2018-4-13

CLOUD

Receitas de cloud pública ultrapassarão os 180 mil milhões de dólares este ano

O mercado global de serviços de cloud pública deverá totalizar 186 mil milhões de dólares, um crescimento de 21,4% face aos 153 mil milhões de dólares que este mercado gerou em 2017, revela a Gartner

Dentro do mercado de cloud, é o segmento de serviços de cloud system infrastructure (Infrastructure as a service – IaaS) que deverá demonstrar o crescimento mais rápido. Deverá registar um crescimento de 35,9% em 2018 e alcançar 40 mil milhões de dólares. A Gartner aponta também para que os principais 10 providers dominem praticamente 70% do mercado de IaaS até 2021, um aumento de 50% face aos dias de hoje.

“O crescente domínio de providers de IaaS hyperscale deu origem a grandes oportunidades e desafios, tanto para os utilizadores finais como para os outros players de mercado”, comenta Sid Nag, research director, Gartner.

O mercado de IaaS está a tornar-se mais dinâmico, ao oferecer maior eficiência e redução de custos às empresas, porém, o research director adverte para a necessidade de as empresas terem cautela na abordagem ao mercado. “Em resposta às tendências de adoção multicloud, as organizações irão cada vez mais pedir uma forma mais simples de migrar os seus workloads, aplicações e dados entre todas as ofertas de providers de cloud de IaaS sem encargos adicionais”, sublinha Sid Nag.

Apesar do segmento de IaaS ser o que apresentará o crescimento mais rápido, o Software as a Service (SaaS) continuará a deter a maior fatia do mercado global de serviços de cloud pública. As receitas provenientes de SaaS deverão crescer 22,2% e alcançar os 73 mil milhões de dólares em 2018. Em 2021, a Gartner estima que o SaaS represente 45% do total de gastos com software aplicacional.

“O SaaS já se tornou o modelo preferencial em diversas áreas”, afirma Sid Nag “Hoje, os utilizadores de SaaS estão cada vez mais a procurar mais ofertas desenhadas à medida, concebidas de acordo com os seus objetivos de negócio”.

Em Platform as a Service (PaaS), a Gartner estima valores na ordem dois 10 mil milhões de dólares em 2021.

“Embora os grandes fabricantes tenham diferentes influências no mercado, e os clientes se sintam confortáveis com o facto de estes serem capazes de endereçar as suas necessidades presentes e futuras, outros tipo de ofertas de database platform as a Service podem ser uma boa escolha para organizações que queiram evitar algum tipo de exclusividade”, salienta o research director.

Embora continue a crescer, espera-se que o mercado de cloud pública estabilize a partir deste ano, fruto do amadurecimento que este está a sofrer.

IT CHANNEL Nº 49 Julho 2018

IT CHANNEL Nº 49 Julho 2018

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.