2018-12-14

A FUNDO

Análise

Infor reforça aposta no mercado português e pretende desenvolver rede de Parceiros

A estratégia do fornecedor de soluções de enterprise software tem como prioridade o desenvolvimento do seu ecossistema de Parceiros em Portugal

Infor reforça aposta no mercado português e pretende desenvolver rede de Parceiros

A Infor pretende conquistar mais clientes em Portugal, meta que diz não conseguir alcançar somente com recursos internos. A tecnológica norte-americana, que se dedica ao desenvolvimento de software empresarial de génese industrial e logística, com uma oferta que se estende do ERP à gestão e manutenção de ativos, passando pelo CRM e gestão de supply chain, entre outras soluções, pretende conquistar espaço no nosso mercado.

A Infor contratou um regional manager para o mercado português e está a delinear uma estratégia que tem em vista a ampliação da rede de Parceiros. “É essencial”, disse-nos Paulo Rosa, sales manager da Infor em Portugal, durante o Infor Customer Day, evento onde a empresa reuniu clientes e Parceiros em Aveiro no passado dia 15 de novembro.

Grandes oportunidade para cross sell

A Infor tem cinco Parceiros no nosso mercado e não pretende restringir o número de novos afiliados.
“De momento estamos a delinear o perfil de Parceiro que pretendemos”, adiantou Paulo Rosa, realçando que os clientes da Infor “são quase um campo aberto”.
Ou seja, os Parceiros têm a possibilidade de “concretizar mais negócio face aos sistemas que implementam atualmente”.

 

O sales manager fala numa “grande oportunidade ao nível do cross sell”, já que soluções como o Infor Enterprise Asset Management (EAM), para gestão de manutenção e ativos, e o Birst, de business intelligence e analytics, podem ser implementadas sobre ERPs que não sejam Infor. “O ERP continua a ser o grande negócio, mas há muito potencial negócio na área do EAM e do Birst. São uma porta de entrada não só para essas soluções, mas também para que mais tarde seja possível perceber se o cliente tem intenções de mudar de ERP”. No caso do EAM, solução que é considerada “Líder” pelo Quadrante Mágico da Gartner e que é um dos produtos “estrela” da tecnológica, o feedback dos clientes, frisou Paulo Rosa, é muito positivo. “Trata-se de uma solução extremamente flexível e potente - é uma ferramenta de gestão de ativos pura e não um módulo de um ERP, sendo perfeitamente integrável com ERPs de outros fornecedores”.

Desenvolvimento nativo na cloud

A Infor diferencia-se pela sua tecnologia, pela usabilidade das suas soluções (o desenvolvimento dos produtos começa pelo desenho da user experience e da use interface e não o inverso) e acima de tudo pelo facto de toda a oferta ser cem por cento software- -as-a-service (SaaS), suportada por Amazon Web Services. “A Infor disponibiliza cloud suites, porque as organizações não utilizam só o ERP, utilizam outras soluções complementares”, frisou Paulo Rosa. “Os nossos produtos são desenvolvidos de forma nativa para a cloud, mas podem ser comercializados e utilizados on-premises. É muito mais fácil passar um produto cloud para on-premises do que o inverso”. A forma como a Infor dá suporte ao produto também é diferente. “As nossas atualizações não são upgrades, são novas versões”. Oferta adaptada a cada indústria Todos produtos desenvolvidos pela Infor são de génese industrial e logística, o que os diferencia da oferta existente no mercado. “As soluções que existem enfrentam dificuldades na área industrial, na manutenção e até na analítica, por serem muitas delas de génese financeira”, destacou Paulo Rosa. A Infor diferencia-se, aliás, por disponibilizar uma cloud suite completa de ferramentas adaptada a cada indústria e a cada um dos seus setores. A comprová-lo estão os clientes referência que a tecnológica tem na Europa, caso da Triumph Motorcycles, da Ferrari e do CERN. “Os clientes valorizam sobretudo a flexibilidade das nossas soluções, não sujeitas à rigidez da implementação core”

 

“O desenvolvimento de soluções para mercados verticais é um grande diferenciador”

A New Link Solutions, empresa com operações em Portugal, Espanha e também a nível global, é Parceiro da Infor desde 2003 e não pretende deixar de trabalhar com a empresa. “Procurávamos soluções verticais específicas para a indústria, muito especializadas e dirigidas a determinados setores, dentro da própria indústria, algo que encontrámos na Infor”, contou ao IT Channel Fernando Sousa, diretor da área de negócio.

A vantagem de trabalhar com a Infor, acrescenta, prende-se com o facto de “praticamente não ser necessário fazer customizações”, dado que as soluções já estão muito direcionadas às necessidades das empresas do setor industrial. “Encontramos isso na Infor, que investe em soluções para mercados verticais. É um grande diferenciador, além de apostarem muito na evolução das soluções”. Na indústria, a solução que a New Link Solutions mais implementa é o ERP M3, desenhado de raiz para este setor. “Temos esta solução implementada nos mais diversos setores, dentro da indústria – desde a moda aos plásticos passando pelas cerâmicas e distribuição”, conclui Fernando Sousa.

 

Conteúdo produzido por MediaNext Professional Information para Infor.

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