2017-6-01

NEGÓCIOS

Parceiro do Mês

“Com a transformação digital surgem oportunidades de negócio"

Especializada na implementação de soluções avançadas para data center, a CESCE SI acompanha de perto os desafios e oportunidades do mercado português e aposta em conhecer as necessidades das empresas para operar a transformação e evolução dos seus negócios

“Com a transformação digital surgem oportunidades de negócio"

A CESCE SI, com mais de 25 anos de experiência no mercado de IT, dedica-se à implementação de soluções avançadas para data centers, em três divisões de negócio: infraestruturas, serviços de gestão (managed services e out-tasking especializado) e consultoria tecnológica.

No seu portfólio constam soluções e serviços divididos por duas áreas, Armazenamento/Proteção de Informação e Segurança da Informação. Em 2016, a empresa procedeu à reorganização das suas áreas comerciais, tendo agora uma direção comercial na região norte e outra na região sul, cada uma com um diretor comercial.

No ano passado a CESCE SI também introduziu novas soluções e fechou novas parcerias, sendo agora um Parceiro de aproximadamente 20 fabricantes.

“Ao nível dos recursos humanos, continuámos a reforçar as equipas comercias e técnicas, principalmente no que respeita à contratação de consultores técnicos”, indica o diretor-geral, Paulo Pinto. Atualmente, a equipa é composta por 55 pessoas. Do ponto de vista do negócio e da sua rentabilidade, 2016 foi “um ano positivo”, segundo o gestor, “apesar de um crescimento negativo de 2%, face ao volume de negócio registado em 2015”.

Empresas precisam de ajuda para lidar com a informação

Este ano a CESCE SI espera crescer 15% na área de Segurança da Informação e 5% em Armazenamento/ Proteção de Informação. “Mantemos a nossa aposta forte em ambas, para projetos de infraestruturas e respetivos serviços de implementação, consultoria especializada e ainda de managed services”, refere Paulo Pinto, que aponta a segurança de informação como a área que “de momento apresenta maior crescimento”.

O diretor-geral realça que “com a nova vaga de transformação digital surgem oportunidades de negócio para a introdução de soluções de desmaterialização de processos, onde os suportes lógicos de dados substituem os suportes físicos (papel), e para o desenvolvimento de serviços de certificação digital para a utilização eletrónica segura de documentos, fatura eletrónica e autenticação de utilizadores de sistemas de informação”. O crescimento dos dados também aporta novas necessidades às empresas, nomeadamente de arquivo e indexação de informação, sublinha, “por forma a dar resposta aos sistemas de informação de suporte ao negócio e ao ciclo de vida dos documentos". Estas soluções irão proporcionar "uma redução dos dados a incluir nos procedimentos de backup, melhorando o desempenho deste processo crítico”.
 

RGPD é janela de oportunidade

A médio prazo, o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, que terá de ser obrigatoriamente implementado pelas empresas a partir de maio do próximo ano, traz no horizonte “alterações significativas às regras atuais de Proteção de Dados”, impondo-lhes novas obrigações.  Como alerta Paulo Pinto, “o incumprimento é potencialmente punido por elevadas coimas”.
 

Para a CESCE SI, este é o momento de ajudar as empresas na adequação dos seus sistemas e processos de negócio. “Para o fazermos, desenvolvemos uma oferta de serviços de consultoria particularmente adaptados a esta problemática, e que permitem que as organizações identifiquem os riscos decorrentes da 'incorreta' retenção de dados privados nos seus sistemas de informação e processos de negócio, com as consequentes recomendações para a mitigação dos riscos identificados”.

Abordagem consultiva

Para prestar um serviço de qualidade, a CESCE SI envolve-se desde início no processo de levantamento das necessidades do cliente, ao qual aplica uma aproximação o mais consultiva possível.

“Durante esta fase do processo, tentamos compreender e detalhar a situação de partida, com a identificação das dificuldades ou limitações da solução atual do cliente. Também solicitamos a indicação dos objetivos a atingir e os requisitos a cumprir. Esta avaliação irá permitir a formulação das diversas opções, que serão objeto de validação final por parte do nosso cliente/prospect”. Sobre o que preocupa as empresas de momento, Paulo Pinto esclarece que, na maioria dos casos, assiste-se a uma procura pela adequação dos sistemas e infraestruturas de TI, “de forma a responder aos objetivos de negócio e desempenho funcional".

Assiste-se, paralelamente, "à tentativa de redução dos custos de exploração através de soluções com um menor TCO”.

Desafios do mercado

O período de contração da economia, que se verificou nos últimos anos e que resultou numa diminuição dos orçamentos de IT, estimulou a empresa a encontrar novas fórmulas e soluções, para que fosse possível “manter uma proposta de valor equilibrada e igualmente competitiva”.

A CESCE SI identificou na crise algumas oportunidades, nomeadamente para a utilização de novas modalidades de licenciamento de software, “como as subscrições por período limitado, em alternativa ao licenciamento perpétuo”, explica Paulo Pinto.

“De momento, creio que existem vários desafios para o mercado das TI", indica. "Incrementar a produtividade e rentabilidade, a velocidade das alterações tecnológicas e adequação dos níveis de formação para as estruturas de RH, retenção de talentos e diversas alterações legislativas e regulatórias”.

Recomendado pelos leitores

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante
NEGÓCIOS

Líder mundial de Canal da Palo Alto Networks deixa fabricante

LER MAIS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa
NEGÓCIOS

Colaboração com Parceiros tecnológicos facilita adoção de IA generativa

LER MAIS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP
NEGÓCIOS

Cegid Academy com mais de 13 mil formandos em Portugal e PALOP

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.