2017-2-07

HARDWARE

IoT: 8,4 mil milhões de dispositivos conetados em 2017

Ainda este ano é esperado que haja mais 31% de dispositivos conectados a nível mundial, totalizando 8,4 mil milhões. Este número crescerá, e daqui a três anos prevê-se que existam 20,4 mil milhões de coisas conetadas. Gastos com IoT são superiores no mercado empresarial

IoT: 8,4 mil milhões de dispositivos conetados em 2017

Segundo as previsões da Gartner, a Europa Ocidental, China e América do Norte serão as regiões que mais impulsionarão a utilização de dispositivos conetados, representando 67% da base instalada total de IoT em 2017.

O segmento onde a utilização de dispositivos conetados é mais expressiva é no  consumo. Os utilizadores serão responsáveis pela utilização de 5,2 mil milhões de unidades em 2017, uma fatia de 63% no volume total de aplicações em utilização. Paralelamente, o mercado empresarial planeia implementar 3,1 mil milhões de coisas conectadas durante este ano.

“À margem dos sistemas automotivo, as aplicações que serão mais utilizadas pelos consumidores serão as smart TVs e os descodificadores digitais, enquanto os medidores elétricos e as câmaras de segurança comerciais estarão mais voltadas para uso empresarial”, refere Peter Middleton, research director, Gartner.

Além dos medidores inteligentes, as aplicações desenvolvidas para verticais específicos impulsionarão também a adoção de dispositivos conetados nas organizações ainda durante este ano, com cerca de 1,6 mil milhões de unidades implementadas. Contudo, de 2020 em diante, dispositivos transversais a vários setores, tais como aqueles que poderesmoe encontrar em edifícios inteligentes (luzes LED, sistemas de segurança inteligentes), deverão liderar à medida que a conetividade dê passos cada vez maiores em relação à adoção pelas organizações, e ofereça custos inferiores. Em 2020, a Gartner espera que os dispositivos transversais aos setores atinjam os 4,4 mil milhões de unidades, enquanto os específicos para determinados verticais ficarão nos 3,2 mil milhões de dispositivos.

Enquanto se espera que os consumidores comprem mais dispositivos, estima-se que no mercado empresarial os gastos sejam mais altos. inda em 2017, a nível de gastos com hardware, a analista prevê que a utilização de coisas conectadas ns organizações atinja os 964 mil milhões de dólares. As aplicações de consumo deverão totalizar os 725 mil milhões de dólares. Em 2020, os gastos com hardware de ambos estes segmentos deverá chegar quase aos 3 biliões de dólares.

“Os serviços de IoT são fundamentais para o crescimento dos dispositivos de IoT”, revela Denise Rueb, research director, Gartner. Efetivamente, os gastos totais com a Internet of Things (tanto a nível profissional como de consumo) terão a capacidade de alcançar os 273 mil milhões de dólares durante este ano.

“Os serviços são dominados pela tecnologia de IoT operacional profissional, uma categoria onde os providers dão assistência às empresas no desenho, implementação e a operarem os sistemas de IoT”, acrescenta Denise Rueb. “Porém, os serviços de conectividade e os serviços de consumo crescerão a um ritmo elevado. Os serviços de consumo de IoT são mais recentes e estão a crescer a partir de uma base de menor dimensão. De forma semelhante, os serviços de conetividade estão a crescer de forma robusta à medida que os seus custos diminuem e que aparecem novas aplicações”.

Recomendado pelos leitores

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração
HARDWARE

Cisco anuncia novos dispositivos de colaboração

LER MAIS

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1
HARDWARE

Philips Monitors lança novos modelos da linha E1

LER MAIS

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes
HARDWARE

Lenovo lança novas soluções para salas de reunião inteligentes

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.