2021-1-09

CLOUD

45% das empresas estão satisfeitas com os resultados obtidos na cloud

Dado o contexto pandémico atual, a cloud apresenta-se como um fator decisivo na sobrevivência das organizações que começam agora a notar o retorno dos seus investimentos em cloud

Nos últimos anos, as empresas têm-se voltado cada vez mais para a migração em cloud para melhorar o seu nível de flexibilidade, eficiência e inovação.

A COVID-19 gerou um novo ponto de viragem, tornando a cloud um fator chave para sobreviver numa era de trabalho remoto, compras online e um ambiente de negócios mais desafiante em geral. O novo estudo "Cloud Results" da Accenture procura determinar quanto é que as empresas estão a progredir em termos do valor do negócio obtido com as suas iniciativas em cloud.

Aqueles que adotam a cloud em geral estão a ver benefícios reais: maior rentabilidade, melhores níveis de serviço e marketing mais rápido. A migração permitiu-lhes reinventar os seus modelos de negócio e uma maior resiliência. Mas nem todas as adoções são as mesmas. As empresas mais bem sucedidas tendem a adotar um grande número de utilizadores. Quase metade (45%) dos utilizadores afirmam ter alcançado os resultados esperados na cloud.

Os utilizadores tendem a associar-se a parceiros tecnológicos para alcançar os seus resultados na cloud, e 29% utiliza serviços de cloud geridos "em grande parte".  Além disso, aqueles que utilizam serviços de cloud gerida são mais propensos a alcançar os benefícios esperados (48%) do que aqueles que não o fazem (35%).

Existem duas outras funcionalidades comuns aos utilizadores de cloud mais bem sucedidos: ser uma grande empresa com mais de 10 mil milhões de euros em volume de negócios, e estar sediada na América Latina ou na América do Norte. As grandes empresas alcançaram o maior sucesso no nível de serviço e na velocidade de marketing.

Tal como o sucesso da migração variou de acordo com a taxa de adoção da empresa, também os obstáculos objeto de estudo. Embora todas os utilizadores enumerassem a segurança como uma barreira primária, divergiram sobre se as suas três principais preocupações incluíam a soberania de dados, a expansão das infraestruturas/aplicações antigas, a falta de competências, a complexidade do negócio e o desalinhamento entre as IT e as empresas.

Beneficiar de todo o potencial da cloud requer mais do que tecnologia. A Accenture conclui então que as organizações devem incorporar novas formas de trabalhar e desenvolver novos papéis e competências. Especificamente, há quatro áreas críticas que precisam de ser abordadas:

-O valor do negócio. Desenvolver uma estratégia em cloud baseada num modelo de negócio para identificar oportunidades de melhoria de receitas e eficiência de custos;

-Recursos humanos e gestão de mudanças. Implementar novos modelos e programas operacionais para evoluir no talento e cultura corporativa, transformando a forma como se trabalha e responde às necessidades em rápida mudança;

-Data e IA. Explorar dados específicos presos em sistemas antigos através de novos modelos de dados em cloud;

-Parceiros. Aproveitar as competências e experiência dos parceiros certos. Os serviços de cloud geridos podem ajudar a aceder a funcionalidades-chave e profissionais, mantendo baixos custos.

Recomendado pelos leitores

Claranet lança serviços de cloud storage com mais performance
CLOUD

Claranet lança serviços de cloud storage com mais performance

LER MAIS

Gastos com infraestruturas cloud voltam a subir
CLOUD

Gastos com infraestruturas cloud voltam a subir

LER MAIS

Exclusive Networks tem pacotes da Nutanix para o Canal de distribuição
CLOUD

Exclusive Networks tem pacotes da Nutanix para o Canal de distribuição

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 78 JUNHO 2021

IT CHANNEL Nº 78 JUNHO 2021

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.