2016-10-25

NEGÓCIOS

Decunify escolhida pela APDL para sistema de integração de dispositivos móveis na rede de dados

A APDL (Porto de Leixões) selecionou a Decunify para a implementação de um sistema que permite a integração de dispositivos móveis na rede local

Decunify escolhida pela APDL para sistema de integração de dispositivos móveis na rede de dados

A implementação deste sistema é realizada através de uma solução suportada em duas ferramentas da Cisco – Cisco Identity Services Engine e Cisco Prime. 

“A nossa missão é fornecer soluções com valor acrescentado para o negócio, baseadas num entendimento sólido do que são os fatores críticos de sucesso”, comenta Filipe Martins, responsável da Divisão de Sistemas e Tecnologias da Direção de Sistemas de Informação da APDL. “Os nossos esforços estão concentrados em usar tecnologias eficazes para introduzir inovação, transformação e melhoria dos processos de negócio. A APDL evolui constantemente e precisa que as soluções TI suportem esse desenvolvimento”.

O objetivo da APDL foi instalar um sistema que permitisse a integração de dispositivos móveis na rede local, procurando oferecer mais serviços e aumentar a produtividade dos seus colaboradores, de forma segura e eficaz. A plataforma escolhida para esta tarefa cobre os acessos por cabo e via Wi-Fi, permitindo que se estabeleçam políticas de segurança e que sejam automatizados os processos de integração dos dispositivos na rede de comunicação.

O BYOD traz consigo diversos desafios, diretamente relacionados com a multiplicidade de dispositivos que entram diariamente na APDL, muitas vezes trazidos pelos próprios utilizadores. A conetividade destes dispositivos poderá aportar benefícios aos utilizadores, uma maior mobilidade e eficiência, mas também uma grande vantagem competitiva à APDL. No entanto, a gestão dos acessos, das ligações, da segurança dos utilizadores é cada vez mais complexa, sendo necessário ter uma ferramenta que permita a gestão dos acessos e dos dispositivos, de forma segura e eficaz.

“Só poderemos considerar garantir o acesso de tantos e tão distintos dispositivos, quando existe uma forma de oferecer aos utilizadores uma experiência de qualidade, a qualquer momento e em qualquer local”, afirma Filipe Martins da APDL.  “Havia, pois, que encontrar um mecanismo que fizesse a gestão da rede e dos acessos, permitindo estabelecer políticas de segurança e de permissões de forma unificada e centralizada e que automatizasse os processos de integração dos dispositivos na rede de comunicações". 

A Solução

As duas plataformas Cisco selecionadas são complementares, sendo o ISE – Identity Services Engine – uma ferramenta de gestão e controlo de acesso unificado a redes de dados, e o Cisco Prime, uma ferramenta de gestão, controlo, monitorização e visibilidade para redes.  Cabe ao ISE fazer a gestão das autorizações e a aplicação das políticas de controlo de acessos à rede e aos serviços que esta disponibiliza. Quando o ISE fornece acesso “guest”, o processo de registo está totalmente alinhado com as políticas de segurança da APDL: pode criar contas para os visitantes, com limites temporais, que são automaticamente eliminadas quando expiram.

A possibilidade de aceitar e fornecer ligações aos dispositivos pessoais dos colaboradores da APDL, assegurando que isso não irá comprometer o desempenho dos sistemas que suportam o negócio, permite manter uma atenção à cada vez maior tendência do BOYD – Bring Your Own device e fornecer maior mobilidade e produtividade aos colaboradores. 

A plataforma de gestão facilitou a perceção de que dispositivos, que padrões de utilização e que medidas devem ser aplicadas a cada momento. Um dos fatores mais importantes é a possibilidade de existir uma única política de gestão e controlo dos acessos, o que automatiza as tarefas e oferece uma total visibilidade sobre o que acontece na rede. Reduz-se assim o tempo necessário para a gestão individual dos acessos e dos dispositivos, bem como a possibilidade de falha humana.  

Segundo Bruno Santos, diretor comercial da Decunify, “é o nosso profundo conhecimento da realidade de cada cliente que nos permite conceber este tipo de soluções avançadas, que são desenvolvidas e adaptadas às especificidades de cada negócio.”   

“A aposta da Cisco é o acesso unificado, em que se propaga por toda a rede uma política única de segurança, se tem um único ponto de gestão e controlo, e se considera toda a rede (cableada ou wireless) como uma só. Isto permite uma automatização e uma experiência sem precedentes", comenta Miguel Figueiredo, Territory Business Manager da Cisco Systems.

Benefícios 

As plataformas da Cisco permitem um acesso à rede corporativa de dispositivos de diversos tipos. Estas soluções permitem também uma maior mobilidade e conectividade dos colaboradores. Existe ainda uma política única que procura maximizar a segurança e a eficácia e a visibilidade e controlo de toda a rede e dos seus dispositivos.

Resultados

Com esta solução, tanto a APDL, como os seus colaboradores poderão beneficiar de uma infraestrutura que acolhe todos os dispositivos e que fornece acesso seguro à rede e aos seus serviços.

O controlo é feito com base no tipo de dispositivo, da sua localização e das permissões que cada utilizador possui. Estes parâmetros visam assegurar a segregação dos recursos e dos tipos de utilizadores, por forma a garantir o máximo de segurança.  

“A nossa opção por uma autenticação através de um servidor RADIUS e da Active Directory é um excelente mecanismo de contextualização dos utilizadores e dos recursos a que necessitam de aceder, tornando a rede mais segura e mais dinâmica e acelerando a resposta da Direção de Sistemas de Informação (DSI)”, conclui Segundo Filipe Martins.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.