2018-7-24

A FUNDO

Dell EMC SC Series: escalabilidade e rapidez no máximo

O portfólio SC Series (7.3) Dell EMC inclui novas funcionalidades e novo hardware, que revoluciona de forma acentuada os modelos de tradicionais dos arrays

Dell EMC SC Series: escalabilidade e rapidez no máximo

Desde 2015 que a tecnologia flash (NAND) permite tempos de resposta muito baixos (latência) e desempenhos elevados (Throughput e IOPs) permitindo às organizações atingir níveis altos de produtividade. Hoje as organizações investem em equipamentos de suporte a dados (SAN) para 3 a 5 anos, apostando sempre numa proteção de investimento que é o SSD (NAND). O custo versus o desempenho por TB do NAND, comparado com o disco mecânico, é manifestamente inferior.
 

Potenciar grandes densidades, eliminando silos de storage e servidores

Para potenciar estas novas capacidades de desempenho dos discos NAND, a Dell EMC lançou recentemente um refresh tecnológico de hardware e software na linha SC Series, que revoluciona os equipamentos de armazenamento (SAN) do mercado, aumentando o desempenho e potenciando grandes densidades de sistemas, eliminando silos de servidores e armazenamento. Nas melhorias no SC Series em termos de hardware, salienta-se a introdução de novas interfaces de FrontEnd de conectividade iSCSI SFP28 e Fiber Channel 32.
 

Primeiro Storage End-to-End a 100Gb/s iSCSI

O SC Series é o primeiro Storage do mercado de mid-range a suportar placas FrontEND iSCSI de 25Gb/s (SFP28), 40Gb/s e 100Gb/s (QSFP28). Ter uma infraestrutura End-to-End a 100Gb/s é possível com a combinação de switches de 25/100Gb/s (S4148F) e placas iSCSI TCP-of-load-Engine. Um par de controladores SC poderá suportar mais de 16x portas a 100Gb/s iSCSI, permitindo um novo nível de densidade de comunicação de dados entre os servidores e o armazenamento (SAN). Com este tipo densidade na conetividade as organizações conseguem, por exemplo, criar sistemas de virtualização de densidade elevada, consolidando vários silos de servidores e infraestruturas de comunicação, reduzido os custos associados a uma enorme proliferação de máquinas de suporte á virtualização.
 

Farm de Storage heterogénio. As organizações crescem em função das necessidades

A Série SC de DellEMC permite, desde a versão 6.7 de software, a federação de controladores, permitindo criar uma farm de arrays ligados entre si. O sistema federativo do SC Series que vem de base na configuração permite virtualizar os volumes entre controladores heterogéneos partilhando os recursos de cache, processadores, portas, etc. aumentando o desempenho on-demand dos sistemas ligados. O software Live-Volume permite adicionar funcionalidades de metro/streched Cluster com funcionalidades de fault tolerence. A nova versão 7.3 adiciona a esta tecnologia o ALUA (Asymmetric Logical Unit Access) à infraestrutura de clusters/federação, melhorando o desempenho sem precedentes. As organizações podem começar apenas com dois controladores e crescer até 10 controladores, independente do modelo ou geração que inicialmente adquirem da linha SC Series. A linha SC é um verdadeiro sistema Scale-IN e Scale-OUT.
 

O fim do HotSpare. Recuperações mais rápidas

Uma das ineficiências dos sistemas de armazenamento é a necessidade de ter discos dedicados em standby (hotspare) para que, em caso de falha dos discos de produção, estes sejam substituídos sem perda de dados. A linha SC series, com este novo update, permite distribuir blocos de dados vazios pelos diferentes discos, permitindo uma eficiência ímpar no espaço necessário para garantir a substituição de um disco, aumentado a velocidade de recuperação em caso de falha de um disco.
 

Multithreading para armazenamento de dados. Um novo nível de serviço em sistemas mid-range

Apenas alguns sistemas de armazenamento High- -END como o VMAX e o PowerMax da Dell EMC permitem a alocação automática de cores de processamento entre o FrontEnd e BackEnd em função da necessidade crítica de desempenho do sistema de armazenamento, entre muitos outros sistemas de controle dos níveis de serviço garantindo desempenho sem precedentes. A linha SC Series com este novo update de software (7.3) detém a capacidade de alocar threads para os múltiplos recursos de forma dinâmica. Esta nova funcionalidade e arquitetura de multithreading permite um aumento de desempenho significativo, mesmo em sistemas de gerações anteriores.
 

Vasto portfólio de soluções, uma consola de gestão

A porta de entrada para a gestão de um sistema de armazenamento é a sua consola de gestão. A Dell EMC detém um rico portfólio de sistemas de armazenamento. Com este novo update de software, a linha SC Series irá também ter como consola de gestão direta o Unisphere e o Unisphere Central para multi-sistemas. Para a Dell EMC, é imperativo que os gestores de IT tenham uma curva de aprendizagem baixa, independentemente do tipo de sistema que adquiram no vasto portefólio de soluções de gestão de dados. Esta integração é complementada pelo software de gestão de histórico que pode estar na cloud da Dell EMC através do CloudIQ, ou localmente.

 

Distribuído pela Ingram Micro Portugal

 

 

 

Advertorial

Aragão Rio | EMEA WER (Iberia) – Senior Storage Systems Engineer Dell EMC | Storage | MDC

 

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.