estreia de uma pop-up da fabricante, que tem a abertura de uma loja própria no horizonte

Asus aposta na mobilidade com novo Zenbook 14
@MediaNext

A procura por portáteis mais leves, com maior autonomia e capacidade para executar tarefas de Inteligência Artificial (IA) está a redefinir a oferta dos fabricantes. É neste contexto que a Asus apresenta em Portugal a nova geração do Zenbook 14, um equipamento com cerca de 1,1 kg e uma autonomia anunciada de até 30 horas.

O equipamento utiliza Ceraluminum, um material proprietário que combina características da cerâmica e do alumínio. Segundo a fabricante, é 30% mais leve e três vezes mais resistente do que o alumínio convencional. O portátil integra ainda um ecrã OLED de 14 polegadas e apresenta alterações no teclado, no touchpad e nos acabamentos.

O novo Zenbook 14 chega ao mercado com processadores Intel, AMD e Qualcomm, uma diversidade que permite responder a diferentes necessidades de desempenho, autonomia e inteligência artificial. “Pela primeira vez, estamos a lançar um computador portátil que está disponível na plataforma que o cliente quiser”, destacou Paulo Delgado, especialista de produto da Asus Portugal.

Durante a apresentação, Paulo Delgado demonstrou diferentes aplicações práticas da Inteligência Artificial, incluindo a tradução de vídeos em tempo real, a criação e edição de imagens e a utilização de assistentes digitais que ajudam a navegar pelas funcionalidades das aplicações. O objetivo é simplificar tarefas do quotidiano e facilitar a utilização de ferramentas de produtividade e criação de conteúdos.

A autonomia foi igualmente destacada, com a Asus a anunciar até 30 horas de bateria, dependendo da configuração e das condições de utilização. O equipamento suporta carregamento rápido e permite utilizar carregadores USB-C compatíveis, procurando facilitar a utilização em mobilidade.

O lançamento decorreu numa pop-up da Asus, onde os participantes puderam experimentar os equipamentos da marca. A iniciativa surge no ano em que a fabricante assinala 18 anos de presença em Portugal, numa altura em que também admite a possibilidade de abrir uma loja própria no país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Asus lança ExpertBook A7 em Portugal
HARD

Asus lança ExpertBook A7 em Portugal

LER MAIS

Asus abre pré-encomendas dos novos ProArt com Nvidia RTX Spark
HARD

Asus abre pré-encomendas dos novos ProArt com Nvidia RTX Spark

LER MAIS

Asus prepara chegada do Wi-Fi 8 a Portugal
REDES

Asus prepara chegada do Wi-Fi 8 a Portugal

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Netskope: “As defesas têm de ser autónomas”
VENUE

Netskope: “As defesas têm de ser autónomas”

LER MAIS

Ignition Portugal reforça serviços e proximidade ao Canal
VENUE

Ignition Portugal reforça serviços e proximidade ao Canal

LER MAIS

IT Security Conference 2026: “A dissuasão começa no momento em que o atacante avalia se vale a pena atuar”
VENUE

IT Security Conference 2026: “A dissuasão começa no momento em que o atacante avalia se vale a pena atuar”

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

IT CHANNEL Nº 131 OUTUBRO 2026

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.