2019-1-16

CLOUD

Mercado de infraestruturas e serviços cloud cresceu 32% em 2018

As receitas de operadores e vendedores ultrapassaram a marca dos 250 mil milhões de dólares no ano de 2018, tendo-se transmitido num crescimento de 32% em relação ao ano anterior

Novos dados do Synergy Research Group mostram que em sete segmentos principais do mercado de serviços e infraestruturas cloud, as receitas em 2018 ultrapassaram os 250 mil milhões de dólares, tendo crescido 32% em relação a 2017.

Os serviços IaaS e PaaS registaram a maior taxa de crescimento com 50%, seguido por software de gestão de cloud híbrida com 41%, SaaS empresarial e infraestrutura de cloud pública a 30% e serviços de infraestrutura de nuvem privada hospedada em 29%.

Apesar de um forte aumento em 2018 na taxa de crescimento dos gastos em infraestrutura cloud, os gastos agregados em mercados de serviços em cloud continuam a crescer muito rapidamente. Em todo o ecossistema, as empresas que tiveram destaque entre as líderes do segmento de mercado de 2018 foram a Microsoft, a Amazon / AWS, a Dell EMC e a IBM, seguidas da Salesforce, Cisco, HPE, Adobe e VMware. No total, estas nove empresas representaram mais da metade de todas as receitas relacionadas com cloud.

Em 2018, o gasto total com hardware e software usados para construir a infraestrutura cloud ultrapassou os 100 mil milhões de dólares, dividido entre cloud públicas e privadas, embora os gastos com cloud pública continuem a crescer mais rapidamente.

“A cloud começou a tornar-se muito falada no período 2014-2016 e classificamos 2017 como o ano em que a cloud se tornou a nova norma”, explica John Dinsdale, analista chefe e diretor de investigação da Synergy Research Group. “Em 2018, a cloud começou a dominar os gastos com IT em algumas áreas, tirando oportunidades potenciais de crescimento para tecnologias e serviços que não estão na nuvem”.

“As tecnologias em cloud estão a gerar enormes receitas para os fornecedores de serviços cloud e fornecedores de tecnologia e as nossas últimas previsões mostram que, embora as taxas de crescimento do mercado inevitavelmente corram devido à grande escala dos números, o mercado global duplicará de tamanho em menos de quatro anos”, afirma Dinsdale.

Recomendado pelos leitores

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal
CLOUD

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal

LER MAIS

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud
CLOUD

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud

LER MAIS

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional
CLOUD

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.