2019-8-30

CLOUD

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal

Análise da IDC Portugal indica que a Amazon Web Services é a líder do mercado nacional de PaaS, enquanto a Microsoft lidera os mercados portugueses de IaaS e SaaS

Na mais recente análise ao mercado português de cloud computing, a IDC revela que a Microsoft lidera os serviços de Infrastructure-as-a-Service (IaaS) e de Software-as-a-Service (SaaS) com uma quota de 50% em ambos os serviços, enquanto a Amazon adquiriu uma posição de liderança no mercado de Platform-as-a-Service (PaaS) com uma quota de 35%. E de notar que apenas 6% das organizações nacionais não tem planos de adoção de serviços e cloud computing.

A IDC revela, também, que o ecossistema de cloud em Portugal tem vindo a ser impulsionado pelos principais fornecedores mundiais deste tipo de serviços, onde se incluem não só os líderes Amazon e Microsoft, mas também pela Google.

A despesa com serviços de cloud computing totalizou os 152 milhões de euros em 2018, sendo que os serviços SaaS são a principal despesa em Portugal. A IDC Portugal prevê que o mercado nacional cresça a um ritmo anual médio de 19,8% e que ultrapasse os 377,5 milhões de euros em 2023.

A IDC indica que as organizações nacionais que adotaram iniciativas de transformação digital estão a reformular os seus negócios e a sua tecnologia e que, simultaneamente, estão a reestruturar os seus sistemas. Neste contexto, as tecnologias de cloud computing são um elemento central da transformação.

Mais de dois terços das organizações portuguesas já utilizam serviços, sejam eles públicos ou privados, de cloud. Esta utilização, prevê a IDC, vai continuar a crescer nos próximos anos. Segundo a IDC, mais de metade das despesas das organizações portuguesas já é canalizada para serviços de cloud computing, ainda que com diferentes modelos de utilização.

Também a maturidade associada à cloud tem vindo a aumentar em Portugal. Os mais recentes dados indicam que mais de um terço das organizações nacionais já se encontra nas fases ‘Gerida’ e ‘Otimizada’.

Recomendado pelos leitores

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud
CLOUD

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud

LER MAIS

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional
CLOUD

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional

LER MAIS

Oracle e VMware anunciam acordo para suporte técnico
CLOUD

Oracle e VMware anunciam acordo para suporte técnico

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.