2022-12-21

A FUNDO

Em Foco

Os produtos de 2022

Com um novo ano a acabar, voltamos a olhar para os principais produtos que chegaram durante o ano de 2022 em três categorias específicas: portátil, impressão e smartphone

Os produtos de 2022

Fim do ano é sinónimo de olhar para o ano que acaba e perceber o que correu bem, o que correu mal e definir novas estratégias para o ano que se avizinha. Mas, também, é altura de olhar para o que de melhor se fez durante o ano.

2022 foi o ano em que tudo voltou um pouco mais ao normal. A pandemia, ainda que tenha causado disrupções pontuais nas empresas, parece ser agora uma preocupação de segundo plano, principalmente com uma guerra no continente europeu.

Ao acabar mais um ano, o IT Channel volta a olhar para o mercado de hardware e perceber quais foram os melhores produtos lançados durante o último ano e que estão disponíveis através do Canal. Portátil, impressora e smartphone são as categorias nas quais o IT Channel se vai focar.

Este ano, o IT Channel considera que os melhores produtos do ano nestas categorias pertencem, respetivamente, à Asus, à HP e à Samsung. No caso do portátil, trata-se do Zenbook 17 Fold OLED, um portátil com ecrã dobrável que chegou este ano ao mercado português.

Já na impressão, o principal equipamento do ano é o multifunções HP Smart Tank 7605 que traz uma nova forma de consumir tinteiros e aproveitar ao máximo o que cada cartucho (neste caso garrafa) traz para utilizar.

Por fim, no lado dos smartphones, o Samsung Galaxy S22 Ultra 5G é um dos melhores dispositivos do ano, altura em que o mercado se começa a virar para os smartphones com ecrãs dobráveis, mas que ainda procura inovar nos smartphones mais ‘tradicionais’. 

Portátil - Asus Zenbook 17 Fold Oled

Os equipamentos vão evoluindo e é isso que tem vindo a acontecer também com os portáteis. Longe vão os tempos de um equipamento portátil grande, robusto e pesado. Agora, são cada vez mais leves.

Procura-se, no entanto, ecrãs grandes para que seja mais fácil trabalhar em mobilidade e, com a chegada dos ecrãs dobráveis, vários fabricantes têm introduzido a tecnologia não só nos seus smartphones, mas também nos seus portáteis.

Exemplo disso é a Asus, que este ano introduziu o Zenbook 17 Fold OLED. Este é um portátil ultracompacto e leve de 12,5 polegadas que, quando se desdobra, conta com um ecrã de 17,3 polegadas e que, sem teclado, pesa apenas 1,5kg.

O ponto menos favorável do equipamento é, de certeza, o preço: 3.999,99 euros. Tal como acontece nos smartphones, ninguém discorda da evolução que a tecnologia está a tomar, mas poucos estarão dispostos a pagar por um equipamento com este preço.

Ainda assim, este portátil dobrável com certificação Intel Evo oferece aos utilizadores dois tamanhos de ecrã OLED num só dispositivo: um grande ecrã tátil 4:3 de 17,3 polegadas 2,5K que se dobra ao meio para criar dois ecrãs 3:2 de 12,5 polegadas 1920 x 12801. Quando dobrado totalmente fechado ao longo da dobradiça de 180° de precisão - testada para suportar mais de 30 mil ciclos de abertura e fecho - é um dispositivo ultracompacto e portátil de 12,5 polegadas mais pequeno do que uma folha de papel A4.

O utilizador tem acesso a múltiplos modos de utilização versáteis - desktop, portátil (com teclado Bluetooth), Portátil (com teclado virtual), Tablet, Leitor e Estendido - são ativados pelo design dobrável em conjunto com o teclado e touchpad Bluetooth Asus ErgoSense de tamanho normal, e cada ecrã pode adicionalmente ser dividido em múltiplas janelas.

O Zenbook 17 Fold OLED está equipado com um processador Intel Core i7-1250U de 12.ª geração, gráficos Intel Iris Xe, 16 GB RAM e um SSD PCIe de 1 TB. A bateria de longa duração de 75 watt-hora inclui tecnologia USB-C Easy Charge, que permite carregamento rápido com a generalidade dos carregadores USB-C ou qualquer carregador com certificação Power Delivery, incluindo o carregador rápido incluído de 65W.

Impressora - HP Smart Tank 7605

O início do ano trouxe um novo multifunções para o mercado português: o Smart Tank 7605 da HP. Este equipamento multifuncional promete “levar a produtividade para outro nível” e conta com uma interface diferente do que é possível encontrar nos equipamentos da mesma gama. O HP Smart Tank 7605 conta com um ecrã que passa despercebido. O ecrã touch está presente no equipamento, mas não gasta energia quando não é necessário.

