2016-9-22

CLOUD

Sete em cada dez organizações já utilizam cloud

Só 31% alcançaram um certo nível de maturidade e apenas três em cada 10 contam com uma estratégia de cloud otimizada, segundo um novo relatório da IDC.

Sete em cada dez organizações já utilizam cloud

Embora quase sete em cada dez organizações (68%) já utilizem algum tipo de cloud, apenas 31% alcançaram um certo nível de maturidade (com estratégias de cloud replicáveis, otimizadas ou geridas) para maximizar o seu valor, ao passo que só três em cada 10 contam com uma estratégia otimizada para obter mais benefícios empresariais. Esta é a principal conclusão do estudo global “Cloud Going Mainstream: All Are Trying, Some Are Benefiting; Few Are Maximing Value”, levado a cabo pela IDC e patrocinado pela Cisco. O documento revela ainda a preponderância dos ambientes cloud híbridos, a relação entre a maturidade e os resultados de negócio e a utilização de aplicações IoT e de cibersegurança na cloud.   

A adoção da Cloud aumentou 61% relativamente ao ano passado (quando a IDC apresentou a primeira edição deste relatório) e embora a maioria das organizações continue a tentar melhorar as suas estratégias cloud, ainda não existe uma margem de melhoria.

O estudo indica que a cloud híbrida é amplamente utilizada e que os gastos com cloud privada continua a aumentar. Embora a adoção se divida de forma relativamente uniforme entre Cloud pública e privada (52% e 54% respetivamente), cerca de 73% das organizações apostam numa estratégia híbrida. As organizações também esperam vir a registar ou aumentar os gastos na Cloud privada on-premises na ordem dos 40% nos próximos dois anos.

Apesar da adoção da cloud continuar a crescer, poucas organizações implementaram estratégias maduras/avançadas. A IDC identifica cinco níveis de maturidade: ad hoc, oportunistas, replicáveis, geridas e otimizadas. Cerca de 68% das empresas consultadas utilizam algum tipo de aplicação na cloud (aumento de 61% face a 2015), mas apenas 31% tem estratégias de adoção maduras ou avançadas (replicáveis, geridas ou otimizadas) face a estratégias ad hoc e oportunistas. Por fim, 22% precisam ainda de estratégia.

Verificou-se ainda que quanto maior o nível de maturidade da Cloud, melhores os resultados empresariais, incluindo um maior crescimento das receitas e assim uma atribuição mais estratégica dos orçamentos de TI bem como as vantagens táticas – entre as quais custos de TI mais reduzidos, menor tempo de fornecimento para serviços de TI e uma maior capacidade para cumprir os Service Level Agreements (SLAs).

Por outro lado, a cloud facilita a adoção da IoT e da cibersegurança. Três em cada dez organizações (29%) que adotaram a cloud utilizam aplicações de IoT baseadas na Cloud, número que aumenta para 62% no caso das organizações com estratégia mais avançada. As organizações com estratégias otimizadas também são muito mais propensas a utilizar a cloud privada ou híbrida para IoT. A cibersegurança é outra das funcionalidades amplamente utilizadas, especialmente em organizações com uma estratégia de Cloud consolidada.

 

Recomendado pelos leitores

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas
CLOUD

Gastos em infraestrutura de cloud partilhada lideram investimentos em infraestruturas

LER MAIS

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança
CLOUD

Google Cloud anuncia novas ofertas de segurança

LER MAIS

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS
CLOUD

Atos aumenta competências de funcionários e alcança quase três mil certificações da AWS

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.