2019-2-01

CLOUD

AWS e Microsoft Azure com forte crescimento no Q4

A Canalys estima que a Amazon Web Services e o Microsoft Azure voltaram a registar um forte crescimento no último trimestre de 2018. A adoção de infraestruturas cloud não mostra sinais de abrandamento

As últimas estimativas da Canalys mostram que a Amazon Web Services (AWS) e o Microsoft Azure cresceram novamente no quarto trimestre de 2018.

A AWS cresceu 46% para sete mil milhões de euros no último trimestre, de acordo com dados da Canalys. O Microsoft Azure, por seu lado, cresceu mais rápido que a AWS, registando um aumento de 76%, para quatro mil milhões, mas permaneceu como o segundo maior fornecedor.

Este crescimento explica-se pelo enorme investimento em infraestrutura que as duas empresas estão a fazer para expandir a sua cobertura geográfica e a atualizar os atuais data centers.

“2018 foi mais um ano de rápido crescimento, à medida que as empresas aceleraram os projetos de transformação digital e migração de carga de trabalho. Esta tendência deve continuar em 2019, com mais clientes a adotar estratégias com várias clouds, incluindo IT híbrida”, explicou o analista da Canalys Research, Daniel Liu. "A AWS manteve o impulso devido à tração dos seus clientes corporativos, enquanto o progresso da Microsoft beneficia das suas iniciativas de IT híbridas de longa data, adotadas pela sua grande base de clientes no local".

Outro ponto chave para a AWS e a Microsoft é o crescente investimento em infraestrutura de data center. De acordo com os últimos relatórios financeiros públicos da Amazon e da Microsoft, os gastos de capital em toda a empresa (CAPEX) continuam a subir anualmente. Estes números não estão restringidos apenas à cloud, mas referem-se a atividades de investimento, incluindo a aquisição de ativos imobilizados ou de instalações. Atualmente, a AWS possui 60 locais de infraestrutura cloud em todo o mundo e existem outros 12 em construção.

Recomendado pelos leitores

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal
CLOUD

AWS e Microsoft lideram fornecimento de serviços cloud em Portugal

LER MAIS

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud
CLOUD

VMware traz melhorias para fornecedores de cloud

LER MAIS

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional
CLOUD

Primeiro ponto de presença em Portugal da Amazon CloudFront já está operacional

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 60 SETEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.