2015-6-17

SERVIÇOS

Xerox apresenta sistema de pagamento de serviços de transportes públicos através de smartphone

São dois os desafios que os operadores de transportes enfrentam atualmente: 1) atrair mais clientes; 2) tornar o pagamento sem bilhetes uma realidade; No Congresso Mundial e Feira da UITP 2015, em Milão, a Xerox apresentou uma solução, intitulada Xerox SeamlessTM, que consiste num novo modelo para pagamentos móveis nos transportes públicos.

Xerox apresenta sistema de pagamento de serviços de transportes públicos através de smartphone

A novidade foi apresentada na Feira UITP 2015, em Milão, onde a Xerox marca presença e pretende revolucionar o modo como os passageiros circulam nas diferentes redes de transportes

Com base na tecnologia patenteada da Xerox, a Xerox Seamless pode ser usada em comboios, autocarros, elétricos, estacionamentos e sistemas de partilha de viaturas (car sharing).

Duas das principais vantagens são:

- Ser uma solução universal.
Foi desenvolvida independentemente dos cartões SIM dos telemóveis e é compatível com todos os operadores de telecomunicações móveis. Pode ainda ser instalada, de forma fácil e rápida, pelos operadores de transportes e clientes, ao mesmo tempo que disponibiliza as mesmas garantias de segurança que a bilhética sem contacto convencional.

- Ser uma solução intuitiva.
Para as pessoas que usam um serviço de transporte com o qual possam não estar familiarizados, por exemplo, os turistas, podem facilmente ter acesso a serviços e informações, que de outra forma seria mais complexo e moroso.

Modo de funcionamento
Os operadores só têm que instalar as tags de comunicação (Near Field Communication - NFC) nos locais das suas redes de transporte.
Estas tags são disponibilizadas pela Xerox e são tecnicamente mais simples que a maior parte dos normais validadores de bilhetes.
Usam um método desenvolvido e patenteado pelas equipas de investigação e desenvolvimento da Xerox em Grenoble e Valence, em França, para assegurar que as transações são encriptadas e que podem ser transmitidas mesmo a partir de locais sem conectividade à rede.

“Os validadores tradicionais requerem uma ligação elétrica e outra à Internet, tornando muitas vezes complexo e dispendioso aos operadores instalar,” refere Jo van Onsem, presidente da área do setor público internacional da Xerox. “Com a solução Seamless da Xerox, as tags podem ser facilmente instaladas sem qualquer um destes pontos.”

A solução Xerox SeamlessTM inclui uma aplicação para smartphone que torna fácil aos utilizadores de transportes públicos gerir as suas viagens. Os utilizadores podem simplesmente descarregar a aplicação Seamless e registarem-se. A faturação será processada automaticamente, com base nas viagens realizadas nos vários transportes.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.