2020-3-30

CLOUD

Cloud pública impulsiona aumento no consumo de data center

Os gastos globais em hardware e software de data center aumentaram novamente em 2019, graças aos investimentos feitos por fornecedores de cloud pública

Cloud pública impulsiona aumento no consumo de data center

Ainda em 2019, os gastos em hardware e software de data center a nível mundial voltaram a aumentar, graças aos investimentos feitos por fornecedores da cloud pública.

De acordo com a Synergy Research, as empresas, fornecedores de serviços gerenciados e clouds públicas gastaram um total de 152 mil milhões de dólares na construção dos seus data centres, o que representou um aumento de 2% em relação ao ano anterior - muito longe de 2018, em que se observou um aumento de 18% nos gastos, num ano invulgarmente lucrativo para este mercado.

"O mercado não conseguiu igualar o ano de crescimento abundante que teve em 2018, mas ainda conseguiu subir 2%", afirma John Dinsdale, analista-chefe da Synergy.

2018 foi um ano atípico por várias razões”, explica Dinsdale. Não só os volumes unitários aumentaram, como também o mercado foi impulsionado pelo enriquecimento das configurações dos servidores e por custos mais elevados dos componentes.

O ano que terminou recentemente continuou a tendência de as clouds públicas se tornarem fatores de receita cada vez mais importantes para os fornecedores de tecnologia, especialmente os fornecedores de ODM - os gastos em cloud pública aumentaram 7% em 2019, enquanto os investimentos em data centers tradicionais caíram 1%.

Estes fornecedores de cloud pública alimentam 37% do mercado alargado, em comparação com 25% em 2015, de acordo com a Synergy.

Os servidores foram o maior segmento de produtos desse mix, representando 46% dos gastos em 2019. Outras tecnologias que elevaram o mercado acima dos 150 biliões de dólares incluem sistemas operacionais, armazenamento, rede, software de virtualização, segurança de rede e software de gerenciamento.

Com base nas receitas do quarto trimestre, fornecedores como a Dell, Microsoft, HPE e Cisco lideraram o setor, seguidos da Huawei, IBM, VMware, Inspur e Lenovo.

Os fornecedores de cloud pública conseguiram continuar a aumentar os gastos com os produtos dessas empresas porque viram um crescimento impressionante de 39% nos serviços de cloud que ofereciam aos seus clientes.

"Enquanto isso, o gasto corporativo nos seus data centers está a ser limitado pela mudança nas cargas de trabalho para as clouds públicas", explica Dinsdale. "Já estamos a ver expedições de servidores para fornecedores de cloud pública a superar as expedições para empresas, e essa tendência vai continuar."

ARTIGOS RELACIONADOS

Regresso a casa: as empresas que invertem o caminho para a cloud pública
OPINIÃO

Regresso a casa: as empresas que invertem o caminho para a cloud pública

LER MAIS

Os desafios da segurança empresarial nas clouds públicas
SEGURANÇA

Os desafios da segurança empresarial nas clouds públicas

LER MAIS

Receitas de cloud pública ultrapassarão os 180 mil milhões de dólares este ano
CLOUD

Receitas de cloud pública ultrapassarão os 180 mil milhões de dólares este ano

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.