2022-3-22

CLOUD

IBM lança serviço para gestão e mitigação de risco na cloud

O novo serviço na cloud para a gestão de ambientes híbridos e multicloud pretende ajudar as empresas a mitigar o risco dos dados críticos perante ciberataques e ameaças internas

A IBM acaba de lançar um serviço na cloud para a gestão de ambientes híbridos e multicloud, com o objetivo de ajudar as empresas a mitigar o risco associado a dados críticos perante ciberataques e ameaças internas. Em comunicado, a organização explica que o novo serviço – Unified Key Orchestrator – “capacita as empresas a tirar partido das capacidades de segurança na cloud da IBM – independentemente do local onde residem os dados – incluindo noutras cloud e on-premises".

A cloud híbrida e multicloud são ambientes cada vez mais complexos e mais expostos a ameaças. Segundo a IBM, “reduzir a complexidade não é uma tarefa fácil. Quanto mais cloud as empresas utilizam, mais competências diversas precisam as suas equipas de IT para proteger e gerir as chaves que protegem os dados críticos da empresa”.

Hillery Hunter, General Manager em Industry Clouds & Solutions e CTO da IBM Cloud, afirma que “proteger dados críticos em várias plataformas pode ser incrivelmente complexo – mas basta um elo fraco para colocar toda a estratégia de segurança de uma empresa em risco. É por isso que estamos a dar aos clientes um único ponto de controlo – permitindo-lhes saber quem tem acesso aos seus dados críticos em todos os momentos – mesmo noutras cloud".

Mais, acrescenta que “a confiança e o poder de escolha sempre estiveram no centro do nosso trabalho com os clientes. Agora, à medida que as empresas se modernizam, estamos a facilitar-lhes a gestão das chaves de encriptação e a proteção dos dados em qualquer ambiente que escolham".

Um estudo global recente conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em cooperação com a Oxford Economics, revela que para 80% dos inquiridos do C-Suite ter ferramentas de governação e conformidade espalhadas por várias cloud é importante ou extremamente importante. 

"A IBM escolheu uma abordagem única para as arquiteturas de segurança zero trust, focando-se em abordar casos reais de uso orientados para o cliente, em vez de simplesmente oferecer mais um produto. Assim, o novo serviço demonstra o compromisso da IBM em resolver um problema crítico, dificultado cada vez mais pelas iniciativas de transformação digital aceleradas pela COVID-19, protegendo dados críticos. Ao tornar possível gerir de forma segura as chaves de encriptação com um único ponto de controlo – incluindo noutras cloud públicas – a IBM está a provar que se preocupa com os clientes e o que realmente os mantém acordados à noite, e não onde os seus dados são armazenados”, esclarece Frank Dickson, VP de Security & Trust na IDC.

O Unified Key Orchestrator também alivia o fardo da gestão que é agravado pela escassez de talento em segurança, possibilitando que as empresas demonstrem o cumprimento em várias plataformas de nuvem – o que pode ser incrivelmente complexo – de forma mais rápida e fácil", completa.

Através do Unified Key Orchestrator, disponível na IBM Cloud, “as organizações mantêm total visibilidade e controlo sobre quem tem acesso aos seus dados críticos, enquanto executam cargas de trabalho em ambientes de cloud híbrida e no local onde precisam de garantir a soberania dos dados. Ao mesmo tempo, as empresas já não precisam de contar com especialistas em segurança com conhecimento especializado de cada cloud de forma individual e podem gastar mais tempo e recursos impulsionando a inovação para os seus clientes”, conclui a IBM em comunicado

ARTIGOS RELACIONADOS

IBM e SAP reforçam Parceria para auxiliar a migração de workloads para a cloud
CLOUD

IBM e SAP reforçam Parceria para auxiliar a migração de workloads para a cloud

LER MAIS

IBM lança nova oferta de armazenamento flash projeto para recuperar de ciberataques
NEGÓCIOS

IBM lança nova oferta de armazenamento flash projeto para recuperar de ciberataques

LER MAIS

IBM assume compromisso com o Canal em Portugal e quer duplicar valor até 2024
EVENTOS

IBM assume compromisso com o Canal em Portugal e quer duplicar valor até 2024

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Qualys lança solução para personalização da plataforma cloud
CLOUD

Qualys lança solução para personalização da plataforma cloud

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

IT CHANNEL Nº 88 JUNHO 2022

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.