2016-10-19

NEGÓCIOS

Gartner: o que podem as empresas de IT esperar de 2017 em diante?

A Gartner deu a conhecer previsões estratégicas para organizações de IT e utilizadores, que deverão começar a fazer sentir-se a partir do próximo ano

Gartner: o que podem as empresas de IT esperar de 2017 em diante?

As principais previsões da Gartner estão suportadas por três eixos relacionados com a inovação digital contínua: experiência e engagement, business innovation e os efeitos secundários que resultarão de maiores capacidades digitais.

O ano passado referimos que as alterações digitais viriam rapidamente. Este ano a aceleração continua e poderá causar efeitos secundários que terão um impacto em grande escala nas pessoas e na tecnologia”, afirma Daryl Plummer, managing vice president, chief of research e Gartner Fellow.

 

2019: queda da popularidade das apps e mais investimento em inovação

Muitas marcas verificaram que o nível de adoção, engagement e retorno do investimento trazido pelas aplicações móveis está bastante aquém das expetativas aquando do investimento. Estão a surgir novas abordagens, que primam pela facilidade de instalação e que oferecem níveis de engagement similares às aplicações no que diz respeito ao investimento, suporte e custos a nível de marketing. A analista estima que as empresas optarão por reduzir as suas perdas ao deixarem que as apps expirem.

Ao mesmo tempo, este será o ano em que as empresas irão tomar consciência dos custos de implementação da inovação. Segundo a Gartner, por cada dólar que as empresas investirem em inovação, gastarão sete na implementação de uma solução.

 

2020: Realidade aumentada e IoT estarão por toda a parte

A experiência do consumidor está a mudar significativamente, o que já não é uma novidade. Contudo, a Gartner estima que em 2020 a popularidade da realidade aumentada (AR= augmented reality) e das suas aplicações a tornem parte do dia-a-dia. A analista indica que o setor do retalho deverá beneficiar da AR, uma vez que a barreira entre o mundo físico e o digital está cada vez mais difusa e os clientes podem visitar uma loja sem sair de casa. A evolução das aplicações de AR apontam cada vez mais para uma experiência de consumo em loja baseada na realidade aumentada e que poderá vir a ampliar o engagement do cliente e mudar radicalmente os seus hábitos de consumo.

 

2020: 30% do web browsing será feito sem um ecrã

Novas tecnologias audio-centric, tais como o Google Home e o Echo, da Amazon, estão estão a tornar omnipresente o acesso à informação baseada no diálogo e a impulsionar novas plataformas baseadas em interações “voice-first”. Deste modo, ao possibilitar-se a pesquisa sem necessidade de tocar ou ver, as interações vocais permitem "navegar na web" durante os mais diversos contextos/atividades, tais como cozinhar, fazer exercício físico, caminhar, etc. 

 

Até 2020: IoT irá aumentar a procura por armazenamento em data centers em menos de 3%

A Internet of Things tem um potencial tremendo do ponto de vista da geração de dados a partir dos 21 mil mihões de endpoints que deverão estar a ser usado em 2020.

Os sensores de IoT ocuparão apenas 0.4% do armazenamento dos 900 exabytes de armazenamento disponível por esta altura (em HDD e SSD). O armazenamento dos sensores multimédia consumirão mais 2%. Isto indica, segundo a Gartner, que a IoT tem a potencialidade de entregar valor aos negócios, permanecendo, ao mesmo tempo, gerível do ponto de vista da infraestrutura de armazenamento.
 

2021: 20% das nossas atividades online envolverão pelo menos um gigante do digital

Ou seja: Google, Apple, Facebook, Amazon, Alibaba, Baidu (motor de pesquisa online utilizado na China e o segundo maior do mundo) e Tencent (o maior portal de serviços de Internet da China). À medida que o mundo se digitaliza nas mais diversas áreas, muitas das atividades em que nos envolvemos estarão, de algum modo, conetadas.  Aplicações móveis, pagamentos, agentes inteligentes (Siri) e ecossistemas digitais vão incluir cada um destes gigantes tecnológicos em grande parte das nossas atividades diárias.

 

2022: IoT permitirá poupar (a empresas e particulares) mais de 1 bilião de dólares (USD 1 trillion) com custos de manutenção, serviços e consumíveis

Uma das maiores promessas da IoT é a redução dos custos de manutenção e consumíveis. Aqui, o desafio está em fornecedor uma implementação segura e robusta que ofereça poupança de custos durante uma a duas décadas, sem conduzir a outros custos que absorvam a poupança entretanto alcançada. Isto pode ser obtido através de um sistema de monitorização económico baseado em sensores que reportam dados a servidores de analítica.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.