2018-1-04

A FUNDO

Micro Data centers, sinónimo de controlo e proteção do negócio

Os data centers modulares chave-na-mão ModSecur, da Maxiglobal, garantem a continuidade do negócio, protegendo-o. Estas soluções adequam-se às necessidades e capacidade de investimento das empresas nacionais

Micro Data centers, sinónimo de controlo e proteção do negócio

Hoje os negócios devem ser constantemente auscultados para que se mantenham protegidos das ameaças ininterruptas. Os ciberataques são uma realidade com a qual as empresas têm de conviver, já que não são mais uma mera possibilidade, mas sim uma certeza. As empresas cuja informação está alojada num data center off premises estão mais expostas a estas ameaças, uma vez que nada podem fazer para proteger a sua própria informação em caso de ataque, incúria ou até desastre natural. No data center físico on-premises existe um controlo muito superior, tanto ao nível do ciberespaço como ao nível do espaço físico da infraestrutura, uma vez que é possível instalar sistemas de segurança de alta fiabilidade que possibilitam o controlo de quem pode ter acesso ao data center. No caso de data centers off-premises, em contexto de cloud pública ou privada, essa segurança esvai-se, uma vez que o cliente não consegue controlar sobre quem entra na infraestrutura, não faz a escolha dos fornecedores dos equipamentos ou até dos técnicos de manutenção. Um exemplo: no final de setembro, alguns clientes de Azure tiveram problemas em conectar-se à cloud pública da Microsoft, dado que os data centers da tecnológica, situados no norte da Europa, tiveram um downtime de 7 horas. O motivo foi uma descarga inesperada de gás inerte para extinção de incêndios durante uma manutenção de rotina. A Maxiglobal trabalha no sentido de criar soluções físicas, desde o desenho à sua implementação, estando sempre de olhos postos no futuro. Atualmente, é a única empresa em Portugal com soluções de data center chave-na-mão, ou seja, que entrega soluções completas e prontas a implementar, sendo apenas necessário garantir o nivel de serviços com manutenções periódicas aos equipamentos. O cliente é o principal foco no desenvolvimento destas soluções que visam a melhoria contínua dos serviços e do sucesso dos negócios.

 

Espaço ou capacidade de investimento não são problema

Dois motivos tendem a ser vistos como um entrave ao data center on premises: a falta de espaço para a sua instalação e os custos de investimento. O Mod- Secur MDC é a reposta para os negócios que se deparem com estas limitações, funcionando também como data center de proximidade ou backup. As suas dimensões compactas permitem que seja alojado em qualquer espaço. Tal como as outras soluções ModSecur, o MDC pode ser disponibilizado ao cliente como MDC as a service. O ModSecur MDC é um sistema autónomo e completo que inclui climatização, sistema de deteção e extinção de incêndios, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de gestão DCIM (Mod- Secur DMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real através de uma plataforma online de acesso restrito. No que diz respeito à eficiência energética, o sistema de climatização do ModSecur MDC – Micro Datacenter, garante não só segurança física de toda a infraestrutura de IT, mas também uma solução redundante em termos de energia e climatização, e de elevada eficiência, com sistemas modulantes e digitais, podendo ser usados sistemas de free cooling. A inclusão deste tipo de soluções, permite uma diminuição exponencial dos custos energéticos da infraestrutura e contribui para reduzir a pegada ecológica das empresas. À semelhança de todos os produtos desenvolvidos pela Maxiglobal, o ModSecur MDC é um produto totalmente criado e desenvolvido em Portugal.

 

Construção a toda a prova

O ModSecur IT Container é a solução ideal para negócios cuja principal preocupação é a segurança da informação crítica do seu negócio, bem como a garantia da continuidade dos seus serviços. É também uma solução completa e plug&play, contendo todos os sistemas do ModSecur MDC, mas em maior escala e com a vantagem de permitir customizar as suas medidas. É uma solução igualmente sustentável e escalável, garantindo que o negócio do cliente esteja sempre preparado para o futuro. A sua construção permite a sua transportabilidade como se de um contentor maritimo se tratasse, para facilitar o seu transporte, o que pode ser uma mais-valia em caso de desastre natural, visto que facilmente é possível deslocar a infraestrutura. Esta solução pode ainda integrar vários sistemas a vários níveis, como videovigilância, free cooling, gestão técnica ModSecur DMS e EMS, entre outros.

 

Mais inovação no horizonte

Em 2017 a Maxiglobal conquistou novos clientes na Europa e em África com as soluções ModSecur IT Container e ModSecur Micro Datacenter, soluções de datacenter completas e portáteis. Em 2018 o objetivo é continuar a inovar, reforçando a investigação e desenvolvimento de novos produtos e soluções ModSecur e dando continuidade ao enfoque nas áreas de gestão técnica e segurança, e nas soluções de datacenters modulares, através das nossas soluções ModSecur EMS, DMS, BMS, ModSecur Micro Datacenter e ModSecur IT Container.

 

Advertorial

 

Conteúdo produzido por Maxiglobal

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.