Rui Damião em 2019-2-12

A FUNDO

Análise

Eventos da IDC Portugal terão "abordagens práticas que respondem aos desafios das organizações portuguesas"

Em 2019, a IDC Portugal vai organizar sete eventos. O número de eventos diminuiu, mas as agendas são mais longas e diversificadas, assegura Gabriel Coimbra, Group Vice-President e Country Manager da IDC. Os temas dos eventos de 2019 estarão à volta da “Transformação Digital, Aceleradores de Inovação e Terceira Plataforma Tecnológica” de segurança

Gabriel Coimbra, Group Vice-President e Country Manager, IDC

A IDC é um dos principais nomes a nível mundial em termos de estudos do mercado de IT. Em Portugal não é exceção. Ao longo dos últimos anos, têm sido vários as análises que se focam no mercado português.

Também os eventos são uma referência no mercado de IT nacional. O Directions é, normalmente, um dos principais eventos realizados em Portugal durante o último trimestre do ano. Para este ano, a IDC Portugal decidiu diminuir o número de eventos, mas, de acordo com Gabriel Coimbra, Group Vice-President e Country Manager da IDC, os eventos terão agendas mais longas e diversas com “abordagens práticas que respondam aos desafios concretos das organizações portuguesas”.

O Cloud Leadership Forum é o primeiro dos eventos da IDC para 2019. O evento terá lugar no dia 14 de fevereiro, em Lisboa, e tem início às 09h e final previsto para as 17h30. Gabriel Coimbra explica que este evento vai contar com “painéis de discussão que vão desde a infraestrutura até às aplicações, passando pela segurança”. Os participantes poderão, também, ouvir e ver as apresentações de exemplos concretos de como as organizações estão a migrar para a cloud.

FutureScape 2019

O segundo evento a ter lugar em Portugal será o FutureScape. “Também será um dia inteiro, com diversas sessões paralelas”, explica o Country Manager, e para além das apresentações da IDC, que irá contar com três analistas internacionais, terá o Prof. Jorge Vasconcellos e Sá como keynote de encerramento que irá apresentar “o impacto dos Nobéis Kahneman e Richard Thaler no marketing, muito especialmente nas áreas de pricing e vendas”.

O IDC FutureScape 2019 terá quase uma dezena de sessões paralelas, assegura Gabriel Coimbra. Entre estas sessões paralelas, a IDC vai apresentar “previsões específicas para vários mercados e tecnológicas através de sessões interativas e dinâmicas” de uma hora e meia. Next Generation Security, Cloud Computing, Social Business, Customer Experience e Future of Work são apenas alguns dos temas que serão abordados no FutureScape.

Empresas nativas digitais

Gabriel Coimbra explica que, em todos os eventos, a IDC pretende “discutir como as empresas incumbentes podem transformar-se em Nativas Digitais”. Para isso, a organização definiu como empresa nativa digital “qualquer empresa capaz de dimensionar as suas operações e inovar a um ritmo bastante superior aos negócios tradicionais e não apenas às startups, que nasceram nos últimos anos e que têm uma forte componente digital”.

Para o Group Vice-President da IDC, as empresas nativas digitais “estão altamente centradas nas necessidades dos seus clientes e têm uma força de trabalho capaz de reconhecer e aceitar riscos, à medida que procuram inovar continuamente”. Para que as empresas tenham sucesso no processo de transformação digital é necessário que tenham em consideração a adoção das tecnologias da Terceira Plataforma, como Cloud, Mobilidade, Social e Big Data, e dos Aceleradores de Inovação, como IoT, Robótica, Inteligência Artificial, Blockchain, entre outras.

É com estes temas em mente que a IDC organiza outros eventos, como a Porto International Cyber Security Conference, Big Data & Data Science in Digital Transformation, IDC & AFCEA CyberSecurity Forum e eXperience Agile 2019 & DevOps Forum. O IT Channel será Media Partner de todos os eventos da IDC Portugal ao longo de 2019.

IDC Directions

Tal como o FutureScape no primeiro semestre do ano, também o IDC Directions tem como objetivo abordar temas transversais com o objetivo de identificar as principais tendências tecnológicas e qual o impacto no negócio e no IT das organizações portuguesas.

A edição de 2019 ainda está longe – só terá lugar em outubro -, mas Gabriel Coimbra revelou que “o título será Multiplied Innovation: Scaling a Technology Revolution, e, para além, da Transformação das organizações, focaremos muito o tema da Transformação das pessoas”.

 

O IDC Cloud Leadership Forum decorre no próximo dia 14 de fevereiro e tem início às 08h30 e fim às 17h15. Os leitores do IT Channel têm acesso a 50% de desconto na aquisição do bilhete através da colocação do código IDCCLOUDITCHANNEL. As inscrições podem ser feitas através do site do evento.

Recomendado pelos leitores

Cloud híbrida e o estado da distribuição portuguesa em destaque na edição de novembro do IT Channel
A FUNDO

Cloud híbrida e o estado da distribuição portuguesa em destaque na edição de novembro do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

IT CHANNEL Nº 62 NOVEMBRO 2019

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.