2019-1-04

A FUNDO

Advertorial

Powerline continua a ser a melhor opção para levar a Internet a todo o lado

O fabricante alemão devolo, pioneiro e líder em soluções de conectividade powerline, acaba de lançar uma nova geração de produtos que eleva a fasquia e prepara o futuro

Powerline continua a ser a melhor opção para levar a Internet a todo o lado

Nuno Silva | country manager da devolo Portugal

Fundada em 2002 em Aachen, na Alemanha, a devolo AG produziu o seu primeiro adaptador powerline um ano depois. Agora, após 15 anos e 37 milhões de adaptadores vendidos, acaba de lançar uma nova geração de repleta de inovações tecnológicas, os devolo Magic.

O IT Channel falou com Nuno Silva, country manager da devolo Portugal, para tentar perceber melhor o negócio e os planos da empresa para o nosso mercado.

 

A devolo assume-se como pioneira do powerline. Mas ainda hoje muita gente não sabe em que consiste esta tecnologia ou porque é melhor que outras soluções…

No contexto da conectividade e redes, o powerline (por vezes também designado por PLC, que significa PowerLine Communications) é, simplesmente, a tecnologia que permite usar a cablagem da rede elétrica que temos nas nossas casas, lojas ou escritórios, como uma rede Ethernet.

Ao contrário de outros fabricantes, para quem esta tecnologia é apenas mais uma linha de produtos, para a devolo o powerline é o seu “core business”: temos mesmo que ser os melhores, caso contrário não teríamos negócio!

E a verdade é que, ao longo dos anos, fomos pioneiros e inovadores com conceitos, produtos e ideias que os nossos concorrentes só muito mais tarde vieram a copiar. É o caso das tomadas integradas, do Wi-Fi nos adaptadores PLC ou da utilização do condutor de terra para comunicações mais fiáveis.

 

Mas estes são produtos sobretudo interessantes para os utilizadores domésticos…

Sim, mas não apenas. Hoje os operadores de telecomunicações oferecem pacotes com acesso à Internet com velocidades de 200 Mbps ou até 1 Gbps, pelo que estes são produtos que permitem aos utilizadores tirar todo o partido das velocidades contratadas.

Ao contrário de soluções Wi-Fi puras, no powerline a comunicação não é afetada por paredes, uma vez que os dados são transmitidos através da rede elétrica: onde houver uma tomada, pode haver um ponto de acesso à Internet a alta velocidade.

Mas existem também cenários de utilização comercial e profissional: desde os escritórios sem rede estruturada (em que um kit powerline pode resolver fácil e rapidamente os problemas de acesso à Internet e a recursos partilhados), até lojas, cafés e outros estabelecimentos que procuram uma solução económica e fácil de configurar para oferecer acesso à Internet aos seus clientes.

E depois há também cenários de utilização em museus e edifícios classificados, nos quais não é possível fazer intervenções e onde os dispositivos powerline resolvem os problemas de conectividade sem obras.

Finalmente, a devolo tem também uma excelente relação com operadores de telecomunicações na Europa, para os quais fornece adaptadores de forma a que possam ser usados em alguns cenários de instalação.

 

Isso significa que o negócio em Portugal está a crescer?

Sim. Comparativamente com 2017, este ano tem sido de crescimento sustentado e temos, além disso, aumentado o número e relevância de pontos de venda.

Já estávamos presentes em todo o país através das lojas Worten, Media Market, Fnac e El Corte Inglês e, este ano, passámos também a estar nas lojas da rede Auchan (Jumbo e Box).

Mas é um crescimento também motivado pela alteração de hábitos de consumo. Hoje há realidades que não existiam há cinco ou seis anos, como é o caso da popularidade dos serviços de streaming de vídeo e de música, que requerem ligações robustas entre os equipamentos de hi-fi e cinema-em-casa e o router.

Na prática, essas ligações são feitas via Wi-Fi mas, se não forem suficientemente rápidas, obrigam a colar cabos pela casa. A utilização de um kit powerline resolve este problema de forma simples, oferecendo ligações rápidas e fiáveis. Gostamos de dizer que os nossos produtos preparam a casa de hoje para o futuro.

 

Nesse contexto, como vê a nova evolução tecnológica dos produtos da devolo?

Ao longo dos últimos 15 anos tivemos já duas gerações de tecnologia. A primeira chegou aos 85 Mbps. Os nossos atuais adaptadores dLAN começaram nos 200 Mbps e chegaram aos 1200 Mbps. A terceira geração, a que chamámos Magic, foi agora lançada e suporta já 2400 Mbps, o que nos deixa tranquilos em termos de roadmap futuro.

O devolo Magic é um produto que não só incorpora comunicação powerline de topo (baseada na segunda geração da norma G.hn) com integra, nos adaptadores que têm Wi-Fi, funcionalidades “Mesh”.

Contudo, e uma vez mais, é uma solução que vai muito além do que é possível apenas com adaptadores Mesh Wi-Fi, uma vez que conjuga a comunicação via rede elétrica com conectividade sem fios.

 

Conteúdo co-produzido por MediaNext para a Devolo

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.