2019-1-16

CLOUD

Mercado de infraestruturas e serviços cloud cresceu 32% em 2018

As receitas de operadores e vendedores ultrapassaram a marca dos 250 mil milhões de dólares no ano de 2018, tendo-se transmitido num crescimento de 32% em relação ao ano anterior

Novos dados do Synergy Research Group mostram que em sete segmentos principais do mercado de serviços e infraestruturas cloud, as receitas em 2018 ultrapassaram os 250 mil milhões de dólares, tendo crescido 32% em relação a 2017.

Os serviços IaaS e PaaS registaram a maior taxa de crescimento com 50%, seguido por software de gestão de cloud híbrida com 41%, SaaS empresarial e infraestrutura de cloud pública a 30% e serviços de infraestrutura de nuvem privada hospedada em 29%.

Apesar de um forte aumento em 2018 na taxa de crescimento dos gastos em infraestrutura cloud, os gastos agregados em mercados de serviços em cloud continuam a crescer muito rapidamente. Em todo o ecossistema, as empresas que tiveram destaque entre as líderes do segmento de mercado de 2018 foram a Microsoft, a Amazon / AWS, a Dell EMC e a IBM, seguidas da Salesforce, Cisco, HPE, Adobe e VMware. No total, estas nove empresas representaram mais da metade de todas as receitas relacionadas com cloud.

Em 2018, o gasto total com hardware e software usados para construir a infraestrutura cloud ultrapassou os 100 mil milhões de dólares, dividido entre cloud públicas e privadas, embora os gastos com cloud pública continuem a crescer mais rapidamente.

“A cloud começou a tornar-se muito falada no período 2014-2016 e classificamos 2017 como o ano em que a cloud se tornou a nova norma”, explica John Dinsdale, analista chefe e diretor de investigação da Synergy Research Group. “Em 2018, a cloud começou a dominar os gastos com IT em algumas áreas, tirando oportunidades potenciais de crescimento para tecnologias e serviços que não estão na nuvem”.

“As tecnologias em cloud estão a gerar enormes receitas para os fornecedores de serviços cloud e fornecedores de tecnologia e as nossas últimas previsões mostram que, embora as taxas de crescimento do mercado inevitavelmente corram devido à grande escala dos números, o mercado global duplicará de tamanho em menos de quatro anos”, afirma Dinsdale.

Recomendado pelos leitores

AWS e Microsoft Azure com forte crescimento no Q4
CLOUD

AWS e Microsoft Azure com forte crescimento no Q4

LER MAIS

Parceiros são cada vez mais importantes para o negócio de cloud
CLOUD

Parceiros são cada vez mais importantes para o negócio de cloud

LER MAIS

IBM e Vodafone juntam forças para cloud e 5G
CLOUD

IBM e Vodafone juntam forças para cloud e 5G

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 54 Fevereiro 2019

IT CHANNEL Nº 54 Fevereiro 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.