2017-1-23

SERVIÇOS

Unicâmbio reduz custos e aumenta capacidade de resposta com Sage X3

A Unicâmbio, a mais antiga agência de câmbios existente em Portugal e líder de mercado no setor das transferências de dinheiro e de câmbios, conquistou maior flexibilidade e a capacidade de desenvolver novos negócios com a adoção do Sage X3

Unicâmbio reduz custos e aumenta capacidade de resposta com Sage X3

Presente em Portugal há mais de 20 anos, a Unicâmbio trabalha na área de negócio do câmbio de moeda e para a transferência de dinheiro trabalha com a Western Union há mais de 10 anos. A Unicâmbio conta atualmente com uma rede de 62 balcões distribuídos de norte a sul de Portugal e na região da Madeira.

 

O Desafio

A atravessar um processo de reestruturação, a Unicâmbio deparava-se com um programa “obsoleto e que não permitia mais expansão da infraestrutura”, refere Fernando Fernandes, diretor da Unicâmbio. O programa usado anteriormente pela Unicâmbio não tinha ambiente gráfico, apresentava limitações ao nível da legislação e não centralizava a informação. “Assim, procedemos a uma pesquisa de mercado e encontramos o Sage X3 Money”, indica. “O facto do grupo Sage apostar na plataforma X3 deu-nos confiança e segurança para adquirirmos e investirmos numa solução de futuro”.

 

A Solução

O Sage X3 Money foi desenvolvido pela F5IT para o Sage X3, tendo em conta a especificidade do negócio da Unicâmbio: compra e venda de divisa, além de transferências e pagamentos de dinheiro. Fábio Mestre, consultor F5IT/Sage X3, explica que é uma solução integrada que permite às empresas usufruírem de um produto completo, o que se traduz em diversas vantagens nomeadamente ao nível do controlo do cadastro de clientes, transferências, contas, e tudo o que é exigido pelos bancos nacionais dos países. “A F5IT desenvolveu um vertical X3 Money, que responde aos requisitos de negócio das empresas deste setor de atvidiade”, frisa. “É um vertical que reúne grande parte de processos e necessidade das empresas desta área. Para além disso, tem um conjunto de informação de reporting, exigida pelas autoridades que regulam estas empresas, por exemplo os bancos nacionais”. O Sage X3 é uma solução de gestão completa e integrada (full-service), concebida para as médias e grandes empresas, para responder aos processos de gestão mais elaborados, mantendo a melhor relação custo/benefício, com uma implementação facilitada e utilização simples. Pode ser implementado em todo o tipo de empresas. Fábio Mestre destaca os desafios desta intervenção: “São projetos que exigem o envolvimento de toda a organização, o que por vezes pode ser complicado de gerir, ao nível dos tempos e das expetativas. Em relação à Unicâmbio, contámos com a equipa de IT interna que foi de uma disponibilidade total e que, aliado à proatividade das equipas e dos colaboradores, reduziram largamente os tempos de implementação”.

 

O Resultado

Para a Unicâmbio as mais-valias decorrentes do Sage X3 são maior flexibilidade, ambiente visual apelativo, centralização de base de dados, solução global integrada e solução customizada. Na prática, o Sage X3 veio trazer à empresa uma maior eficiência, redução de custos e maior capacidade de resposta, o que se reflete num melhor e mais rápido serviço prestado ao cliente. “Mudou quase tudo”, conta Fernando Fernandes, da Unicâmbio. “O X3Money é uma aplicação diferente e mais robusta. Houve algum período de adaptação – passámos de um ambiente não gráfico para um ambiente gráfico – mas de um modo geral a mudança foi rápida e muito positiva. Para além da melhoria de muitos constrangimentos internos de processos que eram exigidos pela limitação do outro software, que no X3Money foram simplificados ou eliminados, notámos que a eficiência e facilidade de deployment da solução em novas lojas se fazia de uma forma rápida, o que nos permitiu ampliar a rede de lojas”. Isto porque, como esclarece Fábio Mestre, da F5IT, a solução permitiu à Unicâmbio ampliar mais rapidamente a sua rede, não só em Portugal como lá fora. “O Sage X3 Money é uma solução multi-língua, multi-empresa e multi-legislação, estando representada em vários países onde a Sage está presente”. Assim,a solução veio oferecer uma plataforma comum que fornece um conjunto de soluções muito ajustada àquilo que é a realidade da Unicâmbio. “É, fundamentalmente, uma plataforma muito flexível que veio permitir não só desenvolvermos novos negócios, como estarmos aptos a dar resposta àquilo que são as necessidades do mercado”.

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

IT CHANNEL Nº 106 ABRIL 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.