2017-7-27

CLOUD

Gartner: Transformação digital e IoT vão impulsionar investimentos em gestão de operações de IT

Segundo a Gartner, o investimento em ferramentas de gestão de operações de IT será impulsionado pela digitalização dos negócios e pela Internet of Things, até 2020. As empresas que optam pelo modelo open source fazem-no por um menor TCO

A Gartner acredita que muitas empresas vão voltar-se para o ITOM (IT operations management) ou para o ITOM as-a-service, possibilitado por tecnologias open-source e com recurso a terceiros. Com o software open source, os vendors poderão entregar funcionalidades ITOM de forma escalada via cloud.

Apesar da aceitação por ITOM com recurso a software open source estar a aumentar, o software de gestão de operações de IT mais tradicional, closed source, ainda é o destinatário da maioria dos orçamentos”, realça Laurie Wurster, research director na Gartner.

Até 2020, os managed services e a cloud pública deverão ser mais solicitados no que diz respeito a ferramentas ITOM, que vão conduzir a um aumento de modelos de subscrição, tanto para ITOM cloud como para ITOM on-premises.

No entanto, as implementações on-premises continuarão a ser o método mais comum, segundo a Gartner.

“A procura por parte do cliente tem levado a que os vendedores de software tradicional tenham de transforma-se e adaptar-se à mudança tecnológica. A pressão competitiva da cloud (oferta SaaS) e de software open source comercial (com uma licença gratuita e suporte pago) estão a levar os providers de ITOM a evoluir a sua oferta em direção a modelos de subscrição tanto para implementações cloud como para on-premises”, indica Matthew Cheung, research director na Gartner.

 

 

Recomendado pelos leitores

Microsoft e SAP juntam forças na cloud
CLOUD

Microsoft e SAP juntam forças na cloud

LER MAIS

Oracle Partner Network premeia soluções Glintt
CLOUD

Oracle Partner Network premeia soluções Glintt

LER MAIS

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

IT CHANNEL Nº43 Dezembro de 2017

VER EDIÇÕES ANTERIORES