Pedro Vale | Diretor Comercial da Colt em 2018-12-19

A FUNDO

Advertorial

A Transformação Digital exige alto débito, resiliência e flexibilidade

Uma das características que distingue as empresas de sucesso dos últimos anos é terem surgido na Cloud, ou terem adotado rapidamente o Cloud Computing, o que aumentou significativamente a sua capacidade de enfrentar a revolução digital

A Transformação Digital exige alto débito, resiliência e flexibilidade

De facto, de acordo com o relatório The Most Innovative Companies 2018, da Boston Consulting Group, 79% das empresas que se consideram mais inovadoras indicam ter digitalizado os processos de inovação.

Empresas ainda nos primeiros anos de vida estão a alcançar o topo do ranking de empresas mais bem- -sucedidas. Por exemplo, a aplicação Uber foi fundada em 2009 em São Francisco, Califórnia, mas hoje opera em mais de 600 cidades por todo o mundo. O Airbnb foi fundado em 2008 e está presente em 191 países e 81 mil cidades.

É inquestionável que estas empresas são bem-sucedidas porque estão a transformar de forma disruptiva modelos de negócio tradicionais. Ainda assim, têm uma vantagem direta, não dependem de redes tecnologicamente ultrapassadas como muitos dos seus concorrentes convencionais. Dependem de serviços de baixa latência, resiliência e alto débito para satisfazer os seus clientes, fornecendo em muitos casos serviços On Demand.

Empresas mais tradicionais estão a transformar-se adotando modelos economicamente viáveis baseados na Cloud e tirando partido de uma configuração software-defined. São fornecidas de uma forma virtualizada um conjunto de funções Routing, Firewall e otimização da WAN, num modelo próximo da utilização de Cloud, ou seja, Networking-as-a- -Service (NaaS). Este modelo visa substituir as arquiteturas de infraestrutura física atuais.

Muito embora as empresas estejam a despertar para os benefícios que o SDWAN - Software Defined WAN poderá trazer para o seu crescimento, mantêm-se as dificuldades na transição para este modelo, sendo fundamental assegurar conectividade resiliente e de alto débito para que esta mudança seja bem-sucedida.

A virtualização poderá viabilizar um modelo híbrido que fará a ponte entre o tradicional mundo estático do MPLS e uma rede dinâmica gerida por software.

Com esta abordagem, a virtualização das aplicações é flexível e independente da estrutura física. Desta forma, é possível aos Diretores de TI manter o nível de suporte ao negócio, utilizando a estrutura física existente, o que se traduz em redução de custos, e simultaneamente, aumentar o potencial de crescimento por via da flexibilidade do software.

Na prática, este modelo permite a empresas multinacionais a rápida expansão para novos mercados, ou explorar novas geografias e experimentar estratégias diferentes de go-to-market, com risco mínimo.

A evolução para o modelo híbrido SD WAN, permite às empresas um menor custo por bit em links públicos, principalmente para informação que não requer muita proteção, usufruindo ao mesmo tempo da segurança e fiabilidade de uma ligação dedicada.

Esta abordagem é essencial para empresas que pretendem capitalizar ao máximo o potencial da sua conectividade.

Esta tendência revela a razão pela qual a Colt tem investido significativamente na sua rede ao longo dos últimos anos. Parte da estratégia da Colt passa por possibilitar a transformação digital das empresas, fornecendo soluções de conectividade ágeis e de alto débito.

Nos últimos 12 meses a Colt expandiu o seu negócio nos EUA, ampliou a rede de fibra em Berlim e Dublin, alargou a presença em Espanha e anunciou o seu plano de expansão na Europa de Leste.

Em Portugal, a Colt investiu bastante na modernização da sua rede e a prepará-la para estes novos desafios. Nas redes metropolitanas de Lisboa e Porto, a Colt interliga cerca de 800 Edifícios empresariais e 12 Data Centers, através de mais de 800 kms de fibra ótica própria. Com o recente investimento na rede packet e ótica, a Colt passou a ter a rede mais rápida, mais flexível e com maior capacidade de Lisboa para o resto da Europa, nomeadamente para interligar os principais Data Centers e Cloud Service Providers mundiais.

É necessário que as empresas inovem e melhorem a performance dos serviços que fornecem aos seus clientes internos e externos, controlando os custos e gerindo o crescimento. Soluções como SDWAN, Serviços On Demand e Dedicated Cloud Access são opções a considerar nessa missão. O tecido empresarial português tem sabido tirar partido desta nova realidade, melhorando a performance dos seus escritórios, armazéns e fábricas com soluções de SDWAN e conetividade dedicada à Cloud.

A plataforma Colt On Demand possibilita em tempo real todo o processo de cotação, encomenda e provisionamento de serviços de alto débito entre locais como edifícios empresariais, data centres, e Cloud Service Providers. Os serviços de conectividade ethernet são provisionados através do portal do cliente, evitando o modelo tradicional e manual de entrega de serviços. Permite ainda ao cliente o controlo total do serviço, flexibilizando o aumento ou redução de largura de banda em tempo real.

É necessário que os Diretores de TI deixem de encarar a conectividade apenas como um custo, e passem considerar como uma mais-valia. A combinação de resiliência, conectividade de alto débito e acesso a Cloud Services proporciona às empresas a agilidade própria de um Líder de Mercado.

 

 

Conteúdo co-produzido por MediaNext para a Colt Portugal

Recomendado pelos leitores

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel
A FUNDO

Workplace solutions e computer vision em destaque na edição de abril do IT Channel

LER MAIS

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros
A FUNDO

Computer vision: olhos digitais ao serviço dos Parceiros

LER MAIS

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade
A FUNDO

Workplace Solutions: a oportunidade para aumentar a produtividade

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.