Advertorial– Cisco / Comstor em 2018-9-25

A FUNDO

Cisco Meraki – Toda a segurança e escalabilidade da conetividade na cloud

Uma solução de networking controlada na cloud é a forma mais fácil e intuitiva de gerir equipamentos e dispositivos dos utilizadores

Cisco Meraki – Toda a segurança e escalabilidade da conetividade na cloud

A Cisco Meraki, a área da Cisco que regista atualmente maior crescimento, inclui um portfólio completo de equipamentos de networking (Wi-Fi, Segurança, Videovigilância, Switching e Mobile Device Management), todos geridos integralmente na cloud A gestão baseada na cloud permite que todo o processo de instalação, gestão e troubleshooting seja feito de uma forma muito intuitiva e numa fração do tempo das infraestruturas tradicionais.

As redes são criadas e geridas através de uma interface web (Dashboard Meraki), sem qualquer comando de linha ou cablagem, que se torna desnecessária. Toda a configuração pode, portanto, ser feita remotamente e inclusive antes de o equipamento ser instalado, dado que assim que são conetados os equipamentos vão criar automaticamente uma VPN para a Cloud Cisco e deste modo importar as configurações previamente realizadas.

Os mercados que mais rapidamente adotaram a tecnologia Meraki foram as grandes cadeias de retalho e hotelaria. No entanto, com a expansão do portfólio, aos dias de hoje, as soluções Cisco Meraki abrangem as mais variadas dimensões de projetos, desde as pequenas redes integradas até às grandes redes empresariais distribuídas.

Em que situações faz sentido?

As vantagens únicas das soluções Meraki, nomeadamente na componente de hotspots públicos, com a informação analítica e de reporting gerada, transformam a utilidade da rede Wi-Fi, de uma simples commodity para uma verdadeira e poderosa ferramenta de marketing, com uma visibilidade sem precedentes sobre o perfil e caraterísticas essenciais dos visitantes.

Outra das mais-valias da solução, que só se torna possível numa implementação total de Cloud Networking como a da Cisco Meraki, é a facilidade com a qual novas funcionalidades são implementadas, de uma forma transparente e sem qualquer custo, nas soluções e equipamentos já existentes através de simples upgrades na interface de gestão web. Isto significa que, pela primeira vez, adquirimos equipamentos que vão efetivamente valorizar ao longo do seu tempo de utilização.

Trata-se de um conceito verdadeiramente disruptivo no mercado, contrariando a tendência habitual de desvalorização e obsolescência dos equipamentos de Networking.

Seguro

Num momento em que a “cloud” é um termo utilizado para denominar múltiplas tecnologias e plataformas, importa referir que o “Cloud Networking” da Meraki implica que para fora da rede do cliente são apenas enviados e recebidos meta dados, relativos à gestão das redes e a sua analítica, e que nenhum tráfego da rede interna passa por qualquer servidor da Cisco.

Isto mesmo é comprovado pelas diferentes certificações de segurança atribuídas à Cisco Meraki e a razão da utilização desta tecnologia por clientes, tradicionalmente, de áreas mais sensíveis como as da saúde e da banca. Para o tremendo sucesso da Meraki, também em Portugal, contribuíram definitivamente as caraterísticas de “Lean IT” ou “Fast IT” plenamente incorporadas no ADN da Meraki e que no fundo traduzem a facilidade e velocidade conseguidas desde a fase de projeto até à da implementação, com a adotação de uma solução Meraki – algo muito valorizado no mercado português.

Em concreto, conseguimos através de uma implementação Cisco Meraki um retorno do investimento muito mais rápido, não só pela valorização imediata dos dados a que a rede nos vai permitir aceder e rentabilizar, mas simultaneamente pelos custos substancialmente mais baixos de deployment, gestão e manutenção que são feitos com um número substancialmente menor de recursos e tempo despendido, que numa rede tradicional.

Distribuição certificada

A Comstor é o único distribuidor Cisco em Portugal certificado para formar os Parceiros através do programa Cisco Meraki 360, que inclui uma sessão de formação de um dia com uma componente teórica e prática de configuração dos diversos equipamentos do portfólio. Atualmente, a Cisco Meraki, em conjunto com a Comstor, está a fazer uma aposta significativa no mercado das PME, em Portugal, o que significa que existem campanhas ativas para este segmento, nomeadamente nos equipamentos de conetividade e segurança integrados (gama Meraki MX), Wi-Fi (gama Meraki MR) e câmaras de videovigilância (gama Meraki MV), assim como um investimento significativo em ações de formação e certificação para a rede Parceiros.

 

 

Advertorial

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.