2018-5-23

A FUNDO

Advertorial

O que precisa de saber sobre Data Centers Híbridos

A nova arquitetura híbrida consiste numa combinação de cloud centralizada, de Data Centers edge regionais e de Micro Data Centers de ponta, próximos dos utilizadores

O que precisa de saber sobre Data Centers Híbridos

Ao longo dos últimos anos, a migração para a cloud foi estabilizando à medida que as aplicações foram sendo externalizadas para a cloud de forma fácil e económica. As aplicações “on-premise” foram simplesmente integradas em operações locais ou deixadas de lado pelo custo associado à sua eventual transferência. Tal forçou uma mudança na forma como as equipas de Data Center gerem os seus recursos com alguns ativos externalizados “off-premise” e outros ainda “on-premise”/“at the edge”.

A nova arquitetura híbrida para Data Centers consiste numa combinação de cloud centralizada, caraterizada por armazenamento e processamento massivos, Data Centers edge regionais que consistem em armazenamento e processamento elevados perto dos utilizadores, e local edge de baixos recursos de processamento e armazenamento muito próximos dos pontos a partir dos quais os dados são consumidos, como por exemplo uma filial ou uma loja de retalho.

De acordo com dados recentes reunidos pelos analistas da 451 Research, até 2019, as organizações antecipam que quase metade (46%) do volume de trabalho empresarial será executado em ambientes IT “on-premise”, com o restante a ser executado em ambientes “off-premise”.

 

Definir caraterísticas do ambiente Data Center Híbrido

O Data Center Híbrido reúne uma série de caraterísticas que estão a começar a emergir e divergem das abordagens tradicionais caídas em desuso. As aplicações tradicionais não são adequadas para ambientes “off-premise”, o que leva cada vez mais organizações a modernizar a gestão da carga de trabalho onde quer que ocorra e a desenvolver novas aplicações para a could. Já a gestão da carga de trabalho diz respeito ao volume de trabalho analisado caso a caso.

Risco, custo e desempenho do serviço de IT são as variáveis que determinam quais dos diferentes ambientes de Data Center se mostram mais eficientes para o volume de trabalho específico. Por sua vez, as ferramentas de software avançadas são cada vez mais utilizadas por empresas que gerem ambientes híbridos, e fornecem uma maior visibilidade para cada uma das três interações de Data Center.

 

Simplificar a gestão

As ferramentas e técnicas especializadas podem simplificar a tarefa de gerir ambientes híbridos. Os Micro Data Centers têm vindo a ganhar visibilidade pelas suas abordagens-chave, que atuam como facilitadores das aplicações em local edge, ideais para o fornecimento de elevada largura de banda, aplicações sensíveis à latência e aplicações loT, que incluem recolha e processamento de dados.

Os Micro Data Centers apresentam caraterísticas diferenciadoras por constituírem infraestruturas de IT autónomas integradas num ou mais bastidores robustos e seguros. O arrefecimento (remoção de ar quente), assim como a distribuição de energia e conexão de rede, formam parte dessas infraestruturas. Outras funções integradas, como segurança física, extinção de incêndio, proteção contra interferência eletromagnética, condicionamento de energia e fonte de alimentação ininterrupta ou bateria também são fornecidas.

Devido às suas dimensões reduzidas e funcionalidades totalmente autónomas, estas configurações de Data Center podem proliferar à medida que mais “coisas” são ligadas à internet e que podem processar e armazenar grandes volumes de dados.

 

Requisitos para software e competências mais avançadas

As novas arquiteturas de Gestão de Data Centers as a Service (DMaaS) são necessárias para gerir os ambientes de Data Center híbridos emergentes. Um deles, o EcoStruxure IT da Schneider Electric, oferece visibilidade e escalabilidade de sistemas de gestão através de uma arquitetura aberta, interoperável e habilitada para IoT. O EcoStruxure IT pode conectar diversos Data Centers e sistemas de IT para permitir que os operadores dimensionem remotamente ecossistemas de gestão, com rapidez e segurança, aproveitando insights de um conjunto exclusivo de “data pool” de utilizadores globais anónimos. Essas informações fornecem visibilidade em tempo real e análises preditivas em todo o ambiente híbrido.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que a expansão dos Data Centers através desta nova abordagem híbrida de cloud centralizada e regional/local Edge abre um conjunto de novas perspetivas para as infraestruturas de IT. Estas podem ser pensadas projeto a projeto de forma transparente e consistente de acordo com todas as Políticas de Segurança mais exigentes, por forma a dar resposta ao crescente fluxo de tráfego.

 

 

Advertorial

Artigo elaborado por Schneider Electric.

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.