Colt – Advertorial em 2017-8-01

A FUNDO

Conetividade dedicada à Cloud

A Cloud já é entendida como fundamental para a agilidade dos negócios. O próximo passo é redirecionar o foco para um dos mais fundamentais elementos da infraestrutura de IT: a rede

Conetividade dedicada à Cloud

O comboio da Cloud partiu da estação

Em 2017, vivemos em plena primavera da Era da Cloud, com a adoção do modelo a consolidar-se no mainstream comercial e as suas vantagens e benefícios a serem progressivamente reconhecidas pela maioria das empresas, independentemente dos setores de atividade ou geografias.

Segundo a IDC, é de esperar que em 2020 mais de metade do investimento empresarial em infraestruturas e software de IT se destine a serviços com base em Cloud, e mais de 85% das organizações irão apostar em arquiteturas multi-cloud até 2018, à medida que a estratégia “Cloud-First” de hoje nos conduz a cenários futuros “Cloud-Only”. Atualmente, o principal desafio passa pela transição das estruturas de IT existentes para a Cloud.

À medida que a utilização da Cloud se torna mais complexa e fundamental para as operações críticas das empresas, a necessidade de um acesso de maior qualidade e flexibilidade às aplicações na Cloud faz com que se torne essencial melhorar o aprovisionamento da WAN de forma a cumprir as exigências de um modelo “Always-on-Cloud”.

Como tal, a próxima etapa neste processo será redirecionar o foco para um dos mais fundamentais elementos da infraestrutura de IT: a rede.

O impacto da rede na sua utilização da Cloud

Nesta era da Cloud, as empresas direcionadas para o futuro abandonam a prática legacy de comprar, construir e manter uma infraestrutura de rede local, optando por criar parcerias com fornecedores e operadores da sua confiança para beneficiar da flexibilidade oferecida por serviços On Demand. O uso de software está a tornar as redes mais flexiveis, inteligentes e progressivamente mais alinhadas com o que são os objetivos do negócio core, o que oferece em retorno a capacidade das empresas maximizarem a agilidade e as iniciaivas da transformação digital essenciais para os seus sucessos futuros.

Perante estas questões, negócios globais estão a começar a descobrir o potencial de tecnologias de próxima geração como o SDN (Software Defined Networking). Ao escolher uma rede inteligente baseada em software, os profissionais desperdiçam menos tempo e recursos na gestão da rede e podem focar-se em ajudar o negócio, enquanto beneficiam da visibilidade, agilidade e flexibilidade que apenas uma solução auto-gerida pode oferecer.

Neste momento, a tendência é a adoção de soluções On-Demand que disponibilizem um portal ou um conjunto de APIs que permitam usar, aprovisionar e orquestrar os serviços de rede em tempo real ao mesmo tempo, fazendo a integração com redes de terceiros.

Desta forma, assistimos a um aumento exponencial de eficiência tendo o cliente de pagar apenas pelos recursos de que necessita. Este modelo tem como vantagens adicionais a redução do trabalho administrativo (processo de encomenda, gestão de inúmeras licenças de software para equipamentos de rede), menores necessidades de formação e agilidade na implementação.

Ao utilizar uma rede On Demand, as organizações serão capazes de reduzir o custo total das operações ligadas ao seu ambiente de redes em média 10 a 28%, em comparação com um cenário em que compram e operam o equipamento de redes por si mesmas. Neste momento, tanto o Microsoft Azure como a Amazon Web Service (AWS) estão disponíveis na plataforma On Demand da Colt, permitindo ligações à Cloud do Azure em tempo real a partir de 200 data centers e cinco mil edifícios empresariais. Através do versátil portal self-service da Colt, os seus clientes podem controlar a sua rede e os seus custos e simultaneamente gerir os recursos da sua largura de banda em função das necessidades do negócio. Os serviços On Demand possibilitam uma experiência em tempo real: gerir, aprovisionar e adaptar os seus serviços em minutos e não semanas. O modelo de faturação por hora permite pagar pela largura de banda usada sem obrigar a compromissos de longa duração.

Desta forma pode ter uma experiência de ligação de rede de baixa latência consistente, sem instabilidades nem perdas de sinal.

Dedicated Cloud Access – uma nova experiência de utilização da Cloud

Neste momento, empresas de todas as dimensões estão a recorrer a serviços de Cloud como Microsoft Azure, Amazon Web Services e Google Cloud Platform, através de uma ligação pública de internet.

