2018-5-30

A FUNDO

Advertorial

Como beneficiar da cloud privada?

As organizações com aplicações sensíveis ou estratégicas podem desfrutar de todos os benefícios de uma arquitetura cloud on-premises, no data center, através da IBM Cloud Private (ICP)

Como beneficiar da cloud privada?

Para a maioria das pessoas, a cloud (pública) representa o acesso ao consumo de recursos de computação alheios. O que supostamente se perde em controlo de ambiente, ganha-se noutras perspetivas, nomeadamente melhor capacidade de provisionamento com acesso dinâmico a recursos de computação para construir, testar e dimensionar qualquer tipo de aplicações e serviços. Mas o que é que acontece quando, por motivos estratégicos ou regulatórios, não é possível ceder qualquer controlo e/ou benefícios cloud que são desejáveis em formato On-Premises/DataCenter?

Muitas organizações debatem-se com a necessidade de trabalhar mais depressa, apresentar resultados mais cedo e redimensionar indefinidamente. Porém, em muitos casos, não é possível executar as aplicações na cloud pública. Muitas vezes os limites dizem respeito a requerimentos legais ou regulatórios. Outras vezes as empresas não querem que os seus recursos estratégicos estejam fora da organização.

Quer isto dizer que as organizações com aplicações sensíveis ou estratégicas vão perder a oportunidade de desfrutar dos benefícios de uma arquitetura cloud? Não. Acreditamos que a cloud privada pode trazer os benefícios de uma cloud pública, atrás da firewall da empresa.

 

Porquê a IBM Cloud Private?

A ICP é uma plataforma pensada para o desenvolvimento de uma arquitetura de microserviços, abordagem que tem vindo a ganhar ímpeto dentro das comunidades de developers empresariais ao longo dos últimos anos. Muitas das vantagens dos microserviços advêm do isolamento de recursos, da possibilidade de fazer scale-up/scale-down, e do movimento ágil dos workloads de aplicações.

Contudo, à medida que o número de microserviços por aplicação aumentam, a gestão e investimentos tornam-se cada vez mais complexos. Os developers precisam de descobrir serviços pré-existentes para evitar a duplicação, enquanto os administradores precisam de garantir que podem monitorizar e proteger o ambiente.

Por este motivo, a IBM concebeu uma plataforma que tanto developers como administradores podem usar para construir, implementar e gerir workloads empresariais de aplicações Cloud Native e que tiram partido de uma arquitetura baseada em microserviços.

 

Serviços de aplicação: Serviços de aplicação são ambientes de execução, middleware, dados e outros serviços de valor acrescido que podem ser integrados em aplicações cloud-native ou conetados a aplicações pré-existentes. A ICP facilita a manutenção de um ambiente de execução flexível baseado numa variedade de workloads.

A IBM oferece bases de dados e middleware tanto open-source como proprietárias para que os negócios possam construir aplicações de forma mais rápida e segura. Juntamente com capacidades de construção e execução de workloads empresariais, oferecemos também suporte suplementar para executar capacidades como machine learning e analítica mais rapidamente ao tomar partido de clusters de GPU.

Estes serviços de aplicação foram construídos ou re-imaginados para workloads cloud-native e trazem consigo a longa história e experiência da IBM com workloads empresariais. Os developers podem usar os serviços de aplicação que querem e conhecem, enquanto os administradores podem ajudar a garantir que o catálogo de serviços está atualizado e é disponibilizado às equipas de development adequadas.

 

Todo o poder da IBM Cloud Private nas suas mãos – por onde começar?

Community – A IBM Cloud Private Community oferece uma plataforma para desenvolver e gerir aplicações containerized em on-premises. A ICP é um ambiente integrado para gerir containers que pode incluir orquestração Kubernetes, um repositório privado de imagens, uma consola de gestão e frameworks de monitorização. A versão Community está disponível para free trial em ambientes de não- -produção.

Cloud Native – Desenvolva e implemente aplicações cloud-native com a IBM Cloud Private - Cloud Native, que impulsiona a transformação do negócio ao armar developers de opções de linguagem, ambientes de execução e serviços para construir aplicações e microserviços cloud-native. Esta solução facilita também a inovação com base em serviços novos e pré-existentes, como Blockchain, machine learning, dados e capacidades cognitivas, que os developers possam integrar nas suas aplicações.

Enterprise – Modernize as suas aplicações existentes com a IBM Cloud Private – Enterprise. Durante anos, as empresas investiram (e querem continuar a tirar partido desse investimento) em middleware IBM, que é a base sobre a qual muitas das suas aplicações criticas são construídas.

Com novas versões de middleware containerized IBM disponíveis através da ICP – Enterprise, as organizações podem otimizar investimentos prévios e modernizar aplicações pré-existente para ajudar a impulsionar futura inovação no negócio. IBM Cloud Private Enterprise oferece uma plataforma focada e concebida para aderir às melhores práticas de development com a agilidade Cloud, com o Governo e Segurança On-Prem/DataCenter para aplicações Cloud Native construídas sobre Micro-Serviços e API's.

 

 

Advertorial

Artigo produzido por Arrow ECS

 

Recomendado pelos leitores

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão
A FUNDO

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão

LER MAIS

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial
A FUNDO

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

LER MAIS

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel
A FUNDO

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.