2017-12-20

NEGÓCIOS

Lenovo e Intel estão a desenvolver supercomputador

A Lenovo e a Intel estão a trabalhar em conjunto para desenvolver o SuperMUC– NG, um supercomputador que será criado para estar preparado a responder aos crescentes desafios críticos nas áreas ambiental, astrofísica e biomédica

Lenovo e Intel estão a desenvolver supercomputador

O supercomputador da Lenovo e Intel vai ser instalado no Centro de Supercomputação de Leibniz de Munique (LRZ), um dos principais centros para profissionais na área científica e de investigação e para comunidades académicas. O centro de computação gere não só uma exponencial quantidade de informação, como também processa e analisa os dados de forma a acelerar iniciativas de investigação em todo o mundo. Recentemente, o LRZ desenvolveu a maior simulação mundial de sismos e consequentes tsunamis, como o terremoto na ilha indonésia de Sumatra. Uma investigação que permite antecipar cenários em tempo real e que podem ajudar a prevenir réplicas e outros riscos sísmicos.

Após a sua implementação no final de 2018, o supercomputador contribuirá para que o LRZ consiga desenvolver um trabalho de investigação numa variedade de áreas científicas, como a astrofísica e as ciências da vida, através do fornecimento de serviços de computing services de alto desempenho (HPC), seguros e de alta performance, utilizando a posição de liderança tecnológica da Lenovo no setor, desenvolvida para responder a uma ampla gama de aplicações de computação científica. A instalação que está a decorrer no LRZ irá também incluir a implementação do vigésimo milionésimo servidor da área de Data Center da Lenovo.

“A Lenovo está empenhada em fornecer instituições de investigação, como o LRZ, não só com uma capacidade de computação mais completa, mas também com uma solução integrada que consiga ajudar eficientemente e eficazmente, a resolver desafios críticos humanitários. Estamos bastante satisfeitos em trabalhar neste projeto, de última geração, em parceria com a Intel,” afirma Scott Tease, executive director, HPC and AI, Lenovo Data Center Group. “A instalação do novo SuperMUC-NG vai fornecer ao LRZ uma maior capacidade de computação, através de uma utilização menos intensiva dos recursos instalados, com uma drástica redução do consumo de energia, devido à sua tecnologia inovadora de arrefecimento, oferecendo aos investigadores uma solução abrangente de supercomputação mais eficiente do que nunca, e que facilita os processos de investigação”.

O SuperMUC-NG fornecerá uma capacidade de 26.7 petaflops com capacidade para quase 6.500 nodes dos servidores ThinkSystem SD650 da  Lenovo, com processadores Intel Xeon Platinum com Vetores de Extensões Avançadas da Intel (Intel AVX 512) e interligados com a arquitetura Intel Omni-Path. O novo sistema também incluirá a integração do Lenovo Intelligent Computing Orchestrator (LiCO), uma ferramenta de gestão com uma GUI que visa ajudar a acelerar o desenvolvimento de aplicativos HPC e AI, bem como componentes baseados em clouds e que permite aos investigadores do LRZ obterem ainda maior liberdade para virtualizar, gerar e partilhar um alargado conjunto de dados.

O novo supercomputador SuperMUC-NG integra também o Energy Aware Run-Time (EAR), um software que controla dinamicamente a energia da infraestrutura enquanto as aplicações ainda estão a ser executadas. Permite uma redução significativa de 45% no consumo de eletricidade, comparativamente com um sistema de refrigeração standard.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.