A grande novidade do Smart Tank 7605 está relacionada com os tinteiros. Nos últimos anos, os fabricantes têm colocado no mercado novas formas de consumir os tinteiros e longe vão os tempos dos cartuchos. Agora, a HP permite adicionar apenas o nível de tinta necessário; em vez de ser comprado em cartucho, a tinta é comprada em garrafas que podem ser adicionadas à medida que é necessária.

É igualmente relevante a forma como se pode ver o nível de tinta no equipamento. Agora, já não é necessário usar software no computador ou ver no ecrã do multifunções qual o nível aproximado dos tinteiros. A frente do Smart Tank 7605 mostra, em tempo real, o nível da tinta, qual o tinteiro mais usado ou qual tem de ser cheio com maior brevidade.

Como equipamento multifunções, o HP Smart Tank 7605 não imprime apenas os documentos do utilizador. Permite, como habitual, digitalizar, fotocopiar e enviar e receber fax. A velocidade de impressão é de até 15 páginas por minuto. A HP afirma que um frasco de tinta HP original permite imprimir até 12 mil páginas a preto e branco ou até oito mil páginas a cores.

O Smart Tank 7605 conta, também, com ligação Wi-Fi de banda dupla com reposição automática, a possibilidade de imprimir rapidamente documentos de várias páginas com a impressão frente e verso automática e ainda com uma aplicação HP Smart que permite imprimir, digitalizar e copiar através de um smartphone.

O Smart Tank 7605 da HP é indicado para as PME que não têm um elevado volume de impressão mensal, mas que, ao mesmo tempo, procuram um equipamento fiável e de grande qualidade para o seu negócio.

Smartphone - Samsung Galaxy S22 Ultra 5G

Nos últimos anos, o mercado de smartphones não tem assistido a grandes evoluções – com exceção dos smartphones com ecrãs dobráveis. No entanto, os dispositivos com ecrãs dobráveis ainda não ganharam uma grande dimensão no mercado, principalmente pelo preço, mas também por ser uma nova forma de utilizar o dispositivo móvel que requer que os utilizadores se habituem.

Numa altura em que o mercado tradicional de smartphones – se assim se pode chamar – passa por um momento de menor inovação, o Samsung Galaxy S22 Ultra 5G destaca-se dos restantes dispositivos presentes no mercado.

Pela primeira vez, a S Pen, uma das características favoritas dos utilizadores de Note, foi integrada num dispositivo da linha S e é, ao mesmo tempo e segundo a fabricante, a S Pen mais rápida e mais responsiva alguma vez desenvolvida pela Samsung. Com 70% menos latência, é possível escrever e desenhar mais naturalmente no ecrã do smartphone. Com a S Pen, o Samsung Galaxy S22 Ultra torna-se mais do que um simples smartphone. Acolhe o legado dos Note enquanto oferece novas formas de explorar o lado mais criativo dos utilizadores e a sua produtividade.

O Samsung Galaxy S22 Ultra foi desenvolvido para tornar os dias de trabalho mais produtivos. Faz parte da primeira linha Galaxy S a ser equipada com o mais recente processador de 4nm, que alimenta o mais avançado processamento de inteligência artificial da Samsung. Também inclui Wi-Fi 6E, até duas vezes mais rápido do que Wi-Fi 6. Isso significa que é possível desfrutar de um desempenho inigualável em todas as aplicações mais utilizadas.

Toda esta potência funciona com a forte bateria do Samsung Galaxy S22 Ultra, o que lhe oferece até mais do que um dia inteiro de utilização após uma carga completa. O Samsung Galaxy S22 Ultra suporta também carregamento super-rápido de 45W, para que possa gravar mais de 50 minutos de vídeo após um carregamento de dez minutos.

Se estiver a visualizar conteúdos ou a criar o seu próprio, o ecrã imersivo de 6,8 polegadas Dynamic AMOLED 2X do Samsung Galaxy S22 Ultra dá vida a tudo com um detalhe superior. Além disso, a tecnologia Vision Booster permite que o ecrã do Samsung Galaxy S22 Ultra ajuste de forma inteligente o brilho ao longo do dia, assegurando-lhe a melhor visualização possível do seu conteúdo mesmo sob luz solar intensa sob o display.

Recomendado pelos leitores

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão
A FUNDO

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão

LER MAIS

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial
A FUNDO

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

LER MAIS

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel
A FUNDO

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.