Diana Ribeiro Santos em 2022-4-12

A FUNDO

IT Channel Survey 2022

Apesar do contexto, os Parceiros estão mais otimistas do que em 2021

O IT Channel Survey é um estudo sobre o ambiente de negócios no Canal de IT e a perceção que os Parceiros têm sobre o futuro dos seus negócios

Apesar do contexto, os Parceiros estão mais otimistas do que em 2021

Pela segunda vez em Portugal, foi realizado um estudo sobre a perceção dos Parceiros de Canal sobre o mercado de IT, o balanço que fazem, as perspetivas para o futuro e a relação com a indústria das tecnologias da informação.

O IT Channel Survey foi realizado no decorrer do mês de março ao universo de leitores do IT Channel e tem como principal objetivo comparar a evolução ao longo dos anos do ambiente de negócios. Foram obtidas 218 respostas na totalidade, sendo que os resultados apresentados incidem sobre uma amostra de 187 respostas de empresas que cumpriram os critérios de admissão do inquérito.

Após análise dos resultados, é possível verificar que a grande maioria (49,2%) das respostas são provenientes de empresas com menos de dez colaboradores, sendo que 28,9% têm mais do que 50 trabalhadores.

A grande maioria dos inquiridos qualifica-se como Managed Services e Integrador correspondendo a um total de 61,5%, sendo que os restantes 38,5% se dividem entre VAR, Resellers e Retailers.

Este ano, o IT Channel atribuiu o prémio “Five Stars Award”, uma distinção aos cinco fabricantes com melhor relação com os Parceiros, segundo o próprio Canal.

 

VARIAÇÃO DO VOLUME DE VENDAS

2021 ficou também marcado pelo regresso, ainda que tímido, à normalidade. Quando questionados sobre a variação do volume de vendas entre o primeiro trimestre de 2021, um período díspar e marcado pelo segundo confinamento geral, e o primeiro trimestre deste ano, 27,7% dos inquiridos admite não ter sentido uma variação expressiva, ainda que a maioria (43.6%) tenha descrito uma variação positiva.

 

 

PERCEÇÃO DO FUTURO: PERSPETIVA DE 2022 FACE A 2021

Se, em 2021, os indicadores sobre estratégia de negócio eram bastante positivos e moderadamente positivos em relação ao Volume de Vendas, à Rentabilidade e à Obtenção de Novos Clientes, este ano a perceção sobre o futuro mudou.

 

De março de 2021 para março de 2022, todos os indicadores de confiança sobem, especialmente a perspectiva sobre a capacidade de atrair novos clientes.

 

Quanto aos indicadores do ambiente de negócios, de uma forma geral, a maioria dos inquiridos acredita que o Volume de Vendas seja melhor em 2022 quando comparado com 2021, uma vez que 44,6% afirma que este será um aspeto Melhor ou Muito Melhor no decorrer deste ano.

No ano passado, o indicador geral era sete; este ano, o mesmo indicador geral é de 12, o que mostra um otimismo no que diz respeito à Rentabilidade, aos Novos Potenciais Clientes e à Estratégia de Negócio.

Em conformidade com o que aconteceu no último Channel Survey, as empresas continuam a desconfiar da capacidade dos clientes conseguirem assumir os compromissos para os quais é possível mobilizá-los comercialmente.

Atualmente, a Liquidez dos Clientes é apresentada como o maior problema no que diz respeito à perceção do futuro dos inquiridos, uma vez que 32,3% definem este ponto como Insatisfatório ou Pouco Satisfatório.

Quando questionados em março de 2021, ainda em confinamento parcial da pandemia, o único vetor de confiança negativa era a liquidez dos clientes.

 
 

O indicador geral de confiança no mês passado subiu para 12 pontos. A liquidez continua a ser o único vetor negativo na confiança dos Parceiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

A FATURAÇÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE (Q1) DE 2022

Quanto às perspetivas de faturação para o ano de 2022, a grande maioria mostra otimismo. 62% da amostra espera crescimento, sendo que o valor mais expressivo é o crescimento entre 5% a 10%, com 22,6% das respostas. Ao mesmo tempo, cerca de 11% espera um decrescimento superior a 10%.

 

OS VERTICAIS

 

 

Quanto aos setores que apresentaram um maior crescimento e quais foram mais rentáveis, o IT Channel Survey deste ano reflete que, à semelhança do ano transato, Portugal continua a ser um país de serviços.

Os setores que os Parceiros acreditam que se desenvolverão mais no futuro estão ligados a áreas de serviços, comércio e distribuição, tech e indústria.

Quando comparado ao que foi relatado no ano passado, os Parceiros apostam menos em setores como a saúde e revelam um otimismo face ao vertical do turismo, uma vez que este é um setor que, apesar de ter sido afetado pela pandemia, tem demonstrado estar em recuperação.

 


PERFIL DAS EMPRESAS QUE RESPONDERAM AO ESTUDO

Inquérito aos subscritores digitais do jornal IT Channel que decorreu ao longo do mês de março em plataforma web.

  • Questionários válidos recebidos: 218 empresas

  • Questionários com todos os requisitos: 187 empresas

  • Número total de referências a fabricantes: 413

  • Número de total fabricantes mencionados: 127

  • Número de fabricantes com amostra >3% : 27

 

 

O IT Channel disponibiliza, a pedido, informação estatística complementar, mas anonimizada, aos fabricantes visados.

 

Recomendado pelos leitores

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão
A FUNDO

Data center e edge: a visão de um mercado em expansão

LER MAIS

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial
A FUNDO

A nova vida dos PC à boleia da inteligência artificial

LER MAIS

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel
A FUNDO

Data center, edge e PC empresarial em destaque na mais recente edição do IT Channel

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.