Esta solução oferece pouca flexibilidade, fiabilidade e segurança e implica uma faturação fixa independentemente do uso da largura de banda.

Uma ligação dedicada aliada a um serviço On Demand permite o controlo da largura de banda via portal Web com conetividade Ethernet a sites especificos em tempo real e em modelo pay per use. A solução Dedicated Cloud Access (DCA) da Colt oferece aos negócios uma experiencia de utilização da Cloud bastante superior quando comparada com o recurso a uma ligação via internet pública.

Ligação à Cloud Internet pública VS Ligação dedicada

Diariamente, os líderes e managers de IT procuram responder aos desafios de encontrar soluções que preencham as necessidades das suas empresas de forma a potenciar o crescimento do negócio e a sua adaptação às constantes alterações nas necessidades e exigências das suas indústrias.

Preocupações com segurança, performance e resiliência podem ser colmatadas através da adoção de uma ligação dedicada à Cloud, ao mesmo tempo que se reduzem os custos e se aumenta a produtividade da empresa.

Questões de segurança estão no topo das preocupações de muitas empresas, que procuram garantias de que a sua informação sensível e operações críticas estão protegidas. Ao usar um acesso público à internet as probabilidades de estar exposto a ataques informáticos e a outras falhas de segurança são mais elevadas – mesmo recorrendo a encriptação – uma vez que existe uma superfície de ataque infinita. Estudos mostram que, em 2016, as falhas de segurança aumentaram em 36% com 431 milhões de novas variantes de malware e uma taxa de e-mail spam de 53%.

Uma ligação privada ajuda a prevenir estes riscos e oferece às empresas um maior controlo, permitindo o acesso a links dedicados sem necessidade de utilizar o mundo público (internet). Usando uma ligação direta entre os data centers e edifícios da empresa e a Cloud (Microsoft Azure, Amazon Web Services, VMWare ou outros), consegue- se um serviço mais rápido, estável, com menor latência e maior largura de banda. Uma estrutura mais simples representa menos pontos possíveis de falha e, consequentemente, uma rede mais resiliente. As empresas podem reduzir despesas ao segmentar os seus “workloads” por ligações privadas e, simultaneamente, usar fornecedores de redes locais mais económicas nas suas ligações e operações menos críticas. A experiência do utilizador é melhorada ao mesmo tempo que as despesas com a rede diminuem. A solução Colt DCA permite às organizações poupar tanto nos custos de rede como nos de gestão, conseguindo mais por menos. Este acesso dedicado da Colt disponibiliza mais do que uma ligação standard à Cloud: estão disponíveis inúmeras opções de resiliência, diversidade, bem como diferentes opções de largura de banda.

Para melhor servir as empresas a Colt oferece, além das soluções Ethernet point-to-point, opções como hub and spoke e soluções integradas em IP VPN bem como serviços profissionais para setup da solução. Muitas empresas portuguesas de setores como a Banca, Seguros, Turismo, Saúde e Tecnologia estão na linha da frente da Era da inovação utilizando a Colt IQ Network para chegar à sua Cloud. A maioria dos gestores de IT gastam mais horas de trabalho a apagar fogos e a resolver problemas desnecessários quando poderiam investir o seu tempo e energia em estratégia, planificação e pesquisa. Ferramentas melhores e mais eficazes podem permitir que estes profissionais acrescentem mais valor ao seu negócio, em vez de passarem o dia presos a tarefas administrativas ou a fazer trouble shoot de problemas de performance. Ao minimizar o tempo despediçado em assuntos desnecessarios, a equipa de IT pode produzir mais e ajudar as suas empresas a crescer e prosperar, e não passar os dias a tentar manter a cabeça fora de água.

Oportunidade para o Canal de Parceiros

Os modelos Cloud obrigam os parceiros de TI a acrescentar cada vez mais valor às soluções que apresentam aos seus clientes. É, pois, obrigação destes especialistas encontrarem no mercado as melhores opções de acesso à Cloud. Em Portugal a Colt é a única empresa capaz de fornecer um serviço de rede “end-to-end” em infraestrutura própria de elevada qualidade entre as empresas e as principais Clouds localizadas na Europa.

A Colt está neste momento à procura de parceiros com know-how em ambientes Cloud e com capacidade de fornecer serviços mais abrangentes, tendo diferentes modelos de parceria disponíveis.

 

 

Advertorial

Artigo autoria de Colt
 

 

 

Recomendado pelos leitores

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão
A FUNDO

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão

LER MAIS

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial
A FUNDO

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

LER MAIS

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel
A FUNDO

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.