Marta Quaresma Ferreira em 2023-7-10

CHANNEL MEETINGS

“É nas alturas em que há menos vendas que é mais importante o marketing estar alinhado com as vendas”

Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting, defendeu no palco do Channel Meetings a importância de o marketing andar de mãos dadas com o negócio, sobretudo em alturas economicamente mais conturbadas para o mercado

“É nas alturas em que há menos vendas que é mais importante o marketing estar alinhado com as vendas”

Sérgio Azevedo, Managing Partner da Streamroad Consulting

Onde é que fica o marketing quando falamos em negócio? A Streamroad Consulting, a agência de marketing e comunicação especializada no setor do IT, foi pensada, segundo o Managing Partner, Sérgio Azevedo, com o objetivo de ajudar os fabricantes a aplicarem bem os seus fundos de marketing, sem que fossem desperdiçadas oportunidades.

Com um background ligado aos primórdios da distribuição em Portugal (1989), Sérgio Azevedo passou por distribuidoras que lhe ofereceram as visões de vendas e mercado que serviram para impulsionar a criação em 2009 da Streamroad.

Os conhecimentos adquiridos nestas organizações contribuíram para compreender e defender a importância que o marketing tem dentro das empresas, sobretudo em tempos de menor investimento.

“O marketing é muito importante no apoio ao negócio, muito importante na manutenção do negócio existente e também é muito importante na procura do novo negócio”, começa por explicar Sérgio Azevedo numa entrevista, em direto, no palco do Channel Meetings.

Investir em marketing: a alavanca para o negócio

Num negócio em que os Parceiros procuram manter uma relação com o fabricante de forma a oferecer as suas soluções ao mercado da melhor forma possível, o marketing é muitas vezes visto como um “parente pobre”, visto que não há investimento nesta área. No entanto, o Manager Partner defende que é necessário encontrar uma solução para aproveitar os fundos existentes nesta área da melhor maneira, uma vez que o marketing é, também ele, “muito importante para o sucesso das vendas”.

Os métodos “mais tradicionais” como o boca a boca continuam a ser relevantes, principalmente nos mercados mais pequenos, mas existe igualmente um conjunto de estratégias necessárias aos negócios de hoje em dia que devem ser tidas em conta no apoio à venda: “o marketing pode ajudar a reter clientes, pode ajudar a compreendê-los melhor, pode ajudar a ir buscar novos clientes, pode estudar a concorrência, pode ir à procura de tendências, pode ajudar a implementar planos de marketing ou planos de ações”, enumera Sérgio Azevedo.

Marketing deve ser aposta nas empresas

Perante a atual situação económica, o Manager Partner da Streamroad considera que é necessário que as empresas estejam preparadas para o que ainda virá, ainda que as organizações ligadas ao IT sejam, da sua perspetiva, priveligiadas: “provavelmente vai afetar o negócio, principalmente para as pessoas que não trabalham com a Administração Pública. No entanto, eu acho que o nosso setor é até um bocadinho privilegiado aqui porque depois do COVID, e da transformação digital, as empresas olham hoje para as tecnologias de uma maneira completamente diferente. Não quer dizer com isto que haja mais negócio ou que haja fecho de negócios imediatos, mas seguramente existe aqui a oportunidade. Se existe uma oportunidade é ir atrás dela”.

O marketing é, no entanto, uma das primeiras áreas a sofrer um corte no orçamento perante conjunturas económicas mais desfavoráveis. De acordo com Sérgio Azevedo, “é nas alturas em que há menos vendas que é mais importante o marketing estar alinhado com as vendas, para fazer tudo: para alinhar, para ir à procura dos negócios que estavam em standby, para qualificar melhor o pipeline. A ligação entre o marketing e as vendas é fundamental nestas alturas” e acrescenta: “sem marketing não vai haver sucesso nas vendas. Quem desinvestir no marketing naturalmente vai ter mais dificuldades. Aqueles que investirem no marketing quando a tempestade passar vão estar mais bem preparados”. 

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.