2018-1-03

SEGURANÇA

ATUALIZADA

Intel - A falha não é só nossa

O bug nos processadores da Intel resulta numa falha de segurança que, quando explorada, pode permitir o acesso a informação sensível. A falha já terá levado ao redesenho dos kernels do Linux e do Windows. Atualizações poderão tornar os computadores mais lentos

Intel - A falha não é só nossa

Notícia atualizada com comunicado da Intel

A falha em causa estará presente nos processadores da Intel fabricados nos últimos dez anos, segundo avançou inicialmente o site britânico The Register. Este bug no design dos CPUs da Intel deixa a memória do kernel desprotegida, uma vulnerabilidade que permite que software aceda a informação sensível, desde credenciais e passwords a ficheiros.

Na realidade, já se sabe que são duas vulnerabilidades críticas, que receberam o nome de "Meltdown" e Spectre" por parte dos investigadores que as descobriram, que permitem reoubar dados da memória de aplicações em execução, como browser, e-mails, apps de gestão de passwords, fotografias e documentos. De acordo com os investigadores, os bugs afetam processadores com mais de 20 anos, e não os dez inicialmente noticiados.

O "Meltdown" deixa que um atacante aceda ao que estiver presente na memória do kernel, como informação sensível, desde credenciais a passwords e ficheiros. Não se limita a ler a memória kernel, sendo capaz de ler por inteiro a memória física da máquina-alvo.

O "Spectre" pode levar as aplicações a partilharem os seus segredos. Estas falhas de segurança seriam apenas do conhecimento dos fabricantes de hardware e software.

Nos últimos dois meses os programadores de Linux têm estado a trabalhar no sentido de separar a memória do kernel dos processos do utilizador (Kernel Page Table Isolation), libertando diversos patches. A Microsoft já libertou o patch, fora do seu calendário de atualizações (Patch Tuesday) e a Apple terá disponibilizado o patch na atualização macOS 10.13.2.

Porém, os providers de cloud pública, e as máquinas virtuais, serão os mais afetados por este problema — durante a próxima semana o Azure estará em manutenção e a Amazon Web Services terá esta sexta-feira, dia 5, uma grande atualização de segurança.

O problema com este processo de isolamento relaciona-se com o desempenho dos sistemas. Depois do patch, diz o The Register, os computadores podem ficar entre 5 a 30% mais lentos, mas tal dependerá do processador da Intel em questão.    

Na Europa a única reação a este problema até agora conhecida é do britânico National Cyber Security Centre, que afirma que já estava a par do problema mas que ainda não detetou nenhum software malicioso que explore a vulnerabilidade dos processadores Intel, aconselhando empresas e utilizadores a instalarem os patches logo que disponibilizados pelos fabricantes dos sistemas operativos.

A AMD afirmou que os seus processadores não são afetados por este tipo de bug. Não por acaso, as ações da AMD têm vindo a valorizar ao longo de todo o dia, ao passado que as da Intel se mantinham em queda constante ( -5% à hora desta publicação). 

Mas esta declaração à imprensa britânica por parte de responsáveis da AMD é em parte refutada pela Intel.

Num comunicado ao final da tarde, a Intel veio reconhecer a falha na arquitetura dos seus processadores mas adianta duas informações que desmentem as notícias iniciais. A primeira é que esta falha não é exclusiva dos processadores Intel e pode ser encontrada noutros processadores. Numa formulação ambígua, a Intel afirma estar a trabalhar na resolução deste problema em conjunto com a AMD e a ARM Holding, o que pode ser lido como sendo um problema que se estende aos seus principais rivais.

Outro ponto que a Intel desmente é que a correção do kernel corresponda necessariamente a um abrandamento da performance dos processadores, adiantando que num workload médio o efeito é marginal. 

Por último, a Intel afirmou que a comunicação pública deste problema deveria ocorrer na próxima semana, quando a maioria dos patches estará pronta, mas que as notícias "incorretas" obrigaram à antecipação deste comunicado.

 

Recomendado pelos leitores

Experiência do utilizador é fundamental na implementação de SASE
SEGURANÇA

Experiência do utilizador é fundamental na implementação de SASE

LER MAIS

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa
SEGURANÇA

Microsoft lança ferramenta de red team para IA generativa

LER MAIS

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA
SEGURANÇA

Empresas portuguesas já utilizam soluções de cibersegurança com IA

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

IT CHANNEL Nº 105 MARÇO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.