Advertorial– Óscar Visuña, head of business sales Epson Ibéria em 2018-4-19

A FUNDO

Jato de tinta empresarial

A solução perfeita para reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que se otimizam custos

Jato de tinta empresarial

Óscar Visuña, head of business sales Epson Ibéria

O tema da sustentabilidade e da adoção de tecnologia green tem vindo a conquistar um lugar preponderante na sociedade. Um pouco por todo o mundo, empresas, indivíduos, governos e organizações assumem uma cada vez maior consciência ecológica e social, e o tema da sustentabilidade e poupança dos recursos naturais, parece estar na ordem do dia.

Mas quando entramos no universo empresarial, os negócios atualmente deparam-se com uma questão: como reduzir o consumo de recursos inerente à sua atividade e estar em linha com as metas ambientais europeias e mundiais, ao mesmo tempo que se mantém a eficiência, produtividade e rentabilidade do negócio?

Embora sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico possam parecer dois conceitos que entram em conflito entre si, a verdade é que a tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas no que respeita à otimização de processos, ao aumento da produtividade, à redução dos custos e consumo energético e à diminuição do impacto ambiental. O desafio está em escolher a tecnologia certa. No que à impressão diz respeito, 2018 parece ser um ano de “ponto de viragem” na procura por impressoras a jato de tinta no contexto empresarial, por oposição às tradicionais impressoras a laser.

Segundo dados da IDC, espera-se que a tecnologia a jato de tinta cresça 10,2% na Europa Ocidental até 2020(1). Na última década, o jato de tinta viveu grandes avanços tecnológicos e, hoje em dia, já provou garantir maior produtividade e rapidez de impressão, menor impacto ambiental e redução dos investimentos a longo prazo, como custos de manutenção e de intervenção nos equipamentos.

Mas, muito embora as vantagens sejam evidentes, há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à consciencialização das empresas para a importância da adoção deste tipo de tecnologia inovadora. Neste campo, o canal assume um papel preponderante na educação e consciencialização dos clientes para as várias opções de impressão empresarial existentes no mercado e para as vantagens associadas a cada uma delas, de acordo com os objetivos e necessidades da empresa.

E quando falamos em benefícios, já não falamos apenas numa tecnologia mais green, com menor impacto ambiental. Falamos de vantagens muito claras e cruciais para qualquer empresa, que se refletem nos custos e na produtividade, como(2):

  • O facto de as impressoras a jato de tinta profissionais serem já até 3,5 vezes mais rápidas do que as soluções a laser concorrentes.
     
  • As velocidades de impressão, nos equipamentos empresariais, atingem as 100 páginas por minuto, com custos de impressão reduzidos.
     
  • O consumo energético é até 96% inferior ao de uma impressão a laser, o que se reflete nas faturas de eletricidade de forma muito evidente. 
     
  • O tempo gasto em intervenções no equipamento é muito mais reduzido, tornando as impressoras a jato de tinta mais rentáveis. A manutenção e os requisitos de intervenção nos equipamentos a jato de tinta são até 98% inferiores do que nos equipamentos a laser.

Mas porque os objetivos empresariais, atualmente, já não dizem respeito apenas a metas financeiras e de negócio, tendo as empresas que desenvolver relatórios não financeiros e cumprir objetivos de Responsabilidade Social Corporativa, há que pôr em evidência também as vantagens ambientais que as impressoras a jato de tinta empresarial trazem consigo(2):

  • Redução de até 94% na produção de resíduos.
     
  • Emissão de zero gases nocivos para a camada de ozono e redução do CO2 emitido para a atmosfera em até 92%, quando comparado com as impressoras a laser.

Se olharmos a todos os componentes, a tecnologia a jato de tinta atual pode permitir reduzir até 50% os custos que uma empresa tem com o seu equipamento de impressão. Acredito que o futuro da impressão empresarial passará pela combinação da melhor tecnologia com soluções que garantam uma segurança dos dados e ajudem as empresas a tornar os seus processos mais eficientes e produtivos (como uma boa solução de Managed Print Services). Só assim será possível que os negócios reduzam os seus custos e a sua pegada ecológica a longo prazo.

 

1 Fonte: IDC, Ações de Mercado do Negócio de jato de tinta na Europa Ocidental, 2015.

2 Fonte: Segundo dados dos testes realizados pela BLI durante um período de dois meses, até fevereiro de 2017, comparando com uma seleção de aparelhos concorrentes, a pedido da Epson.

Para mais informações, visite www.epson.pt/inkjetsaving.

 

Advertorial

Conteúdo produzido por Epson

 

 

 

TAGS

epson

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.