2021-10-29

CLOUD

Gastos com serviços de cloud atinge novo recorde

De acordo com os mais recentes dados mundiais da Canalys, os gastos com serviços cloud chegaram aos 49,4 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre de 2021

Gastos com serviços de cloud atinge novo recorde

Os serviços de infraestrutura cloud continuaram com uma alta procura no terceiro trimestre de 2021. Os gastos mundiais aumentaram 35%, para 49,4 mil milhões de dólares, impulsionados por uma série de fatores, incluindo trabalho e aprendizagem remotos contínuos e a utilização crescente de aplicações em cloud específicos dos vários setores.

As últimas estimativas da Canalys mostram que as despesas cresceram 12,9 mil milhões de dólares em relação ao terceiro trimestre de 2020 e 2,4 mil milhões desde o último trimestre (Q2 2021). Os gastos com serviços cloud ainda estão a ser afetados pelos esforços de transformação digital necessários para manter a continuidade dos negócios durante as interrupções relacionadas à pandemia. Em resposta, os principais fornecedores de serviços em cloud enfatizaram a expansão dos data centers geográficos para atender à crescente procura. Mas o impacto da escassez global de chips é iminente, já que os fornecedores de componentes de data center estão a observar prazos de entrega mais longos e preços mais altos que serão repassados aos maiores fornecedores. Os hyperscalers mudaram, agora, o foco para o avanço de portfólios de serviços específicos do setor e o crescimento dos seus canais para trazer com sucesso esses conjuntos cada vez mais diversos de produtos ao mercado.

A procura geral de computação está a crescer em capacidade de fabricação de chips e a expansão da infraestrutura pode se tornar limitada para os fornecedores de serviços cloud”, explica, em comunicado, Blake Murray, analista de pesquisa da Canalys. “Além de gerir as cadeias de valor com o melhor das suas competências, os fornecedores que constroem uma vantagem estão focados no desenvolvimento dos seus canais de entrada no mercado assim como dos seus portfólios de produtos para acompanhar uma variedade cada vez maior de casos de uso de clientes que alimentou a procura desde o início da pandemia”.

No terceiro trimestre de 2021, a AWS, a Microsoft Azure e a Google Cloud representaram, em conjunto, 61% dos gastos feitos na cloud em todo o mundo

A Amazon Web Services (AWS) respondeu por 32% do total de gastos com serviços de infraestrutura cloud no terceiro trimestre de 2021, tornando-se o fornecedor líder de serviços em nuvem, com um crescimento de 39% ao ano. A AWS anunciou recentemente o AWS for Health, que combina ofertas específicas do setor com soluções de conformidade e segurança cibernética. Tem tido sucesso no setor público, conquistando negócios importantes com os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido. Também liderou o desenvolvimento de canais através dos seus programas de competência, com a sua competência governamental a se tornar na competência voltada para a indústria entre os seus Parceiros.

O Microsoft Azure foi o segundo maior fornecedor de serviços cloud no terceiro trimestre, com uma participação de mercado de 21%. A empresa cresceu mais de 50% pelo quinto trimestre consecutivo. A Microsoft continuou a se concentrar nas personalizações do serviço de cloud da indústria e nos recursos expandidos nos serviços financeiros e manufatura. A Microsoft também relatou o sucesso de novos clientes nas suas suítes de serviços em nuvem para saúde e sustentabilidade. A Microsoft trabalhou na sua posição em torno do governance de dados e também anunciou o Azure Purview, uma solução de dados unificada projetada para oferecer suporte à gestão de dados em ambientes com várias cloud.

A Google Cloud foi o terceiro maior fornecedor e cresceu 54% para representar 8% do mercado. A empresa anunciou 20 Parcerias de tecnologia expandidas com empresas de dados e segurança cibernética para aprofundar a experiência vertical. A Google Cloud também enfatizou os seus Parceiros de Canal e lançou novos incentivos no seu Programa de Parceria. A empresa anunciou um aumento de 175% no engagement do cliente através de Parceiros durante o primeiro semestre de 2021. A Google Cloud também avançou no seu posicionamento em torno da soberania dos dados com o lançamento do Google Distributed Cloud, que oferece aos clientes opções para estender a infraestrutura do Google Cloud até os data centers de ponta e de cliente.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mercado de cloud cresce pelo quarto trimestre consecutivo
NEGÓCIOS

Mercado de cloud cresce pelo quarto trimestre consecutivo

LER MAIS

Sustentabilidade potencia adoção de serviços cloud
CLOUD

Sustentabilidade potencia adoção de serviços cloud

LER MAIS

Competitividade das empresas depende do tipo de cloud adequada
CLOUD

Competitividade das empresas depende do tipo de cloud adequada

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.