2017-1-05

HARDWARE

CES 2017: Lenovo revela smart glasses que combinam AR e AI

A Lenovo revelou em Las Vegas os New Glass C200, que devem chegar ao mercado apenas em junho, e que se dirigem aos mercado empresarial. Combinam realidade aumentada com inteligência artificial, recorrendo aos smartphones dos utilizadores

Com este novo wearable, a Lenovo entra oficialmente no mercado dos dispositivos de AR. Os New Glass C200 são smart glasses de realidade aumentada (augmented reality, AR) monoculares que têm a particularidade de recorrer também ao smartphone. A unidade ocular tem uma câmara e corre sobre Linux, tendo a função de melhorar a perceção de “mixed reality” do utilizador, ou seja, permite visualizar em simultâneo o mundo digital da realidade aumentada e o mundo real.

Os óculos também incluem uma estrutura de suporte para o smartphone, que se coneta aos New Glass C200 através de uma aplicação. Segundo a Lenovo, isto permite que o dispositivo tenham um maior desempenho computacional e a vantagem da conetividade LTE.  

O óculos incluem ainda software de inteligência artificial, o Lenovo LBD Martin, para identificar imagens e classificá-las em tempo real. Este software recolhe e analisa dados oriundos da câmara do dispositivo, dos sensores e do histórico do utilizador, combinando essa informação com os comandos de voz e gestos. Deste modo, opera como uma assistente pessoal que disponibiliza informação e ferramentas relevantes para uma determinada tarefa. 

A Lenovo também anunciou uma plataforma de software (Lenovo NBD Titan) que permite a cada utilizador criar e editar conteúdo de AR, mesmo developers menos experientes.

Os New Glass C200 competem, sobretudo, com os Moverio, da Epson, podendo afirmar-se como uma alterativa mais económica (apesar da Lenovo ainda não ter revelado o seu preço), dado que funcionam com recurso a um smartphone.

Recomendado pelos leitores

A era dos processadores de IA
HARDWARE

A era dos processadores de IA

LER MAIS

Eaton otimiza gama de UPSs 93PS para baixas potências
HARDWARE

Eaton otimiza gama de UPSs 93PS para baixas potências

LER MAIS

Intel termina suporte a BIOS legacy em 2020
HARDWARE

Intel termina suporte a BIOS legacy em 2020

LER MAIS

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES